Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Recife ganha o 10º telecentro Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

RECIFE GANHA O 10º TELECENTRO
16:25 Quinta-feira, 3 de Fevereiro de 2011

Ivanildo Francisco
Este é o 10º telecentro inaugurado pela PCR

A unidade irá beneficiar a população que reside no bairro da Boa Vista

Por Gérsica Marques

Espaço com acesso gratuito a conteúdos dirigidos ao direito do consumidor através da rede mundial de computadores. Este é o perfil do 10º telecentro, inaugurado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (03) na sede do Procon-Recife (Boa Vista) e contou com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti; e da diretora do Procon – Recife, Cleide Torres.

“Esta nova unidade, que marca a ampliação e a consolidação do Programa de Inclusão Digital (PID), possui como diferencial a utilização da internet associada ao Procon, que é o serviço oferecido pela Prefeitura do Recife para solução de conflitos relativos ao consumo”, comentou o secretário José Bertotti. Ele explicou que, por meio da utilização da rede mundial de computadores, a população terá acesso a parte das ações realizadas pela entidade, como a abertura de uma reclamação, por meio do portal da Prefeitura do Recife.

A unidade, além de facilitar ao cidadão ter acesso à informação, irá colaborar com a consolidação de oficinas de metareciclagem. O curso, que tem o objetivo de ensinar a população a reutilizar equipamentos de informática com defeitos para montagem de novos computadores, é realizado há dois anos na entidade. Os computadores utilizados nas aulas são fruto de doações. Esses equipamentos recondicionados pelos alunos são doados a comunidades carentes.

O telecentro instalado no Procon é composto por cinco computadores conectados à internet que podem ser utilizados por qualquer pessoa. A unidade funciona na sede da instituição, situada na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no Bairro da Boa Vista.

PID - criado no Recife, em 2006, o Programa busca democratizar o acesso às tecnologias da informação e comunicação, colocando à disposição das comunidades atendidas computadores, acesso à internet e um profissional de computação. A estratégia do PID é implantar os telecentros em parceria com Instituições Públicas e do Terceiro Setor em todas as Regiões Político-Administrativas do Recife. Os monitores de telecentro são selecionados na própria comunidade onde moram e são capacitados em cursos de formação do Governo Federal.

- Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã recebe Certificado de Excelência
- SDHSC comemora Dia da Visibilidade Trans
- Comud realiza 44ª Plenária
- Seminário aborda a diversidade das religiões no Mamam