Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR APRESENTA NOVIDADES NA SAÚDE MENTAL DO RECIFE
00:00 Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011

Entre elas, o lançamento do primeiro Centro de Convivência para pacientes psiquiátricos

Por Tádzio Estevam

Durante a realização do I Ciclo de Debates em Saúde Mental, na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde do Recife anunciou novidades para a área, no Município. Foi apresentado aos participantes do evento que lotaram o auditório de um hotel na Zona Sul, o projeto da construção do primeiro Centro de Convivência para os pacientes psiquiátricos da Cidade.

O evento contou com as presenças do secretário de Saúde em exercício, Tiago Feitosa; da diretora da Atenção Básica, Bernadete Perez; e da gerente da Atenção à Saúde Mental do Recife, Alyne Lima. Participaram também o psiquiatra italiano Ernesto Venturini – que desde o início da semana está na Cidade para conhecer o trabalho na rede -, e a consultora da área técnica de saúde mental do Ministério da Saúde e ex-secretária de Saúde de Porto Alegre (RS), Sandra Fagundes, compondo a mesa principal do Ciclo de Debates.

Dentro do atual modelo geral de atenção e gestão, intitulado Recife em Defesa da Vida, a Gerência de Atenção à Saúde Mental vem realizando suas ações com o objetivo de superar o modelo centrado em internações e em hospitais psiquiátricos. A nova proposta, de acordo com a política de desinstitucionalização de processos exigidos pela reforma psiquiátrica, pretende diversificar equipamentos articulados em rede para compor uma atenção maior às pessoas que sofrem com transtornos mentais.

Por esse motivo é que está sendo criado o Centro de Convivência, que surge como mais um dispositivo que busca a integralidade da assistência e a reabilitação psicossocial em saúde mental. O trabalho, realizado pela primeira unidade que deverá funcionar até o mês de julho deste ano no bairro da Várzea, é estruturado em três eixos considerados indissociáveis: Clínico; Reabilitação Psicossocial e Formação Permanente.

De acordo com Tiago Feitosa, “fechar hospitais psiquiátricos, como o Instituto de Psiquiatria do Recife e o Hospital Psiquiátrico de Pernambuco, significa que a nossa rede tem que estar muito bem preparada, pois os pacientes dependem de um serviço substitutivo efetivo. Mas o Recife está pronto, com a ampliação de Centros de Atenção Psicossocial, de residências terapêuticas, albergues e agora com o Centro de Convivência. Além disso, nossa rede de Atenção Básica amplia a força da política de saúde mental por meio de outros dispositivos, como as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF”.

Durante o evento, o psiquiatra Ernesto Venturini participou da mesa “Política de Saúde Mental: O Desafio Cotidiano da Tessitura da Rede”. Junto a Sandra Fagundes, Ernesto fez um breve relato da história da psiquiatria mundial e teceu comentários sobre a reforma psiquiátrica que ele ajudou a implementar na Itália há 32 anos. Desde o início da semana, o médico realizou várias visitas às unidades de saúde que tratam do problema e se mostrou bastante satisfeito com o trabalho realizado aqui.

Ontem (17), ele protagonizou um debate numa livraria do Recife cujo tema foi “Loucura e Cotidiano, a Saúde Mental na Cidade”. Ernesto retorna à Itália ainda esta semana, porém, deve voltar ao Recife em breve para assinar com a Secretaria de Saúde um acordo de cooperação técnica para intensificar o intercâmbio de experiências e o fluxo de informações sobre o tema nos dois países.

Matérias Relacionadas
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população
- Vigilância Sanitária apreende carnes clandestinas e veneno para matar ratos
- Pacientes em tratamento contra a hanseníase participam de confraternização na Policlínica Clementino Fraga
- Prefeitura do Recife entrega novas instalações do PSF Rosa Selvagem
- Policlínica Clementino Fraga promove confraternização para pacientes em tratamento contra hanseníase
- Profissionais da Vigilância à Saúde celebram ciclo natalino com apresentação de coral


Enviar    Imprimir