Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MORADORES DO IBURA PARTICIPAM DE CAMINHADA DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
19:29 Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

Caminhada ocorreu nas ruas da UR-01

Por Tádzio Estevam

Os moradores da UR-01, no Ibura, Zona Norte do Recife, acordaram na manhã desta quarta-feira (26) ao som de muito frevo e mensagens de alerta para os riscos de contrair hanseníase - doença dermatológica que acomete os nervos periféricos do corpo, causando complicações sérias se não for tratada a tempo. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma caminhada de sensibilização pelas ruas do bairro com o objetivo de atrair a população para a realização de exames de pele. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase – celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro.

Mais de 100 pessoas, entre moradores, agentes de saúde e usuários do Programa Academia da Cidade distribuíram panfletos de casa em casa. A ação contou com a ajuda de um carro de som que ecoou mensagens de prevenção, orientação e tratamento da moléstia. Segundo a coordenadora do programa de eliminação da hanseníase do Recife, Milde Cavalcanti, “essa ação realizada no Ibura é muito importante, uma vez que neste bairro e também no bairro do Jordão foram diagnosticados mais de 50 casos somente no ano passado”.

A caminhada culminou na realização de exames de pele oferecida pelos dermatologistas da rede de saúde na Praça da Vitória, a um quilômetro do ponto inicial do percurso. Lá, enquanto grupos culturais se apresentavam chamando a população para o evento, foi possível identificar casos positivos para a doença e encaminhar os pacientes para as unidades de saúde e iniciar o tratamento. A médica Patrícia Cruz fez um alerta. “O Brasil só perde para a Índia em número de casos de hanseníase. Essa estatística precisa mudar, uma vez que a maior rejeição não está nas classes altas, e sim na população mais carente por falta de informação. Quanto mais se falar sobre a doença de uma forma mais suave, menos agressiva e estigmatizada, teremos bons resultados. E essa ação de hoje mostra isso”, comentou.

Próximas atividades - Além da caminhada de hoje, outras novidades também estão programadas. Amanhã (27), no PSF Brasilit (Rua Emiliano Braga, s/n, Várzea), será criado o primeiro grupo municipal de auto-ajuda para ex e atuais pacientes em tratamento contra a hanseníase. Cerca de 20 pessoas atuarão como agentes multiplicadores de informação e encaminharão pessoas identificadas com a moléstia para atendimento na rede pública. A dinâmica incluirá reuniões mensais, relato de casos e troca de experiências.

Na quarta-feira da semana seguinte (02/02), as instituições parceiras na campanha realizarão um seminário com o objetivo de atualizar e aprimorar os conhecimentos dos médicos. Na ocasião, dermatologistas da rede municipal de saúde e integrantes da SBD/PE ainda discutirão temas como a situação epidemiológica da doença em Pernambuco e no Recife; diagnóstico diferencial e em pacientes com idade inferior a 15 anos; recidivas e episódios reacionais; e tratamento e reações adversas, entre outros. Participam do evento a diretora de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez; a gerente das Doenças Transmitidas por Microbactérias do Estado, Zuleide Dantas; o presidente da SBD/PE, Sérgio Palma, e as coordenadoras do Programa de Controle da Hanseníase do Recife, Milde Cavalcanti, e de Pernambuco, Ana Wylma Saraiva. O encontro será no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (Avenida Jean Emile Favre, 422, Ipsep), a partir das 13h30.

No sábado 05 haverá o momento mais aguardado da campanha. Entre 8h e 14h, três consultórios estarão montados na Praça da Independência – conhecida como Pracinha do Diario, no centro do Recife. Neles, um grupo de 20 dermatologistas fará exames gratuitos de pele para identificar a doença. No Consultório na Praça, como a intervenção foi batizada, as pessoas passarão por uma triagem e, de acordo com a situação, seguirão para a avaliação clínica no local. Os resultados positivos para a doença serão encaminhados a unidades de referência no tratamento. A abertura do evento será feita pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza caminhada pela luta contra a hanseníase no Ibura
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife atuarão em resgate na região serrana do RJ
- PCR comemora Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização


Enviar    Imprimir