Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE REUNIÃO DE ENFRENTAMENTO À DENGUE
00:00 Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2011

Participaram do encontro o governador Eduardo Campos, gestores públicos municipais, secretários e autoridades, a fim de dar início à elaboração de plano de enfrentamento da moléstia

Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, participou – na manhã desta segunda-feira (14), da reunião do Comitê de Contingência para Enfrentamento da Epidemia de Dengue em Pernambuco, promovida pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde. Participaram do encontro o governador Eduardo Campos, gestores públicos municipais, secretários e autoridades, a fim de dar início à elaboração de um plano de enfrentamento da doença que, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, levou 20 pernambucanos a óbito em 2010.

Informações do Ministério da Saúde apontam que 19 municípios pernambucanos, incluindo o Recife, podem vir a sofrer uma nova epidemia da dengue em 2011, devido às questões climáticas e a circulação dos três tipos de vírus da doença. Dessa forma, a reunião apresentou-se como um momento de articulação política e de ações voltadas para o combate à doença. Em pauta, estiveram questões envolvendo saneamento básico e abastecimento de água, além de vias facilitadoras ao surgimento e procriação do Aedes aegypti, vetor da doença.

“Este é um trabalho muito importante, articulado entre os governos federal, estadual e municipais, em que iremos formular ações a partir das prioridades destacadas pela presidenta Dilma. Recife atua positivamente no combate à dengue, contamos, por exemplo, com os agentes de saúde ambiental, mas o mosquito não conhece barreiras geográficas, não adianta o Recife cuidar bem desta questão, se o município vizinho não o faz. A partir deste primeiro encontro e dos próximos, o Recife levará suas experiências para que os outros prefeitos tenham conhecimento e se utilizem delas, sempre que possível”, afirmou João da Costa.

Segundo o prefeito do Recife, a reunião apresentou um resultado perceptível em três esferas: saúde pública, social e política. “São motivos suficientes para mobilizar prefeitos e a sociedade. Essa nova estratégia é uma forma de dar um passo adiante no combate à dengue”. O gestor municipal lembrou que a doença tipo 4 já chegou ao norte do país, segundo dados do Ministério da Saúde. “Já foi notificado o novo caso da doença na Amazônia e precisamos nos preparar para isso, precisamos montar um plano eficaz para que o mosquito não se instale”, enfatizou Costa.

Para o governador Eduardo Campos, ações imediatas de educação e conscientização envolvendo a mobilização da sociedade são necessárias para o sucesso da empreitada. “Por isso é fundamental tomarmos medidas antecipadas e há a necessidade de todos ajudarem. Para isso vamos qualificar o pessoal do PSF (Programa Saúde da Família), os agentes de saúde ambiental, para enfrentar a realidade da dengue. Teremos grandes desafios, como a questão do saneamento básico e abastecimento de água, para os quais daremos prioridade, porque têm implicação efetiva sobre a dengue”, disse Campos.

Uma reunião técnica, com os secretários de saúde municipais já está marcada para esta terça-feira (15), quando gestores de saúde e técnicos poderão discutir ações enfáticas no combate ao Aedes aegypti.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura e Estado discutem o atendimento às mulheres vítimas de violência
- Carnaval dita o ritmo da edição especial do Viver o Bairro
- CTTU monitora trânsito para clássico na Ilha do Retiro pelo Pernambucano
- Viver o bairro em edição especial
- Espetáculo marca encerramento de aulas circenses na Academia da Cidade
- João da Costa visita obras no Ibura
- Plenária discute a 5ª Conferência da Mulher
- Prefeito João da Costa recebe a comenda Galo de Ouro
- Secretário de São Luís vem a Recife conhecer tecnologia de gel impermeabilizante
- PCR investe em humanização e amplia assistência domiciliar para pacientes crônicos
- Prefeitura divulga resultado do julgamento de habilitação para viário da Via Mangue
- Viver o bairro em edição especial
- Prefeito lança Primeiro Plano de Mobilidade do Recife
- João da Costa entrega edifício-sede requalificado
- Costureiras negras confeccionam novo estandarte do bloco Nem Com Uma Flor
- Vigilância Sanitária capacita novas integrantes da Rede de Economia Popular e Solidária
- João da Costa visita ateliê da artista Tereza Costa Rêgo
- Prefeito faz visita ao Caiara
- Edifício da PCR será entregue pelo prefeito nesta quinta-feira
- João da Costa lança o Primeiro Plano de Mobilidade do Recife


Enviar    Imprimir