Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ESPETÁCULO MARCA ENCERRAMENTO DE AULAS CIRCENSES NA ACADEMIA DA CIDADE
21:34 Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011

 A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o  projeto Circo Metropolitano. Ao todo, 100 crianças com idades entre nove e 16 anos aprenderam as técnicas milenares.

A Academia da Cidade do Coque virou picadeiro na noite desta quinta-feira (10). No espaço, os moradores da área assistiram a um espetáculo que marcou o encerramento das oficinas de palhaço e acrobacia de solo promovidas pelo projeto Circo Metropolitano nos meses de janeiro e fevereiro. Cerca de 25 garotos e garotas da área apresentaram o que foi aprendido desde o início do ano, entre movimentos que exigiam agilidade física e timing para contação de estórias.

Um deles foi Maxwell Victor da Silva, 10 anos. “Soube da oficina e resolvi participar. Sempre gostei de palhaços, mas nunca tinha pensado em fazer um curso que ensinasse isso. Achei as aulas muito bacanas e agora quero repassar para os meus colegas o que aprendi aqui. Se tiver outra oficina, vou participar de novo”, afirmou.

A programação contou ainda com a apresentação do grupo de hip hop A Liga do Pró, que ensaiaram sob orientação dos profissionais da Academia da Cidade da Jaqueira. Com o visual marcante do movimento cultural, os rapazes exibiram coreografias impactantes. O público, embalado, vibrava muito a cada movimento típico da dança break. O Palhaço Pinóquio, que ministrou oficina de tecnicas circense, fez parte da programação do evento. Bastante irreverente, fez diversas gags e ainda investiu em número de mágica. O resultado não podia ser outro: muitas gargalhadas e inúmeras salvas de palmas.

Completando a programação, houve a demonstração de um grupo formado por garotos e garotas do Coque ligados ao programa Círculos Populares de Esporte e Lazer, vinculados à autarquia Geraldão. Os participantes jogaram capoeira e ainda mostraram como dançar maculelê e samba-de-roda.

Durante as danças, os adolescentes foram acompanhados de Lucia Fresa e Vicenzo Savini, integrantes de uma comitiva da Prefeitura de Bolonha, na Itália. A vinda dos dois é resultado de um acordo de cooperação técnica da Prefeitura do Recife com a administração daquela cidade europeia e o grupo Pé no Chão. O intercâmbio pretende apresentar informações sobre oportunidades dos jovens no mercado de trabalho após participação em projetos sociais. Entre outras ações, eles também conheceram o Consultório de Rua, iniciativa colocada em prática pela Secretaria Municipal de Saúde para estender a assistência até dependentes químicos em situação de rua ou que passam muito tempo em espaços públicos.

“Tivemos uma aceitação muito boa ao projeto de aulas circenses, principalmente pelo fato de a linguagem deste universo ser bastante próxima da criança e adolescente. Utilizamos um espaço democrático, que envolveu a participação de várias secretarias municipais, para a promoção da saúde. Mostramos que a prática de atividades de lazer e cultura também é uma forma de se conseguir bons resultados no cuidado, no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida”, apontou Ebrivaldo Cavalcanti, gerente da Academia da Cidade.

A oferta de oficinas de arte circense contemplou dois pólos o programa municipal, o do Coque e o de Santo Amaro, ambos no centro da cidade. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Circo Metropolitano. Ao todo, 100 crianças com idades entre nove e 16 anos aprenderam as técnicas milenares.

Matérias Relacionadas
- Plenária discute a 5ª Conferência da Mulher
- João da Costa participa de reunião de enfrentamento à dengue
- Prefeitura e Estado discutem o atendimento às mulheres vítimas de violência
- Carnaval dita o ritmo da edição especial do Viver o Bairro
- CTTU monitora trânsito para clássico na Ilha do Retiro pelo Pernambucano
- Viver o bairro em edição especial
- João da Costa visita obras no Ibura
- Plenária discute a 5ª Conferência da Mulher
- Prefeito João da Costa recebe a comenda Galo de Ouro
- Secretário de São Luís vem a Recife conhecer tecnologia de gel impermeabilizante
- PCR investe em humanização e amplia assistência domiciliar para pacientes crônicos
- Prefeitura divulga resultado do julgamento de habilitação para viário da Via Mangue
- Viver o bairro em edição especial
- Prefeito lança Primeiro Plano de Mobilidade do Recife
- João da Costa entrega edifício-sede requalificado
- Costureiras negras confeccionam novo estandarte do bloco Nem Com Uma Flor
- Vigilância Sanitária capacita novas integrantes da Rede de Economia Popular e Solidária
- João da Costa visita ateliê da artista Tereza Costa Rêgo
- Prefeito faz visita ao Caiara
- Edifício da PCR será entregue pelo prefeito nesta quinta-feira


Enviar    Imprimir