Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR REALIZA CAMINHADA PELA LUTA CONTRA A HANSENÍASE NO IBURA
18:36 Terça-feira, 25 de Janeiro de 2011

Evento percorrerá ruas da UR-01

Por Tádzio Estevam

A Secretaria de Saúde do Recife realizará, a partir das 7h30 desta quarta-feira (26), um arrastão de combate à hanseníase pelas ruas da UR-01, no Ibura, Zona Sul da Cidade. A caminhada compõe uma das várias ações que serão desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase – celebrado sempre no último domingo de janeiro.

A concentração acontecerá na Praça das Igrejas, localizada na UR-01. De lá, um carro de som sairá pelas ruas da comunidade percorrendo aproximadamente 01 km até chegar à Praça da Vitória, também no mesmo bairro. Cerca de 100 pessoas estão envolvidas na ação. Elas distribuirão panfletos informativos sobre a moléstia e contarão com o reforço dos Agentes Comunitários de Saúde. No final da caminhada, médicos farão, gratuitamente, exames de pele na população que desejar saber se tem ou não a doença. Os casos confirmados serão encaminhados para as unidades de saúde que oferecem o tratamento.

Outras novidades também estão programadas. Na próxima quinta-feira (27), no PSF Brasilit (Rua Emiliano Braga, s/n, Várzea), será criado o primeiro grupo municipal de auto-ajuda para ex e atuais pacientes em tratamento contra a hanseníase. Cerca de 20 pessoas atuarão como agentes multiplicadores de informação e encaminharão pessoas identificadas com a moléstia para atendimento na rede pública. A dinâmica incluirá reuniões mensais, relato de casos e troca de experiências.

Na quarta-feira da semana seguinte (02/02), as instituições parceiras na campanha realizarão um seminário com o objetivo de atualizar e aprimorar os conhecimentos dos médicos. Na ocasião, dermatologistas da rede municipal de saúde e integrantes da SBD/PE ainda discutirão temas como a situação epidemiológica da doença em Pernambuco e no Recife; diagnóstico diferencial e em pacientes com idade inferior a 15 anos; recidivas e episódios reacionais; e tratamento e reações adversas, entre outros. Participam do evento a diretora de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez; a gerente das Doenças Transmitidas por Microbactérias do Estado, Zuleide Dantas; o presidente da SBD/PE, Sérgio Palma, e as coordenadoras do Programa de Controle da Hanseníase do Recife, Milde Cavalcanti, e de Pernambuco, Ana Wylma Saraiva. O encontro será no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (Avenida Jean Emile Favre, 422, Ipsep), a partir das 13h30.

No sábado 05 haverá o momento mais aguardado da campanha. Entre 8h e 14h, três consultórios estarão montados na Praça da Independência – conhecida como Pracinha do Diario, no centro do Recife. Neles, um grupo de 20 dermatologistas fará exames gratuitos de pele para identificar a doença. No Consultório na Praça, como a intervenção foi batizada, as pessoas passarão por uma triagem e, de acordo com a situação, seguirão para a avaliação clínica no local. Os resultados positivos para a doença serão encaminhados a unidades de referência no tratamento. A abertura do evento será feita pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Matérias Relacionadas
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife atuarão em resgate na região serrana do RJ
- PCR comemora Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais


Enviar    Imprimir