Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

ACERVO DE BIBLIOTECA É REFORÇADO COM PUBLICAÇÕES FEMINISTAS
12:35 Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

Ao todo, 67 novos títulos que serão doados, nesta quinta (27), às 10h, pela Secretaria Especial da Mulher

Por Muciolo Ferreira

Com um acervo de 6.500 publicações, a biblioteca da Secretaria Especial de Gestão e Planejamento terá o acervo reforçado com 67 novos títulos que serão doados, nesta quinta (27), às 10h, pela Secretaria Especial da Mulher, no próprio local de leitura e pesquisa, situado no 8º andar do Edifício-sede da Prefeitura.

Segundo a titular da pasta, Rejane Pereira, que fará a doação, são livros abordando temas sobre equidade de gênero, saúde da mulher, políticas públicas para o segmento e preventivo α violência, editados por organizações feministas. “Estamos doando também algumas obras editadas pela própria Prefeitura, por órgãos estaduais e internacionais, como o Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, resultados de conferências, encontros, simpósios e outras experiências vivenciadas por gestoras e instituições não governamentais”, revela a secretária.

Biblioteca - Instituída a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento da Cidade do Recife, por meio da Lei 1554, de 1991 e reestruturada em 2007, quando teve suas instalações transferidas do 7º para o 8º andar, a Biblioteca da pasta de Gestão e Planejamento é aberta α população em geral e vem servindo como fonte de consultas e pesquisas sobre os mais diversos assuntos.

Acervo - o acervo contém obras catalogadas que vão desde a história dos bairros, das RPAs, como temas referentes a urbanismo, arquitetura, demografia, legislação urbana, planejamento urbano, orçamento participativo, projeto estruturador, sociologia, saneamento, saúde e segurança, transportes, engenharia, educação, cultura e turismo. A biblioteca possui ainda um banco de imagens com fotos do Recife, suas pontes, monumentos e praça, praias, tudo armazenados em CDs.

Para o gerente da biblioteca, José Severino, uma das preocupações da secretaria é justamente estabelecer uma rotina de trabalho junto aos técnicos municipais de todas as áreas para que forneçam os trabalhos que são produzidos e assim ajudem a preservar a memória técnica da Prefeitura, mantendo o acervo atualizado. “Dessa forma o público e, principalmente, os estudantes de arquitetura, de engenharia e de direito que são os que mais nos procuram, disponham das informações necessárias sobre planejamento urbano”, acredita José Severino.

A biblioteca é aberta ao público das 8h às 17h, de segunda α sexta, e sem intervalo para o almoço. Os interessados em consultas e pesquisas retirando o livro do local devem se cadastrar preenchendo uma ficha apresentando a documentação, que inclui carteira de identidade e comprovante de residência. O prazo máximo da consulta fora da biblioteca não deve ultrapassar três dias, prazo este que poderá ser renovado por igual período. O telefone de contato da biblioteca é 3355-8473.

Matérias Relacionadas
- Ruas pavimentadas são entregues nesta quarta-feira (26) em San Martin
- Prefeito apresenta decoração do Carnaval Multicultural 2011
- Fórum Gestor de Gênero se reúne nesta quinta (27)
- PCR promove discussão com servidoras municipais
- João da Costa almoça com a Executiva do PT nesta terça-feira
- Viver o Bairro agita tarde de domingo no Marco Zero
- Viver o Bairro traz carnaval ao Marco Zero
- PCR intensifica monitoramento das áreas de risco da Cidade
- João da Costa será homenageado pelo Instituto Arqueológico Pernambucano
- PCR promove seminário e discute temática de gênero
- Prefeitura reforça monitoramento em áreas de risco
- João da Costa entrega obras na Bomba do Hemetério e em Água Fria
- Prefeitura discute a mulher na mídia em seminário
- Prefeitura promove campanha para ajudar vítimas das chuvas do RJ
- Novas obras do OP Recife são inauguradas na RPA2
- Viver o Bairro traz carnaval ao Marco Zero
- Prefeitura divulga nomes de secretários interinos
- Encontro discute prevenção à violência e ao tráfico de mulheres durante a Copa
- João da Costa anuncia medidas para melhorar a fluidez do trânsito no Recife
- João da Costa vistoria sinalização na Mascarenhas e anuncia ações para melhoria no trânsito


Enviar    Imprimir