Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO DO RECIFE ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA O INÍCIO DAS OBRAS DE NOVO HABITACIONAL
15:29 Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011

Ao todo, 228 apartamentos serão construídos

Por Vanessa Beltrão

O prefeito do Recife, João da Costa, assinou, nesta sexta-feira (28), a ordem de serviço para a construção do Conjunto Habitacional Vila Independência, no Brejo de Beberibe, Noroeste da Cidade (RPA-3). O ato autoriza o início imediato da obra que tem o investimento de R$ 7.577.344,20 para a construção dos 228 apartamentos e prazo de execução de 16 meses.

Pela manhã, antes da chegada do prefeito, o clima já era de festa para os moradores da comunidade que, animados com a grande notícia, curtiram as apresentações de orquestras de frevo. O sentimento de gratidão também era expresso nas faixas penduradas no local da construção do habitacional. “Um momento de emoção tremenda. Todos da Vila Independência agradecem o esforço de João da Costa. Estamos felizes pelo que a Prefeitura está fazendo. Serão quase dois anos de construção e uma eternidade de moradia”, afirmou Anderson Costa, morador da localidade há mais de dez anos e delegado do Orçamento Participativo (OP).

A assinatura da ordem de serviço foi realizada pelo prefeito João da Costa, o secretário de habitação, Abelardo Neves, e o diretor da Cinzel - empresa que será responsável pela construção do habitacional -, Artur Valente. “O nosso compromisso é procurar atender àqueles que necessitam de uma habitação, uma moradia digna. Acompanhei a luta dessa comunidade como secretário e agora como prefeito. Viabilizei em Brasília os recursos necessários para a gente construir os apartamentos que vão dar dignidade a essas famílias que lutaram bravamente durante dez anos pelo direito à moradia. O prazo é de 16 meses, mas vamos trabalhar junto à empresa para que seja reduzido”, afirmou João da Costa.

Durante o discurso, o prefeito falou das dificuldades enfrentadas pelos moradores da Vila Independência e da importância que a obra tem na mudança de vida das pessoas. “Quando estiver pronto, quero ter a alegria de estar com vocês para a inauguração”, completou João da Costa.

Segundo Abelardo Neves, a Prefeitura do Recife já entregou 12 unidades habitacionais na gestão de João da Costa e mais 16 estão em andamento. “São muitas obras que estão sendo realizadas e hoje é um dia de alegria para todos. Um sonho que se tornou realidade”, diz Abelardo.

A obra foi votada pelos próprios moradores no Orçamento Participativo (OP). Para o coordenador do OP, Augusto Miranda, “o fato das iniciativas votadas estarem sendo contempladas demonstra o compromisso da gestão com o processo de participação popular”.

Estiveram presentes no ato de ordem de serviço, secretários municipais, vereadores, moradores, lideranças comunitárias locais, coordenadores, assessores executivos e presidentes de empresas.

HABITACIONAL - Cada unidade do Vila Independência terá 39,78 metros quadrados de área construída, possuindo dois quartos, cozinha, sala, banheiro, terraço e área de serviço. O Imóvel também terá centro comunitário e área de lazer. Toda a parte interna será pintada e a fachada externa vai ganhar acabamento texturizado e pintura geral. Enquanto durar a construção, as familias terão direito ao recebimento do Auxílio-Moradia

TERRENO – O terreno do Conjunto Habitacional Vila Independência, que no momento das primeiras invasões era particular, foi ocupado, inicialmente em 1998, por cerca de 300 famílias. Oriundas de casas e casebres alugados e vivendo em condições precárias, os moradores se mobilizaram e conseguiram inserir o projeto nas demandas e projetos da Secretaria de Habitação do Recife o que viabilizou sua desapropriação. Já parte dos recursos para a execução da obra resultaram de negociação com o Governo Federal, comandada pelo prefeito João da Costa.

Matérias Relacionadas
- João da Costa anuncia novos secretários municipais
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (29)
- Empresários de publicidade prestam homenagem ao prefeito João da Costa
- João da Costa recebe medalha Conde da Boa Vista
- Prefeito anuncia nomes de novos secretários
- Prefeito discute com equipe ações para o inverno em 2011
- João da Costa assina ordem de serviço para construção de novo conjunto habitacional
- João da Costa vistoria obras do OP no Ibura de Baixo e Jordão
- Biblioteca da PCR recebe 67 livros com temáticas sobre a mulher
- Fórum Gestor de Gênero discute políticas públicas para as mulheres
- João da Costa reúne equipe para tratar da Operação Inverno 2011
- Prefeitura do Recife participa de reuniões em Brasília
- CMM promove reunião do Fórum Temático do OP Mulheres
- João da Costa inaugura ruas pavimentadas em San Martin
- João da Costa reúne equipe para tratar da Operação Inverno 2011
- Passeio ciclístico toma as ruas do Recife no Projeto Viver o Bairro
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (29)
- Microsoft apresenta programa de prestação de serviço à Emprel
- Ruas pavimentadas são entregues nesta quarta-feira (26) em San Martin
- João da Costa apresenta projeto cenográfico do Carnaval Multicultural 2011


Enviar    Imprimir