Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR INTENSIFICA MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO DA CIDADE
18:15 Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011

Em razão das fortes chuvas registradas na capital pernambucana desde a madrugada desta sexta-feira (21), a Prefeitura do Recife informa que as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), responsáveis pelo monitoramento permanente dos pontos de risco da Cidade foram direcionadas para o atendimento das solicitações da população. Neste momento, estão percorrendo os diversos bairros do Município, especialmente as áreas de morro, 33 equipes formadas por engenheiros, assistentes sociais e geólogos, além de cinco equipes responsáveis pela colocação de lonas nos pontos considerados de maior risco. No caso de ocorrência de desabrigados nas áreas de alagamento, estão sendo disponibilizados dois abrigos para atender à população: um na Zona Norte e outro na Zona Sul.

Ainda dentro do trabalho permanente de monitoramento realizado na Cidade, já está agendada para a próxima semana a 1ª Reunião do Plano de Contingência para 2011. Esse plano consiste na avaliação das ações do ano anterior e no planejamento das estratégias que serão desenvolvidas no próximo inverno, com a participação de diversos órgãos e secretarias municipais, como a Secretaria de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras (Dircon, URB e Codecir), Serviços Públicos (Emlurb, CTTU e Guarda Municipal), Saúde, Educação, Assistência Social/IASC, e Especial de Gestão e Planejamento.

Na elaboração do plano definimos as atribuições de cada órgão/secretaria envolvido, bem como os quantitativos de equipamentos e pessoal que serão mobilizados na Operação Inverno, que é deflagrada todos os anos com o objetivo de desenvolver ações preventivas para minimizar os pontos de risco da Cidade. Também é atribuição do plano planejar as ações emergenciais nos diversos bairros, caso haja alguma ocorrência de deslizamentos de barreiras”, explica o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz.

De acordo com o secretário, os trabalhos de monitoramento e prevenção das áreas de risco da Cidade são realizados pela Codecir durante todo o ano, sendo ampliadas sempre nos meses que antecedem o inverno. “Entre janeiro e março nossas ações são intensificadas, com apoio de outros órgãos e secretarias municipais”, ressaltou, lembrando que de outubro até 20 de janeiro deste ano, já foram visitados 1092 pontos de risco com a instalação de 23.240 metros quadrados de lonas plásticas. “Essas visitas também têm por objetivo identificar se houve evolução ou não no grau de risco de cada área do Recife”, complementou Amir, ressaltando que o Município possui atualmente 3.408 pontos considerados de risco.

Ministério - Na última quarta-feira (19), o secretário Amir Schvartz e a coordenadora da Defesa Civil do Recife - Codecir, Keila Ferreira, visitaram, em Brasília (DF), o Ministério da Integração Nacional, onde foram recebidos por técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). “Na ocasião, nós apresentamos o modelo de defesa civil do Recife, além de uma carta-consulta com a finalidade de captar recursos para melhorar, ainda mais, o trabalho preventivo desenvolvido na nossa cidade”, frisou Amir.

O secretário considerou a visita muito positiva e destacou a visão que os técnicos do Ministério têm do trabalho que vem sendo desenvolvido na capital pernambucana nos últimos anos. “Os técnicos do Ministério consideram nossa política pública de defesa civil, permanente e preventiva, como o modelo ideal a ser copiado pelos demais municípios brasileiros”, observou Amir Schvartz.

Matérias Relacionadas
- João da Costa será homenageado pelo Instituto Arqueológico Pernambucano
- PCR promove seminário e discute temática de gênero
- Prefeitura reforça monitoramento em áreas de risco
- João da Costa entrega obras na Bomba do Hemetério e em Água Fria
- Prefeitura discute a mulher na mídia em seminário
- Prefeitura promove campanha para ajudar vítimas das chuvas do RJ
- Novas obras do OP Recife são inauguradas na RPA2
- Viver o Bairro traz carnaval ao Marco Zero
- Prefeitura divulga nomes de secretários interinos
- Encontro discute prevenção à violência e ao tráfico de mulheres durante a Copa
- João da Costa anuncia medidas para melhorar a fluidez do trânsito no Recife
- Prefeitura discute a mulher na mídia em seminário
- João da Costa vistoria sinalização na Mascarenhas e anuncia ações para melhoria no trânsito
- PCR divulga pontos de doação para vítimas das chuvas no RJ
- Servidoras da CTTU participam de reunião preparatória
- Secretaria da Mulher define atividades do 1ª semestre de 2011
- João da Costa visita obras de recuperação do asfalto na Avenida Conselheiro Aguiar
- João da Costa visita obras dos habitacionais Via Mangue 1 e 2
- PCR ajuda vítimas das chuvas no Rio de Janeiro
- João da Costa concede primeira entrevista coletiva após reassumir cargo


Enviar    Imprimir