Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

EXAMES DE PELE SERÃO OFERECIDOS PELA PCR À POPULAÇÃO NESTE SÁBADO, NA PRACINHA DO DIARIO
17:19 Sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2011

O Consultório na Praça chamará atenção para possíveis casos de hanseníase

Por Tádzio Estevam

As pessoas que passarem pelo centro do Recife, especificamente pela Pracinha do Diario, entre às 8h e 14h deste sábado (05), terão a oportunidade de realizar exames de pele e tirar dúvidas sobre hanseníase. A iniciativa, promovida pela PCR, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco, encerra as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado todo último domingo do mês de janeiro.

Este é o momento mais aguardado da campanha. No local, três consultórios estarão montados e equipados com um grupo de 20 dermatologistas que fará exames gratuitos de pele para identificar a doença. No Consultório na Praça, como a intervenção foi batizada, as pessoas passarão por uma triagem e, de acordo com a situação, seguirão para a avaliação clínica no local. Os resultados positivos para a doença serão encaminhados a unidades de referência no tratamento. A abertura do evento será feita pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Apesar da ação acontecer em área recifense, a população que não tem domicílio na capital pernambucana não deverá se preocupar. “Nos casos positivos da doença em moradores de outros municípios, os procedimentos serão feitos da mesma forma. Teremos a relação das unidades que poderão receber os pacientes que residem em Olinda, Paulista, Camaragibe e em outros municípios da Região Metropolitana do Recife”, informou a coordenadora municipal do programa de hanseníase, Milde Cavalcanti. O Consultório na Praça também disponibilizará palestras, distribuição de material educativo e caminhada pelas principais ruas do centro do Recife. A marcha será acompanhada por uma orquestra de frevo.

Ações - Outras atividades também compuseram a campanha no Recife. Na última semana de janeiro, várias mobilizações foram feitas nos seis distritos sanitários que compõem a rede municipal de saúde. No último dia 24, os moradores do Ibura, Zona Sul do Recife, participaram de uma caminhada pelas ruas do bairro que culminou na realização de exames de pele na Praça da Vitória (UR-01). Já no dia 27, foi implantado, na Unidade de Saúde da Família da Brasilit, Zona Oeste, o primeiro grupo de autoajuda para pacientes da moléstia. Formado por pacientes e ex-pacientes, o grupo vai atuar como agente multiplicador da informação e conduzirá pessoas identificadas com a doença para atendimento na rede.

Na última quarta-feira (02), as instituições parceiras realizaram um seminário com o objetivo de atualizar e aprimorar os conhecimentos dos médicos da Atenção Básica do Recife.

Dados – A hanseníase é uma doença milenar que ainda acomete milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são diagnosticados anualmente mais de 35 mil pessoas. No Recife, em 2010, foram contabilizados 836 casos da moléstia.

A transmissão ocorre por gotas de saliva, no ato do espirro ou tosse, quando o bacilo Mycobacterium leprae, que sobrevive até sete anos incubado no organismo, é eliminado do aparelho respiratório. O tratamento está disponível gratuitamente em todos os postos e nas unidades de referência na rede municipal de saúde: policlínicas Gouveia de Barros (Boa Vista), Dr. Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Clementino Fraga (Vasco da Gama), Lessa de Andrade (Madalena), Agamenon Magalhães (Afogados) e Pina, além do Centro de Saúde Ivo Rabelo (Ibura). A duração do tratamento varia de seis meses a um ano.

Matérias Relacionadas
- Prefeito entrega USF para moradores do Ibura de Baixo
- PCR capacita profissionais de saúde com seminário sobre a hanseníase
- PCR promove seminário sobre a hanseníase para profissionais de saúde
- Ação Cãomunitária mobiliza donos e fãs de cachorros na praça do Cordeiro
- PCR apóia 1a Ação Cãomunitária
- PCR implanta primeiro grupo de auto ajuda no tratamento da hanseníase
- Moradores do Ibura participam de caminhada de luta contra a hanseníase
- PCR realiza caminhada pela luta contra a hanseníase no Ibura
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife atuarão em resgate na região serrana do RJ
- PCR comemora Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias


Enviar    Imprimir