Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ENTREGA BALANÇO 2010 AOS VEREADORES DO RECIFE
17:55 Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011

Durante ato solene também foram apresentadas as prioridades e programas a serem implementados em 2011, bem como o relatório de execução do PPA

Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na manhã desta terça-feira (1°), da primeira reunião solene que deu início aos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. O ato aconteceu no plenário da Casa José Mariano, onde o gestor entregou aos vereadores o balanço do exercício de 2010, as prioridades e programas a serem implementados em 2011, bem como apresentou o relatório de execução do Plano Plurianual 2010/2013 (PPA) “Nossa Cidade é a Gente Quem Faz”, o qual engloba o conjunto de ações a serem desenvolvidas em tal período pelo Poder Executivo Municipal.

A mesa que oficializou a abertura dos trabalhos foi composta pelo prefeito João da Costa; pelo presidente da casa, Jurandir Liberal; o 1º secretário Augusto Carrera; o deputado Ricardo Costa; e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira. O ato foi prestigiado por vereadores do Recife, além de membros do secretariado municipal e diversas autoridades.

  • Confira galeria de fotos no Flickr

Segundo o prefeito, para dar continuidade ao processo democrático, faz-se importante estabelecer uma ponte entre poder executivo, legislativo e sociedade organizada. “Reafirmamos o nosso compromisso de respeito à autonomia desta Casa, bem como a construção em conjunto de projetos para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs recifenses, sempre com diálogo e participação popular”, apontou.

Em seu discurso, após saudar os presentes, o gestor abordou os eixos que norteiam a gestão e as principais ações que beneficiaram os recifenses, especialmente os mais carentes. “Entregamos aqui a prestação de contas dos últimos 2 anos de gestão, marcados por muito trabalho, revelado em ações concretas para a melhoria de vida da população, como as daquelas famílias que saíram das palafitas, que avançam na erradicação de miserabilidade”, disse.

Futuro - Ao enfatizar o crescimento econômico do Estado, Costa apontou a necessidade de preparar o Recife para acompanhar tal desenvolvimento, de forma a torná-la uma capital especializada na prestação de serviços, tendo poder de competitividade com cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. “Precisamos preparar a Cidade para o futuro, com infra-estrutura urbana para que ela seja uma prestadora de serviços moderna. É preciso cuidar da mobilidade urbana, conforme plano elaborado pelo Instituto Pelópidas Silveira”, apontou.

No tangente ao desenvolvimento urbano, o prefeito discorreu sobre o déficit habitacional e destacou as moradias já entregues durante sua gestão, como os habitacionais Zeferino Agra, Vila Imperial e Via Mangue habitacional III, o que corresponde a 624 unidades residenciais. O gestor também destacou a importância da criação da pasta que contempla a questão ambiental e as ações que versam sobre os parques da Cidade. “A criação da Secretaria de Meio Ambiente foi um avanço, assim como a desapropriação do terreno da Tamarineira, que será um parque, ou ainda a construção do Parque de Apipucos. É uma mudança de paradigmas, de políticas de acesso às áreas de lazer e sustentabilidade”, disse Costa.

Confira aqui algumas das principais obras da gestão João da Costa, nos últimos 2 anos.

Habitação e lazer - Em 2010, três conjuntos habitacionais foram entregues: Zeferino Agra, Vila Imperial e Via Mangue habitacional III, o que corresponde a 624 unidades habitacionais. Mais 15 habitacionais ainda estão em andamento como o habitacional Mangueira da Torre, financiado pelo BNDES. Além disso, em 2011, está previsto o início das obras relativas a 22 novos conjuntos habitacionais. Destaque ainda para a requalificação da comunidade do Pilar e de parques, praças e outras áreas de lazer. O Recife! Nosso Centro, o Parque Dona Lindu, o Parque Científico e Cultural do Jiquiá e a consolidação do Parque da Tamarineira como um espaço público de lazer.

Investimentos - Para ampliar o aumento da arrecadação e reduzir os custos, a Prefeitura do Recife viabilizou, junto ao Governo Federal, o montante de R$ 647 milhões que serão aplicados nos próximos anos em obras e projetos de infraestrutura, urbanização, habitação e implantação de novos equipamentos de saúde, educação e de esporte e lazer. Já para melhorar a qualidade do serviço público, as obras de requalificação física do edifício-sede da PCR foram concluídas. O projeto contemplou a recuperação parcial da estrutura do prédio e a modernização de três pavimentos. Houve um acréscimo de 1.183 m² de área construída e o controle de acesso de pessoas às dependências do prédio foi implantado. Ao todo, 833 servidores passaram por capacitação.

Projetos - Em projetos sociais, se destacam as ações para ampliar o acesso à educação de qualidade, a melhoria a atenção a saúde, a promoção da cidadania e o acesso ao trabalho e renda. Um exemplo dessas metas é o Programa Primeira Escola, que tem como finalidade absolver 4.800 crianças até 2012 nas salas de aula, sendo 2.800 para alunos e alunas das creches (0 a 3 anos) e os demais para os que estão na pré-escola (4 a 5 anos). Para isso, o objetivo é construir, nesse período, 40 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Desenvolvimento econômico - obras e projetos para desenvolver e consolidar a economia local e o turismo com base na inovação e prestação de serviços modernos, além da valorização da cultura têm sido contemplados. Como destaques nessa área, estão a duplicação do Viaduto Capitão Temudo e o Projeto Via Mangue.

Matérias Relacionadas
- João da Costa reúne bancada do PT na Câmara
- João da Costa prestigia eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa
- Conselho da Juventude realiza primeira reunião do ano
- Feira das Mulheres tem artesanato, vestuário e peças decorativas
- Conselho de Juventude se reúne nesta terça-feira
- João da Costa recebe medalha do IAHGP
- Mulheres discutem meios de combater o tráfico de mulheres durante a Copa do Mundo de 2014
- Passeio ciclístico marca última edição do Viver o Bairro em janeiro
- Dia da Visibilidade Trans é comemorado com apoio da Prefeitura
- Passeio ciclístico toma as ruas do Recife no Projeto Viver o Bairro
- Prefeitura do Recife realiza abertura oficial do Ano Letivo 2011
- Prefeitura nomeia 200 novos professores
- João da Costa anuncia novos secretários municipais
- Prefeito do Recife assina ordem de serviço para o início das obras de novo habitacional
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (29)
- Empresários de publicidade prestam homenagem ao prefeito João da Costa
- João da Costa recebe medalha Conde da Boa Vista
- Prefeito anuncia nomes de novos secretários
- Prefeito discute com equipe ações para o inverno em 2011
- João da Costa assina ordem de serviço para construção de novo conjunto habitacional


Enviar    Imprimir