Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA DÁ AS BOAS-VINDAS AOS NOVOS INTEGRANTES DO PROJETO ASINHAS
00:00 Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2011

Estagiários do programa desenvolverão ações na área de saúde ambiental

Por Larissa Correia

Os novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental (PSA) da Prefeitura do Recife foram recebidos na manhã e início da tarde desta quinta-feira (20) em uma cerimônia no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Durante a solenidade, os 46 recém-contratados do chamado Projeto Asinha conheceram detalhes e trocaram experiências com atuais profissionais e ex-participantes da iniciativa.

Os integrantes do projeto desenvolvem trabalhos de educação para a população, com foco no monitoramento da qualidade da água e na prevenção a acidentes naturais, à proliferação de animais peçonhentos e roedores e na precaução de doenças como dengue, leptospirose e filariose, entre outras. É um trabalho relevante de saúde pública que, esperamos, seja repassado para todos os moradores da capital pernambucana”, apontou o gerente do PSA, Otoniel Barros.

Diretora de Gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde do Recife, Cínthia Alves destacou a importância da atuação dos jovens no aspecto profissionalizante. “Nossa proposta é que o programa possa prepará-los para o mercado de trabalho, que eles sejam protagonistas em suas funções, com responsabilidade pelo cuidado com o meio-ambiente. Eles já têm o privilégio de estudar e agora contarão com a experiência de estágio na área da educação em saúde. É certo que no período em que permanecerem vinculados ao programa haverá uma troca de conhecimentos muito grande”, enfatizou.

O trabalho dos Asinhas privilegia ações de vigilância epidemiológica, de controle, de educação e de informação em saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores, desenvolvendo atividades junto às comunidades dos bairros onde moram. Para participar do projeto, os agora estagiários da iniciativa passaram por uma seleção, ocorrida em dezembro último. Entre os critérios a serem cumpridos, ter faixa etária entre 16 e 19 anos e estar regularmente matriculado e freqüentando o ensino médio em escolas públicas. Durante um ano, os integrantes receberão bolsa de estágio e auxílio-transporte, num total de R$ 293,00 mensais.

A estudante Idauanna Cristine Santos fez um relato empolgado sobre as atividades que desenvolveu enquanto era componente da turma que deixou de participar do projeto no início de 2011. “O meio-ambiente é para ser preservado. Antes de querer mudar a comunidade, a mudança tem de começar em mim e nos meus hábitos. De início, a aceitação não é fácil, a população é resistente, mas depois passa a ver as coisas de forma diferente. Fizemos várias ações em colégios e achava muito legal quando as crianças passavam a fazer o que a gente indicava”, ressaltou.

Novata como Asinha, Alessandra Roberta Santana assistia a tudo atenta aos detalhes. “Soube do programa por uma colega de escola. Não sabia exatamente quais atividades teria de desenvolver, mas me empolguei com o que foi apresentado. E me identifiquei muito com a possibilidade de realizar ações nas escolas, com crianças”, comentou a estudante. O encerramento foi marcado por uma apresentação teatral com o grupo Asas da Imaginação, formado por agentes do PSA do Distrito Sanitário V, que compreende os bairros da Zona Sudeste da Cidade, como Areias, Estância e Totó.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população
- Vigilância Sanitária apreende carnes clandestinas e veneno para matar ratos
- Pacientes em tratamento contra a hanseníase participam de confraternização na Policlínica Clementino Fraga
- Prefeitura do Recife entrega novas instalações do PSF Rosa Selvagem


Enviar    Imprimir