Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA CONCEDE PRIMEIRA ENTREVISTA COLETIVA APÓS REASSUMIR CARGO
13:13 Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011

Na ocasião o prefeito falou sobre as prioridades da gestão e os desafios a serem enfrentados

Por Kellen Lima

No retorno as suas atividades, após período de 101 dias de afastamento do comando da Prefeitura do Recife por motivos de saúde, o prefeito João da Costa concedeu entrevista coletiva, na sala de reuniões do seu gabinete - no 9° andar do edifício-sede da PCR -, bairro do Recife. Durante pouco mais de uma hora, ele respondeu às perguntas da imprensa, falou sobre as prioridades da gestão, e dos desafios a serem enfrentados. O encontro aconteceu após o Ato de Transmissão de Cargo, realizado no 15º andar do prédio da administração municipal.

O prefeito reafirmou seu compromisso com a população e disse acreditar numa sociedade mais justa. “Este momento é de dedicação às prioridades estratégicas, que representam nosso compromisso com as pessoas e com a Cidade. Estamos focados no trabalho, nos desafios que se seguem”. Presentes também o vice-prefeito Milton Coelho, que ocupou o cargo durante o período de afastamento de João da Costa, o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, integrantes do secretariado municipal e outras autoridades.

Dentre as obras que citou, o prefeito destacou a construção de 40 Centros de Educação Infantil, que seguem um padrão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com estrutura de funcionamento de horário integral e contando com equipe multidisciplinar. “A partir dos Centros poderemos participar e acompanhar um período importante da formação da criança e do seu aprendizado, sem falar nas possibilidades que são oferecidas às mães, muitas vezes chefes de família, que poderão retornar aos estudos ou dedicar mais tempo ao trabalho fora de casa”, afirmou.

Preocupado com a qualificação técnica de jovens, dada a proximidade da Copa do Mundo de Futebol de 2014, João da Costa revelou que pretende firmar parcerias com o Governo do Estado para que Recife prepare a população e seja destino atrativo ao retorno com fins turísticos. “A educação infantil, e também de jovens e adultos, já é administrada pelo Município, mas queremos participar, de alguma forma, da criação das escolas técnicas, que possibilitarão que nossa juventude seja capacitada e qualificada”.

Obras e mobilidade – Os planos de obras estruturadoras também estiveram em pauta. Satisfeito com os resultados já obtidos com as primeiras ações de ordenamento do comércio, seguindo o projeto “Recife! Nosso Centro”, o prefeito afirmou que a “região central da capital pernambucana não é um problema, mas uma solução”, já que pôde verificar, inclusive, a valorização imobiliária da localidade, a exemplo da Rua da Aurora. “Como a cidade de São Paulo, precisamos dar valor à mobilidade e incentivar a reabilitação das áreas centrais”, afirmou.

Sobre a Via Mangue, que permitirá o acesso rápido à Zona Sul do Recife - considerada pelo prefeito uma das maiores e mais complexas obras do País -, ele afirmou que permanece integrando o hall de prioridades da gestão, devendo ser concluída entre abril e setembro de 2013. Ainda fazendo alusão à Copa de 2014, Costa afiançou trabalho em conjunto com o Estado, no tangente à criação dos corredores de transporte coletivo, que contemplarão a Cidade. “São obras prioritárias, previstas pelo PAC da Copa, que vão melhorar a gestão cotidiana do trânsito e o desempenho da CTTU”, apontou.

De perto – O prefeito enfatizou a necessidade de acompanhar de perto as obras que beneficiam a população. “É bom acompanhar, conversar, seja com os empresários ou com o povo. É importante ouvir todos e fazer com que todos se sintam contemplados. Temos 130 obras do Orçamento Participativo espalhadas pelos bairros da periferia da Cidade, todas beneficiando diretamente as comunidades onde estão inseridas. Temos, portanto, muito trabalho pela frente”, finalizou.

Terminada a coletiva, João da Costa seguiu para a vistoria das obras de conclusão do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, em sua primeira agenda externa oficial.

Matérias Relacionadas
- João da Costa reassume o comando da Prefeitura do Recife
- Programa Viver o Bairro é opção de lazer para turistas e moradores do Recife
- João da Costa volta ao comando da Prefeitura do Recife
- João da Costa volta ao comando da Prefeitura do Recife
- Começa o planejamento-2011 da Secretaria Especial da Mulher
- Jogo do Santa Cruz no Arruda terá trânsito monitorado pela CTTU
- Programa Viver o Bairro traz novas atividades infantis
- PCR promove Fóruns de Carnaval do Orçamento Participativo
- Secretaria da Mulher promove 1ª reunião de 2011 do Núcleo Gestor de Trabalho
- PCR discute esquema de segurança para o Galo da Madrugada
- Programa Viver o Bairro traz novas atividades infantis
- PCR discute segurança no Galo da Madrugada
- Mulheres se preparam para 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Programa Viver o Bairro reúne centenas de pessoas no Marco Zero
- Rua do Hospício recebe ação de ordenamento
- Operação Orla começa nas praias do Recife
- Encontros nas RPAs preparam as mulheres para 5ª Conferência Municipal
- Atividades culturais e de lazer movimentarão o Bairro do Recife nos domingos de janeiro
- PCR leva artesãos para Fenahall
- Atividades do programa Escola Aberta integram o domingo de cultura do Bairro do Recife


Enviar    Imprimir