Gabinete do Prefeito     João da Costa visita obras do Habitacional Campo do Vila Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

JOÃO DA COSTA VISITA OBRAS DO HABITACIONAL CAMPO DO VILA
12:38 Quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2011

Fotos: Fernando Silva
Obras incluem a construção de 59 moradias
Moradores receberam João da Costa com festa

Com um custo total de R$ 4.420,884,50, as obras incluem a construção de 59 moradias, creche e centro comunitário, além pavimentação, drenagem, saneamento básico e abastecimento de água

Por Kellen Lima

Foi de braços abertos que os moradores da comunidade do Campo do Vila receberam o prefeito do Recife, João da Costa, na manhã desta quarta-feira (02). O encontro aconteceu enquanto o gestor vistoriava as obras do conjunto habitacional que contempla as famílias daquela localidade, no Espinheiro, zona noroeste da cidade. Além de representantes da comunidade, Costa foi acompanhado pelo chefe de gabinete, Félix Valente, e os secretários Abelardo Neves (Habitação); Ceça Britto (Relações com a Imprensa); Amir Schvartz (Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras) e Roberto Arrais (Meio Ambiente).

Com um custo total de R$ 4.420,884,50, as obras incluem a construção de 59 moradias, creche e centro comunitário, além de englobar pavimentação, drenagem, saneamento básico e abastecimento de água. “Esta é uma obra importante e o resultado está sendo muito positivo. É a terceira vez que venho até aqui e estou muito satisfeito, afinal é um programa que integra a comunidade à cidade, que vai permitir que eles tenham uma melhoria na qualidade de vida”, afirmou João da Costa.

O conjunto Campo do Vila será habitado por moradores que viviam em situação de vulnerabilidade. São 56 apartamentos distribuídos em quatro blocos, além de três casas - todos com 38m2 de área construída. Segundo Abelardo Neves, secretário de Habitação do Recife, as obras têm o objetivo de urbanizar toda a comunidade e devem ser concluídas até o final de maio.

As vielas e becos que permitem o deslocamento dos moradores serão totalmente modificados. Assim, 14 ruas serão pavimentas e saneadas, uma via será aberta para que a localidade se expanda, interligando-a à Avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários do Recife. “Garantimos a fixação das famílias neste local, onde elas já vivem há mais de 50 anos, permitindo o acesso fácil à avenida. Isso faz parte do nosso compromisso em melhorar a vida dos mais pobres, como já vínhamos fazendo”, enfatizou o prefeito.

Com uma criança de dois anos nos braços, Justina Maria de Farias, 40 anos, acompanhava a vistoria. Moradora da comunidade, ela estava emocionada e afirmou jamais acreditar que um dia poderia ocupar um apartamento. “Eu durmo no chão com meus filhos. É sempre muito triste ver minhas crianças terem que passar por isso. Mas o que estou vendo na minha frente vai ser minha nova casa, onde  vou poder viver mais  sossegada. Será  uma maravilha”, afirmou Justina. Desempregada e mãe de dois filhos (15 e 2 anos), ela pretende deixar a criança na escola, enquanto procura emprego. “Tenho certeza que minha vida vai mudar”, finalizou.

Política habitacional – Com recursos e projetos próprios, envolvendo diversas secretarias e órgãos, ou em parceria com os governos estadual e federal, a PCR já contabilizou - desde janeiro de 2009 - um investimento superior a R$ 60 milhões, com a entrega de 12 conjuntos habitacionais em diversos bairros da cidade. As novas moradias beneficiaram, diretamente, 1.481 famílias. Só em 2010, outros quatro conjuntos habitacionais foram inaugurados, totalizando 825 moradias e um investimento de R$ 33,2 milhões. Atualmente 17 novos conjuntos estão sendo construídos, em diversas localidades da Cidade, incluindo o Campo do Vila.

- Prefeito apresenta programação do Carnaval 2011
- Imbiribeira recebe Lagoa do Araçá recuperada
- Recife ganha mais um Telecentro
- Funcionários da Emprel podem adquirir 3G da Vivo com valores abaixo do mercado