Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE A HANSENÍASE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
18:13 Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011

Situação epidemiológica em Pernambuco e no Recife, diagnóstico clínico e diferenciais da doença serão alguns dos tópicos abordados no encontro

Por Natália Keise

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (02), das 13h30 às 18h, um seminário sobre a hanseníase. A ação é direcionada aos médicos da rede de Atenção Básica do Município e faz parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a enfermidade. A mobilização ocorrerá no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (Avenida Jean Emile Favre, 422, Ipsep).

Situação epidemiológica da doença em Pernambuco e no Recife, diagnóstico clínico e diferenciais da hanseníase, episódio reacional, recidiva, tratamento e reações adversas, serão alguns dos tópicos abordados no encontro que será ministrado por seis dermatologistas.

O evento também contará com a presença da diretora de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez; Zuleide Dantas Wanderley, gerente das Doenças Transmitidas por Microbactérias; Daniele Rodrigues, diretora do Distrito Sanitário V; Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco; Ana Wylma Saiva, coordenadora Estadual do Programa de Controle Prevenção de Hanseníase; e Milde Cavalcanti, coordenadora Municipal do Programa de Controle da Hanseníase do Recife.

A coordenadora Municipal do Programa de Controle da Hanseníase do Recife, Milde Cavalcanti, apontou o valor da iniciativa. “O evento é bastante importante, pois irá permitir uma troca de experiências entre os palestrantes e o público, permitindo que os participantes tirem suas dúvidas e se atualizem sobre a moléstia. Isso, consequentemente, irá refletir positivamente na qualidade do serviço que prestamos à população”. Ainda de acordo com a coordenadora, a iniciativa tem a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Pernambuco (SBD/PE) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Morhan).

Mais ações - No próximo sábado (5), haverá o momento mais aguardado da mobilização. Entre 8h e 14h, três consultórios estarão montados na Praça da Independência – conhecida como Pracinha do Diario, no centro do Recife. Neles, um grupo de 20 dermatologistas fará exames gratuitos de pele para identificar a doença. No Consultório na Praça, como a intervenção foi batizada, as pessoas passarão por uma triagem e, de acordo com a situação, seguirão para a avaliação clínica no local. Os resultados positivos para a doença serão encaminhados a unidades de referência no tratamento. A abertura do evento será feita pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Saiba mais – A hanseníase é uma doença milenar que atualmente atinge mais de 35 mil pessoas no Brasil. Só no Recife em 2010, cerca de 840 casos da doença foram contabilizados. A transmissão da enfermidade ocorre por meio de gotas de saliva, no ato do espirro ou tosse, quando o bacilo Mycobacterium leprae, que sobrevive até sete anos incubado no organismo, é eliminado do aparelho respiratório.


Serviço:
O quê: Profissionais de Saúde promovem seminário sobre a hanseníase
Quando: Nesta quarta-feira (2), das 13h30 às 18h
Onde: auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (Avenida Jean Emile Favre, 422, Ipsep).

Matérias Relacionadas
- Ação Cãomunitária mobiliza donos e fãs de cachorros na praça do Cordeiro
- PCR apóia 1a Ação Cãomunitária
- PCR implanta primeiro grupo de auto ajuda no tratamento da hanseníase
- Moradores do Ibura participam de caminhada de luta contra a hanseníase
- PCR realiza caminhada pela luta contra a hanseníase no Ibura
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife atuarão em resgate na região serrana do RJ
- PCR comemora Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental


Enviar    Imprimir