Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ANUNCIA MEDIDAS PARA MELHORAR A FLUIDEZ DO TRÂNSITO NO RECIFE
16:03 Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011

Ações contemplam serviços como implantação de placas, modernização de semáforos e pinturas de faixas de pedestres

Por Vanessa Beltrão

Uma série de medidas para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego da Cidade foram anunciadas, na manhã desta quarta-feira (19), pelo prefeito do Recife, João da Costa, durante visita às obras de reforço na sinalização da Avenida Mascarenhas de Morais. Os serviços, alguns já em andamento, contemplam a implantação de placas, pintura de meio-fio, faixas de pedestres, concurso para contratação de agentes da CTTU, além de iniciativas para melhorar o fluxo de veículos na Avenida Agamenon Magalhães.

Num ritmo de trabalho cada vez mais intenso, a Prefeitura do Recife começou, desde o último mês de dezembro, os serviços para a sinalização vertical e horizontal, troca de placas, serviços de capinação e pintura de meio-fio nas Avenidas Caxangá, Norte, Recife (concluído) e Mascarenhas de Morais. Mais de mil placas estão sendo instaladas nas quatro vias para substituir as que foram danificadas ou alvo de vandalismo, além da colocação de novas sinalizações de “Proibido Estacionar”, já que esses corredores são os mais utilizados na Cidade e não permitem o estacionamento de veículos em nenhum horário. As ações estão orçadas em R$ 180 mil.

Ainda na Avenida Mascarenhas de Morais, um semáforo para pedestres nos dois sentidos da via será implantado na frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até o final de fevereiro. Com o novo sinal, o órgão fecha o giro à esquerda que permite os veículos acessarem a Avenida Recife. Devido à mudança, os condutores que estiverem no sentido subúrbio-cidade deverão fazer o retorno após a UPA e subir o viaduto Tancredo Neves no sentido Avenida Recife.

O início do ano letivo envolve também uma preocupação com o trânsito, pois o fluxo de pedestres e veículos nas ruas aumenta. “Vamos agora nesse período priorizar a pintura de faixas em frente às escolas para garantir a segurança das crianças e dos adultos”, afirma o prefeito João da Costa. Ao todo, 191 faixas de pedestre no entorno das unidades de ensino privadas e municipais serão pintadas. O trabalho está orçado em R$ 76 mil e a previsão é que seja concluído até o final de fevereiro.

A Avenida Agamenon Magalhães, principal artéria viária do Recife, também receberá uma atenção especial. “Iremos trabalhar um projeto piloto na via para modernizar e melhorar a questão dos semáforos e ganhar velocidade média”, diz João da Costa. O projeto piloto irá permitir a contagem do número de veículos na via principal e vias do entorno. O sistema possibilitará a mudança nos tempos dos semáforos em função da velocidade e do volume de veículos no instante da contagem. Todo o processo de modernização dos sinais de trânsito já começou este mês. Além disso, outras ações como o fechamento de algumas agulhas que dão acesso à avenida e de giros à esquerda serão realizadas para aumentar a fluidez dos veículos.

Lançamento do edital de manutenção semafórica – A CTTU irá lançar o edital para a contratação da empresa que fará a manutenção e melhoria da rede semafórica do Recife. O lançamento ocorrerá até o dia 15 de fevereiro. Nesse novo contrato, uma das especificações técnicas é a aquisição de baterias que irão suprir a falta de energia elétrica nos sinais, e assim não prejudicar o trânsito nos casos eventuais de interrupção do fornecimento de energia. Contratada a empresa, a previsão inicial é que os principais corredores da Cidade estejam abastecidos com as baterias até dezembro deste ano, proporcionando maior autonomia aos semáforos.

CONCURSO – O prefeito do Recife, João da Costa, informou que o concurso para aumentar o efetivo de fiscalização do tráfego da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) será realizado em 2011. “Iremos definir o cronograma do concurso até fevereiro”, completa o prefeito. Atualmente, cerca de 300 agentes da Companhia monitoram o trânsito no Recife. O prefeito também discutirá com o órgão uma regulamentação para carga e descarga na Cidade.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura divulga nomes de secretários interinos
- Encontro discute prevenção à violência e ao tráfico de mulheres durante a Copa
- Prefeitura discute a mulher na mídia em seminário
- João da Costa vistoria sinalização na Mascarenhas e anuncia ações para melhoria no trânsito
- PCR divulga pontos de doação para vítimas das chuvas no RJ
- Servidoras da CTTU participam de reunião preparatória
- Secretaria da Mulher define atividades do 1ª semestre de 2011
- João da Costa visita obras de recuperação do asfalto na Avenida Conselheiro Aguiar
- João da Costa visita obras dos habitacionais Via Mangue 1 e 2
- PCR ajuda vítimas das chuvas no Rio de Janeiro
- João da Costa concede primeira entrevista coletiva após reassumir cargo
- João da Costa reassume o comando da Prefeitura do Recife
- Programa Viver o Bairro é opção de lazer para turistas e moradores do Recife
- João da Costa volta ao comando da Prefeitura do Recife
- João da Costa volta ao comando da Prefeitura do Recife
- Começa o planejamento-2011 da Secretaria Especial da Mulher
- Jogo do Santa Cruz no Arruda terá trânsito monitorado pela CTTU
- Programa Viver o Bairro traz novas atividades infantis
- PCR promove Fóruns de Carnaval do Orçamento Participativo
- Secretaria da Mulher promove 1ª reunião de 2011 do Núcleo Gestor de Trabalho


Enviar    Imprimir