Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     Prefeitura divulga resultado do julgamento de habilitação para viário da Via Mangue Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DIVULGA RESULTADO DO JULGAMENTO DE HABILITAÇÃO PARA VIÁRIO DA VIA MANGUE
16:29 Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2011

A Prefeitura do Recife dá mais um passo dentro do processo de licitação das obras do viário do projeto Via Mangue. Está publicado no Diário Oficial do Município, desta quinta-feira (10), o resultado do julgamento de habilitação das empresas interessadas no certame. Das seis empresas que apresentaram a documentação exigida para esta etapa, três continuam na disputa. A próxima etapa da licitação será a abertura, no próximo dia 18, das propostas de preços, caso não haja interposição de recurso.

A licitação contempla a última parte do projeto viário composto por diversas intervenções, desde a via em si, até a construção de pontes e elevados. Aqui está incluída também a alça que interligará a Ponte Paulo Guerra, no Pina, à Via Mangue. A obra tem prazo previsto de 30 meses para sua conclusão. O início das obras de construção da via vai possibilitar a criação de diversas vagas de trabalho. Pelas estimativas iniciais, cerca de 900 empregos, entre diretos e indiretos, serão gerados quando os serviços estiverem em andamento.

Sistema Viário – O viário da Via Mangue será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem a via terá 4,5km; já no sentido Boa Viagem/Centro a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); uma alça de ligação (alargamento da Ponte Paulo Guerra), além de uma passagem semi enterrada.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contempla ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

O projeto – A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal/Caixa Econômica Federal, que conta com recursos do FGTS, através do Programa PRÓ-TRANSPORTE – Projetos PAC Copa do Mundo FIFA 2014.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3, na Imbiribeira, já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidade de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 estão com as obras em andamento no bairro do Pina. Para estes, serão transferidas 640 famílias das localidades Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio.

A primeira etapa do complexo viário foi entregue em 2008. Ela contemplou a construção do Túnel Josué de Castro que interligou a Avenida Antônio de Góis à Rua República Árabe Unida, passando por baixo da Avenida Herculano Bandeira; a implantação de passarela sobre a Avenida Herculano Bandeira, além de melhorias em vias próximas.

Matérias Relacionadas
- Viver o bairro em edição especial
- Prefeito lança Primeiro Plano de Mobilidade do Recife
- João da Costa entrega edifício-sede requalificado
- Costureiras negras confeccionam novo estandarte do bloco Nem Com Uma Flor
- Vigilância Sanitária capacita novas integrantes da Rede de Economia Popular e Solidária
- João da Costa visita ateliê da artista Tereza Costa Rêgo
- Prefeito faz visita ao Caiara
- Edifício da PCR será entregue pelo prefeito nesta quinta-feira
- João da Costa lança o Primeiro Plano de Mobilidade do Recife
- Prefeito faz visita ao ateliê de Tereza Costa Rêgo
- João da Costa empossa 200 novos professores
- Eventos em fevereiro iniciam as comemorações do Dia Internacional da Mulher
- João da Costa inaugura obra do OP no Barro
- João da Costa visita o Caiara
- Prefeito João da Costa empossa novos professores concursados
- João da Costa anuncia o 47º Baile Municipal
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping
- Prefeito entrega mais uma obra do OP no Barro
- Saúde encerra ciclo de Atividades circenses para crianças e adolescentes
- João da Costa e cônsul do Japão se encontram na Prefeitura do Recife


Enviar    Imprimir