Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA REASSUME O COMANDO DA PREFEITURA DO RECIFE
12:13 Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011

Ato de transmissão de cargo contou com a participação do vice-prefeito, Milton Coelho, da primeira-dama Marília Bezerra, e com a presença do secretariado municipal e presidentes de empresas e autarquias

Por Mauro Rossiter

O prefeito do Recife, João da Costa, reassumiu o cargo nesta segunda-feira (17), após 101 dias de afastamento devido a motivos de saúde. O ato de transmissão de cargo ocorreu no Auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede da PCR, por volta das 08h30 da manhã. O evento contou com a participação do vice-prefeito, Milton Coelho, da primeira-dama Marília Bezerra, e de todo o secretariado municipal e presidentes de empresas e autarquias, além de vereadores, deputados e vários servidores municipais.

João da Costa chegou ao local acompanhado pela esposa, Marília Bezerra. Além do prefeito, primeira-dama e vice-prefeito, compuseram a mesa para o ato o secretário municipal de Coordenação Política do Governo, Henrique Leite; o senador Humberto Costa; o deputado federal, Inocêncio Oliveira; o deputado estadual, Sérgio Leite; o secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento; e o vereador Josenildo Sinésio.

Visivelmente emocionado, João da Costa disse que o momento é de grande alegria. “É uma ocasião muito especial para mim. Esse período de afastamento serviu também para provar que Recife tem uma dupla de governantes”, falou o prefeito, referindo-se aos três meses em que Milton Coelho ficou à frente da Prefeitura.

João da Costa falou sobre os vários projetos já concluídos pela Prefeitura e outros que estão em andamento, e ressaltou a sua missão na gestão municipal. “Essa experiência serviu para reforçar o compromisso de mudar a vida das pessoas para melhor e incluí-las na participação política, pois uma grande parte da população brasileira ainda não é protagonista da ação política do País”.

No encerramento, mais emoção. João da Costa agradeceu o apoio da esposa e a preocupação do filho, João Victor, com a saúde do pai. “Ele, tão pequeno, preocupa-se comigo o tempo todo, questionando se eu posso ou não fazer algo”. O prefeito lembrou a letra da música “É isso aí”, que ficou conhecida nas vozes de Seu Jorge e Ana Carolina. “É uma música que eu dedico à Marília, mas que também pode ser dedicada à Cidade”.

O vice-prefeito, Milton Coelho, revelou que a emoção da volta de João da Costa é redobrada. “Em relação ao dia 07 de outubro, quando o prefeito anunciou o seu afastamento por licença médica, a emoção de hoje é diferente, pois temos a alegria de tê-lo de volta com saúde e a satisfação de termos cumprido o nosso compromisso de ter levado à frente a administração”, declarou.

Afastamento - A licença médica do prefeito João da Costa começou em 8 de outubro do ano passado. Um dia antes, o gestor reuniu a imprensa em seu gabinete para anunciar que precisaria se ausentar por motivos de saúde. Explicou que sofrera uma crise hipertensiva muito forte há mais de duas décadas e que esse episódio deixou sequelas renais. Durante 25 anos, o prefeito fez o acompanhamento, mas em 2010 a doença se agravou e surgiu a necessidade do transplante. O prefeito João da Costa encontrou um doador dentro da família. O rim foi doado por seu irmão Joselito Bezerra.

A cirurgia ocorreu no dia 11 de outubro, no Hospital Samaritano, em São Paulo. O procedimento cirúrgico, comandado pelo médico José Carlos Costa Baptista Silva, teve início às 7h e acabou por volta das 11h30. A intervenção transcorreu normalmente e os dois pacientes apresentavam quadro estável e passavam bem logo após a cirurgia. Seis dias depois, o gestor recebeu alta hospitalar para realizar o restante da recuperação em um flat, ao lado da esposa Marília Bezerra. Plenamente renovado e com o novo órgão funcionando normalmente, o prefeito surpreendeu os médicos com a rápida evolução de sua recuperação.

Durante o período em que esteve na capital paulista, João da Costa se exercitou periodicamente, concedeu diversas entrevistas e recebeu inúmeras visitas de familiares, amigos e correligionários. No dia 1º de dezembro, o prefeito retornou ao Recife e foi recepcionado por cerca de 300 pessoas no saguão do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Uma semana depois, ele foi à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para participar de missa em ação de graças por sua recuperação. Na semana passada, o prefeito concluiu a última bateria de exames do protocolo de médico de recuperação da cirurgia, em São Paulo, com resultados positivos.


Confira mais fotos no flickr-logo

Matérias Relacionadas
- João da Costa concede primeira entrevista coletiva após reassumir cargo
- Programa Viver o Bairro é opção de lazer para turistas e moradores do Recife
- João da Costa volta ao comando da Prefeitura do Recife
- João da Costa volta ao comando da Prefeitura do Recife
- Começa o planejamento-2011 da Secretaria Especial da Mulher
- Jogo do Santa Cruz no Arruda terá trânsito monitorado pela CTTU
- Programa Viver o Bairro traz novas atividades infantis
- PCR promove Fóruns de Carnaval do Orçamento Participativo
- Secretaria da Mulher promove 1ª reunião de 2011 do Núcleo Gestor de Trabalho
- PCR discute esquema de segurança para o Galo da Madrugada
- Programa Viver o Bairro traz novas atividades infantis
- PCR discute segurança no Galo da Madrugada
- Mulheres se preparam para 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Programa Viver o Bairro reúne centenas de pessoas no Marco Zero
- Rua do Hospício recebe ação de ordenamento
- Operação Orla começa nas praias do Recife
- Encontros nas RPAs preparam as mulheres para 5ª Conferência Municipal
- Atividades culturais e de lazer movimentarão o Bairro do Recife nos domingos de janeiro
- PCR leva artesãos para Fenahall
- Atividades do programa Escola Aberta integram o domingo de cultura do Bairro do Recife


Enviar    Imprimir