Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

RECIFE GANHA MAIS UM TELECENTRO
15:00 Quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2011

A nova unidade funcionará na sede do PROCON-Recife

Nesta quinta-feira (03), às 10h, será realizada a cerimônia de inauguração do Telecentro da Boa Vista. A unidade é fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e o Procon–Recife, e atenderá a toda a população do entorno. O telecentro do Procon-Recife funcionará na sede da instituição, situada na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no Bairro da Boa Vista, local onde acontecerá o evento de amanhã.

Na ocasião estarão presentes a diretora do Procon, Cleide Torres; o coordenador do telecentro, José Mendonça; a secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Anita Dubeux; e o diretor do Núcleo de Inovação, Silvio Batusanschi.

O Telecentro é um local composto de computadores conectados à internet, onde a população poderá fazer trabalhos escolares e profissionais, enviar e receber e-mails, sem custo algum e ainda contarão com o auxílio de monitores. No espaço também serão realizados diversos cursos, como o de meta-reciclagem de computadores, onde os participantes irão adquirir informações sobre a reutilização equipamentos de informática com defeitos para montagem de novos computadores.

A unidade, que já está funcionando desde ontem (1º), conta com cinco computadores recondicionados que fazem parte do projeto contemplado no Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros - BR).

O projeto, que foi elaborado pelo Núcleo de Inovação da Prefeitura do Recife, através do Programa de Inclusão Digital (PID), completou o número de 18 telecentros no Município, sendo 11 unidades para recondicionamento e sete para implantação. Além disso, a proposta contemplou 35 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os monitores bolsistas, e 70 vagas para curso de formação para os bolsistas e os voluntários. O curso de formação terá, ao todo, 480h e acontecerá ao longo de doze meses, período das bolsas do CNPq. Dentre os conteúdos programáticos estão: gestão do Telecentro e a produção e publicação de conteúdo.

PID - criado no Recife, em 2006, o Programa busca democratizar o acesso às tecnologias da informação e comunicação, colocando à disposição das comunidades atendidas computadores, acesso à internet e um profissional de computação. A estratégia do PID é implantar os Telecentros em parceria com Instituições Públicas e do Terceiro Setor em todas as Regiões Político-Administrativas do Recife. Os monitores de telecentro são selecionados na própria comunidade onde moram e são capacitados em cursos de formação do Governo Federal.

Matérias Relacionadas
- Funcionários da Emprel podem adquirir 3G da Vivo com valores abaixo do mercado
- Prefeito entrega obras no Córrego do Jenipapo e Nova Descoberta
- Bloco Nem Com Uma Flor terá um novo estandarte
- João da Costa visita obras do Habitacional Campo do Vila
- João da Costa reúne bancada do PT na Câmara
- João da Costa prestigia eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa
- Conselho da Juventude realiza primeira reunião do ano
- João da Costa entrega balanço 2010 aos vereadores do Recife
- Feira das Mulheres tem artesanato, vestuário e peças decorativas
- Conselho de Juventude se reúne nesta terça-feira
- João da Costa recebe medalha do IAHGP
- Mulheres discutem meios de combater o tráfico de mulheres durante a Copa do Mundo de 2014
- Passeio ciclístico marca última edição do Viver o Bairro em janeiro
- Dia da Visibilidade Trans é comemorado com apoio da Prefeitura
- Passeio ciclístico toma as ruas do Recife no Projeto Viver o Bairro
- Prefeitura do Recife realiza abertura oficial do Ano Letivo 2011
- Prefeitura nomeia 200 novos professores
- João da Costa anuncia novos secretários municipais
- Prefeito do Recife assina ordem de serviço para o início das obras de novo habitacional
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (29)


Enviar    Imprimir