Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR COMEMORA DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
18:37 Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011

Consultório na Praça e criação de grupo de auto-ajuda são os destaques das atividades desta edição

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, a partir da próxima semana, uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase – celebrado sempre no último domingo de janeiro. As novidades desta edição ficam por conta da realização do Fórum de Atualização em Hanseníase para os médicos da rede de Atenção Básica do município; do Consultório da Praça – a ser realizado na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio; e da criação de um grupo de auto-ajuda que atuará no PSF Brasilit, na Várzea, Zona Oeste da Cidade.

Outras ações compõem a mobilização municipal, a ser iniciada nesta segunda-feira (24) seguindo até 05 de fevereiro. Entre elas, caminhada, palestras e exames de pele. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Pernambuco (SBD/PE) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Morhan).

A partir das 7h desta segunda (24), os profissionais da Saúde realizarão um arrastão no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Eles pretendem chamar a atenção do público sobre a necessidade da realização do exame de pele para o diagnóstico da doença. A caminhada sairá da Praça da Vitória (UR-01). A expectativa é reunir mais de cem pessoas.

Na quinta-feira (27), no PSF Brasilit (Rua Emiliano Braga, s/n, Várzea), será criado o primeiro grupo municipal de auto-ajuda para ex e atuais pacientes em tratamento contra a hanseníase. Cerca de 20 pessoas atuarão como agentes multiplicadores de informação e encaminharão pessoas identificadas com a moléstia para atendimento na rede pública. A dinâmica incluirá reuniões mensais, relato de casos e troca de experiências.

Na quarta-feira da semana seguinte (02/02), as instituições parceiras na campanha realizarão um seminário com o objetivo de atualizar e aprimorar os conhecimentos dos médicos. Na ocasião, dermatologistas da rede municipal de saúde e integrantes da SBD/PE debatem, ainda, temas como a situação epidemiológica da doença em Pernambuco e no Recife; diagnóstico diferencial e em pacientes com idade inferior a 15 anos; recidivas e episódios reacionais; e tratamento e reações adversas, entre outros. Participam do evento a diretora de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez; a gerente das Doenças Transmitidas por Microbactérias do Estado, Zuleide Dantas; o presidente da SBD/PE, Sérgio Palma, e as coordenadoras do Programa de Controle da Hanseníase do Recife, Milde Cavalcanti, e de Pernambuco, Ana Wylma Saraiva. O encontro será no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (Avenida Jean Emile Favre, 422, Ipsep), a partir das 13h30.

No sábado 05 haverá o momento mais aguardado da campanha. Entre 8h e 14h, três consultórios estarão montados na Praça da Independência – conhecida como Pracinha do Diario, no centro do Recife. Neles, um grupo de 20 dermatologistas fará exames gratuitos de pele para identificar a doença. No Consultório na Praça, como a intervenção foi batizada, as pessoas passarão por uma triagem e, de acordo com a situação, seguirão para a avaliação clínica no local. Os resultados positivos para a doença serão encaminhados a unidades de referência no tratamento. A abertura do evento será feita pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

A população que não tem domicílio na capital pernambucana não deverá se preocupar. Nos casos positivos da doença em moradores de outros municípios, os procedimentos serão feitos da mesma forma. Teremos a relação das unidades que poderão receber os pacientes que residem em Olinda, Paulista, Camaragibe e em outros municípios da Região Metropolitana do Recife”, informou Milde Cavalcanti. O Consultório na Praça também disponibilizará palestras, distribuição de material educativo e caminhada pelas principais ruas do centro do Recife. A marcha será acompanhada por uma orquestra de frevo.

Ainda na mesma semana, outras atividades acontecerão paralelamente ao Fórum e ao Consultório na Praça. Trata-se de uma mobilização de prevenção e tratamento à hanseníase, onde a população é convidada a fazer o auto-exame diante de um espelho. A ação ocorrerá em localidades do Barro, Totó e Jardim São Paulo, a exemplo dos PSFs Planeta dos Macacos I e II. As atividades serão desenvolvidas das 8h ao meio-dia e envolverão diversos vários profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Dados – A hanseníase é uma doença milenar que ainda acomete milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são diagnosticados anualmente mais de 35 mil pessoas. No Recife, em 2010, foram contabilizados 836 casos da moléstia.

A transmissão ocorre por gotas de saliva, no ato do espirro ou tosse, quando o bacilo Mycobacterium leprae, que sobrevive até sete anos incubado no organismo, é eliminado do aparelho respiratório. O tratamento está disponível gratuitamente em todos os postos e nas unidades de referência na rede municipal de saúde: policlínicas Gouveia de Barros (Boa Vista), Dr. Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Clementino Fraga (Vasco da Gama), Lessa de Andrade (Madalena), Agamenon Magalhães (Afogados) e Pina, além do Centro de Saúde Ivo Rabelo (Ibura). A duração do tratamento varia de seis meses a um ano.

Matérias Relacionadas
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população
- Vigilância Sanitária apreende carnes clandestinas e veneno para matar ratos


Enviar    Imprimir