Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA VISTORIA OBRAS NO PINA
15:20 Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011

Os conjuntos habitacionais Via Mangue 1 e 2 serão destinados a 640 famílias das comunidades Beira Rio, Pantanal e Deus nos Acuda

Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, visitou na manhã desta terça-feira (18), as obras dos conjuntos habitacionais Via Mangue 1 e 2, no Bairro do Pina, Zona Sul da Cidade. Os apartamentos, que estão sendo construídos pela Prefeitura do Recife - por meio da Empresa de Urbanização do Recife (URB) - vão beneficiar 640 famílias das comunidades Beira Rio, Pantanal e Deus nos Acuda.

Acompanharam a visita o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; os secretários Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Abelardo Neves (Habitação) e Ceça Britto (Relações com a Imprensa), além da presidente da URB, Débora Mendes.

Orçadas, juntas, em R$ 29.481.040,41, um investimento oriundo da Caixa Econômica Federal, as obras foram iniciadas em julho de 2010. O prefeito afirmou estar satisfeito com o andamento das construções, que têm entrega prevista para novembro deste ano. “A visita de hoje mantém o cronograma de atividades e as obras estão em um ritmo bastante satisfatório. Já conhecemos o trabalho da construtora, a partir da execução de projetos de outros habitacionais, quando foram apresentados bons resultados”, afirmou Costa.

Via Mangue - Os residenciais integram um conjunto de obras estratégicas que pretendem desenvolver a cidade do Recife, sob os contextos econômico, social, turístico e ambiental. Dessa forma, as realocações dos moradores das comunidades do entorno são fundamentais para que o projeto funcione. “As palafitas estão exatamente no local onde deve passar o sistema viário. Então, sem esses habitacionais, não existe a Via Mangue. Vamos, portanto, entregar residências dignas para as famílias do Pina, até o final do ano”, enfatizou o prefeito.

Segundo Débora Mendes, presidente da URB, os Via Mangue 1 e 2 são compostos - cada um - de 320 unidades, divididos em 10 blocos, com 32 apartamentos, sendo 8 por pavimento. Contando com aproximadamente 40m2, os imóveis têm sala, cozinha, lavanderia, banheiro e dois quartos. Já as áreas comuns têm estacionamento, guarita e quadra poliesportiva.

Mudança de Vida – Mário Luciano Silva, mais conhecido como Marinho, é líder comunitário do Pina. Já Raimundo Lima Pereira, cadeirante, é o representante da comunidade Beira Rio. Ambos são também delegados do Orçamento Participativo e foram acompanhar de perto as obras que contemplarão suas comunidades, além de checar se há acessibilidade para os que têm necessidades especiais. Sem disfarçar o sorriso, Marinho afirmou: “Isso aqui é um grande avanço, uma grande conquista para a nossa comunidade, que sai das palafitas para apartamentos”. “Aqui não entra nem uma ambulância. As pessoas vivem em condições muito precárias, em uma área muito degradante. Agora tudo vai mudar”, disse Pereira.

Histórico – Em maio de 2010, João da Costa e o então presidente Lula, entregaram o habitacional Via Mangue 3, às comunidades Xuxa e parte da Deus nos Acuda. Aquele conjunto conta com 352 apartamentos e foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento contou com recursos aproximados de R$ 16 milhões, provenientes dos cofres da Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal.

Confira mais fotos no flickr-logo

Matérias Relacionadas
- Prefeitura inicia obras do vão central do Capitão Temudo
- PCR convida imprensa para visita às obras do Viaduto Capitão Temudo
- Obra do Capitão Temudo entra em nova etapa
- PCR faz manutenção de placas na Abdias de Carvalho e Conde da Boa Vista
- Novo trecho da Tomazina é interditado para obras
- João da Costa visita obras do PAC-Cordeiro que beneficiarão 74 mil pessoas
- João da Costa assina Ordem de Serviço para 15 obras em áreas de morro
- Prefeitura realiza demolição de imóveis em área de risco
- Praça do Entroncamento é entregue ao som da Banda Sinfônica
- Prefeitura faz obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- PCR reforça ações de combate ao avanço do mar em Boa Viagem
- Prefeitura faz obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- João da Costa entrega vias pavimentadas na Torre e na Iputinga
- João da Costa inaugura obras na comunidade do Fundão
- Prefeito João da Costa entrega obras de pavimentação
- João da Costa anuncia onde serão construídos os primeiros 20 Centros de Educação Infantil
- Prefeito se reúne com ministro das Relações Institucionais
- Prefeito participa de cerimônia em Brasília com cidades sedes da Copa do Mundo de 2014
- Requalificação da comunidade do Pilar avança no Bairro do Recife
- Codecir registra 357 ocorrências nesta quarta-feira


Enviar    Imprimir