Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

JOÃO DA COSTA APRESENTA AMPLIAÇÃO DO SAD
16:04 Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011

O Serviço de Assistência Domiciliar é um programa inovador do Recife e presta atendimento residencial a pacientes crônicos. Desta vez, contemplará também os moradores da Zona Oeste.

Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, apresentou – na manhã desta sexta-feira (11), no Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante, Torrões - a ampliação do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD). A partir de agora, os moradores da Zona Oeste podem contar com o serviço, que presta atendimento residencial aos pacientes crônicos, necessitados de cuidados especiais e que não podem deslocar-se até as Unidades de Saúde.

Segundo João da Costa, os atendimentos domiciliares propiciarão o aumento de 360 leitos hospitalares – capacidade atendida pelo SAD. “ É um  grande passo  que estamos dando no sistema público municipal de saúde, que mudou a forma de atendimento das pessoas, que ficavam horas em uma fila, que não tinham medicamentos disponíveis. Com o programa, os hospitais terão mais leitos disponíveis e isso é um dos avanços da gestão. Chegamos a um sistema de saúde municipal resolutivo, acolhedor, respeitoso e digno, para uma população que precisa nos momentos mais difíceis, incertos e dolorosos”, afirmou o prefeito João da Costa.

Contando com equipes multidisciplinares, o SAD - dada sua extensão - passa a atender os bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Zumbi, Engenho do Meio, Torrões, Caxangá, Cidade Universitária e Várzea. Naquelas localidades cinco grupos - compostos por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, nutricionistas e apoio administrativo prestarão atendimento aos usuários, contando – sempre – com a utilização das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como de toda sua estrutura, como a UTI móvel. O SAD já está implantado em todos os Distritos Sanitários da Cidade, com exceção do DS VI.

Humanização - Para o secretário de Saúde, Gustavo Couto, a proposta e ampliação do programa é resultado do compromisso da gestão com a população da Cidade. “As pessoas precisam de cuidado, carinho e atenção especial no atendimento. Não é fácil ter em casa um parente em condições de doença crônica, que gera tanta angústia para seus familiares. Com este trabalho, então, levamos para dentro das casas o profissionalismo, envolvido em um caráter de dignidade, acolhimento e a humanização necessária”, enfatizou.

Fico feliz em fazer parte do projeto. É gratificante fazer um trabalho tão importante para a comunidade, que muitas vezes vive em condições de miséria. São pessoas necessitadas e serão todas bem atendidas, esse é o grande diferencial”, disse a enfermeira Conceição Michele dos Santos, integrante da nova equipe do SAD – Zona Oeste.

Hospitais conveniados à rede municipal foram convidados a participar do SAD, dando apoio ao serviço. Para atender aos bairros da Zona Oeste, a Santa Casa de Misericórdia – Hospital Santo Amaro, se integra ao programa, do qual já participam o Complexo Hospitalar Oscar Coutinho e o Hospital Maria Lucinda, os quais atendem outras áreas do Recife.

Infelizmente minha mãe faleceu, há 7 anos, e ela sofreu muito, doente e presa a uma cama. Se fosse nos tempos de hoje, com o atendimento em casa, também teria sido diferente para ela. Mas mesmo assim eu fico feliz, porque sei que outras pessoas terão a oportunidade que ela não teve. É uma conquista para a nossa comunidade”, disse a aposentada Nilda Maria da Costa, 73 anos.

Estiveram presentes ao evento Niedja Queiroz (secretária de Assistência Social); Cláudio Duarte (secretário de Educação, Esporte e Lazer); Félix Valente (Chefe do Gabinete do Prefeito); Fernando Costa (Diretor da Santa Casa de Misericórdia); Tiago Feitosa (assessor executivo da Secretaria de Saúde); Humberto Antunes (representante do Governo do Estado); Rosely Nascimento (gerente do DS IV); Paulo Augusto (usuário – SAD); Leonardo Gomes (coordenador do SAMU – Recife); Augusto Miranda (coordenador do OP) e os vereadores Inácio Neto, Jurandir Liberal (presidente da Câmara Municipal), Alfredo Santana, Jairo Brito, Maguari, Estefano Menudo e Eri Silva .

/

Matérias Relacionadas
- Conselho Municipal de Saúde conta com novo coordenador em 2011
- Programa Academia da Cidade inicia programação do Ciclo Carnavalesco
- Consultório na Praça faz mutirão de exames de pele para detectar casos de hanseníase neste sábado
- Exames de pele serão oferecidos pela PCR à população neste sábado, na Pracinha do Diario
- Prefeito entrega USF para moradores do Ibura de Baixo
- PCR capacita profissionais de saúde com seminário sobre a hanseníase
- PCR promove seminário sobre a hanseníase para profissionais de saúde
- Ação Cãomunitária mobiliza donos e fãs de cachorros na praça do Cordeiro
- PCR apóia 1a Ação Cãomunitária
- PCR implanta primeiro grupo de auto ajuda no tratamento da hanseníase
- Moradores do Ibura participam de caminhada de luta contra a hanseníase
- PCR realiza caminhada pela luta contra a hanseníase no Ibura
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife atuarão em resgate na região serrana do RJ
- PCR comemora Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife


Enviar    Imprimir