Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

JOÃO DA COSTA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL MULTICULTURAL 2011
13:42 Quinta-feira, 3 de Fevereiro de 2011

Em entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (03), o prefeito do Recife anunciou as atrações da Folia de Momo
 
Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, concedeu entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (03), para apresentar a programação do Carnaval Multicultural 2011. Presentes ao evento estavam a imprensa, autoridades, o secretariado municipal e diversos artistas do cenário local e nacional. O anúncio aconteceu na Di Branco Recepções, no Bairro do Recife.

Compondo a mesa de abertura estavam o prefeito João da Costa; os secretários Renato L (Cultura); Carlos Braga (Turismo); o deputado André Campos; Luciana Félix (presidente da Fundação de Cultura); André Brasileiro (coordenador do Carnaval do Recife); o vereador Inácio Neto e os homenageados dos Dias de Momo, Tereza Costa Rêgo e Maestro Duda.

Após saudar os presentes, especialmente os artistas que fazem o carnaval, como Claudionor Germano e Naná Vasconcelos, o gestor destacou como foi a preparação do carnaval que, segundo ele, solidificam o Recife como um espaço culturalmente democrático. “É um grande desafio fazer esta festa, depois de 10 anos de um carnaval que está consolidado como multicultural. Ao pensar a programação nos preocupamos em valorizar a cultura da nossa cidade, as expressões culturais que fazem as nossas tradições, sem esquecer o seu caráter multicultural, trazendo também o que é produzido no restante do Brasil e do mundo”, afirmou Costa.

O prefeito destacou, ainda, a importância dos pólos como os de Nova Descoberta, Ibura, Casa Amarela e o da Bomba do Hemetério, se destacando, este último, como uma novidade que atende à solicitação popular, por meio do Orçamento Participativo. “Aperfeiçoamos e ampliamos o nosso modelo de carnaval e incorporamos o pólo da Bomba do Hemetério, que é um celeiro cultural, berço de tantos talentos. Assim valorizamos a participação das pessoas e faremos carnaval grandioso, do ponto de vista cultural, econômico e social”, finalizou o gestor.

Para o Coordenador do Carnaval do Recife, André Brasileiro, a festa dos dias de Momo será palco de grandes encontros. “Levando em conta o conceito da multiculturalidade, promoveremos um encontro entre nossas raízes africana, indígena e européia. Em nosso show de abertura, sob a direção musical de Lenine, apresentaremos ‘Sob o Mesmo Céu’, um espetáculo que fala sobre a diversidade do Brasil”, afirmou.

Artistas - Irreverente, segurando um cata-vento, o músico Naná Vasconcelos diz que não está no comando da “Noite dos Tambores Silenciosos”. “Estou somando, unido forças com os 10 mestres das 10 nações, lembrando os 10 anos do Carnaval Multicultural, celebrando as diferenças e exaltando as similaridades”, disse Vasconcelos. Já Almir Rouche, que também animará os foliões, afirmou que o momento é relevante, uma vez que “abre espaço para os artistas locais interagirem com os do restante do país”. 

A programação é diversificada e levará aos foliões desde o frevo pernambucano, ao samba carioca, passando pela música eletrônica e pela ciranda. Para isso, alguns nomes de destaque serão ouvidos durante todo o carnaval do Recife, como os de Antônio Nóbrega,  Alceu Valença, Lenine, Elba Ramalho, Antulho Madureira, Jorge Aragão, Preta Gil, Silvério Pessoa, Maria Gadú, Céu, Marina Lima, Orquestra 100% Mulher; Almir Rouche, Reginaldo Rossi, Zélia Duncan, Maestro Forró, Marrom Brasileiro, Nação Zumbi, Gerlane Lops e muitos outros.

Turismo - Para os dias de Momo, segundo o secretário de Turismo, Carlos Braga, espera-se que a Cidade receba cerca de 700 mil pessoas, entre visitantes e turistas, enquanto o setor hoteleiro terá vagas ocupadas em sua totalidade. Já o trajeto da folia será devidamente sinalizado: do aeroporto ao Terminal Integrado de Passageiros, passando pelos hotéis, às vias públicas, placas de boas-vindas, em diversas línguas, e painéis ilustrativos introduzirão as pessoas no clima carnavalesco.

Confira aqui toda a programação do Carnaval Multicultural do Recife 2011. 

Matérias Relacionadas
- As Novas Aventuras dos Três Porquinhos no Sítio Trindade
- História de John Lennon em cartaz no Cinema Apolo
- Oficina de Maquiagem é oferecida pela Escola de Frevo e Teatro do Parque
- Naná Vasconcelos comanda primeiro ensaio de maracatus na Rua da Moeda
- Naná Vasconcelos comanda primeiro ensaio de maracatus na Rua da Moeda
- Ensaios de carnaval agitam final de semana do Pátio
- Porta-Estandarte, Mestre-Sala e Porta-Bandeira disputam título na próxima segunda
- Teatro Hermilo retoma programação
- Prefeitura do Recife promove o Cine Carnaval
- Concurso Prêmios Literários abre inscrições nesta terça-feira
- Teatro Hermilo retoma programação
- Maracatu, reggae e rap agitam a Terça Negra
- Concurso de Rei e Rainha do Carnaval Multicultural 2011 chega repleto de novidades
- Musical O Garoto de Liverpool em exibição do Cinema Apolo
- PCR oferece programação diversificada para o final das férias
- PCR prorroga prazo para solicitação de apoio e serviços
- Comunidade Quilombola de União dos Palmares é atração da Terça Negra
- Exposição fotográfica continua na Biblioteca Popular de Afogados
- Concurso de fantasias do Baile Municipal abre inscrição nesta segunda (24)
- Zenaide Bezerra faz palestra na Casa do Carnaval


Enviar    Imprimir