Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA UPA SOLANO TRINDADE
10:15 Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2011

A unidade de saúde tem capacidade para atender 500 pacientes por dia

Por Mauro Rossiter

O prefeito do Recife, João da Costa, acompanhou o governador do Estado, Eduardo Campos, durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Solano Trindade, na comunidade de Nova Descoberta, bairro de Casa Amarela, na noite da última terça-feira (15). O ato contou com a presença de secretários estaduais e municipais, vereadores, presidentes e diretores de autarquias e empresas públicas, além de vários moradores do bairro e de localidades vizinhas.

O prefeito, em companhia do governador e da primeira-dama do Estado, Renata Campos, visitou as alas da nova UPA, cumprimentando médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde no local. A unidade, a 13ª inaugurada pelo Governo do Estado, é de atendimento de média complexidade, tem capacidade para atender 500 pacientes por dia e conta com consultórios de pediatria, traumatologia e clínica médica. O investimento, oriundo dos governos Estadual e Federal, foi de cerca de R$ 6 milhões.

João da Costa destacou a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população local. “Eu estou muito contente e emocionado. Vejo que, pouco a pouco, a qualidade de vida da população de Nova Descoberta está melhorando. Essa região tinha um imenso vazio na área da saúde, e agora podemos ver a felicidade do povo. A UPA vai ser uma referência muito importante para o cuidado com a saúde da população”, disse. O gestor informou ainda que outras iniciativas estão previstas para a região. “Tem muito mais a ser feito, como contenção de barreiras, construção de creches e escolas. Juntos, vamos acelerar essas obras para melhorar a vida de todos”, finalizou.

O governador também frisou os serviços que passam a ser oferecidos pela Unidade de Pronto Atendimento. “Vamos ter 250 profissionais de saúde que vão manter essa UPA aberta 24 horas por dia, sábados, domingos e feriados, 365 dias por ano”. Na ocasião, Eduardo Campos ainda destacou as ações que Governo do Estado vem realizando em parceria com a Prefeitura do Recife no bairro. “Mais cedo, vi os trabalhos que estamos fazendo em parceria com o prefeito João da Costa para a contenção de barreiras, visando à época das chuvas. Eu me sinto feliz em ver que a união e o trabalho estão tendo resultados”, comentou.

A instalação da UPA em Nova Descoberta vai beneficiar uma população do bairro e comunidades vizinhas, como Brejo da Guabiraba e Vasco da Gama. “Foi uma coisa importantíssima colocarem essa UPA. Isso já era um pedido antigo da população. Agora vai desafogar os outros hospitais e vai melhorar muito a questão da saúde aqui”, relatou Vital Telles, morador de Nova Descoberta há 26 anos.

UPA Solano Trindade - O nome da unidade de saúde foi sugerido pelo deputado estadual e secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento, em homenagem a Solano Trindade, personalidade pernambucana que simboliza a cultura negra e a luta contra o racismo e a descriminação. Já o local para a instalação da unidade foi uma ideia de João da Costa. O gestor indicou a comunidade de Nova Descoberta quando soube que Eduardo Campos queria inaugurar uma UPA na zona norte da Cidade.

Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. A UPA é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Mas a Unidade também está preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.

Matérias Relacionadas
- Pólos carnavalescos do centro do Recife passam por desratização
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes sobre venda e manuseio de alimentos
- João da Costa apresenta ampliação do SAD
- Conselho Municipal de Saúde conta com novo coordenador em 2011
- Programa Academia da Cidade inicia programação do Ciclo Carnavalesco
- Consultório na Praça faz mutirão de exames de pele para detectar casos de hanseníase neste sábado
- Exames de pele serão oferecidos pela PCR à população neste sábado, na Pracinha do Diario
- Prefeito entrega USF para moradores do Ibura de Baixo
- PCR capacita profissionais de saúde com seminário sobre a hanseníase
- PCR promove seminário sobre a hanseníase para profissionais de saúde
- Ação Cãomunitária mobiliza donos e fãs de cachorros na praça do Cordeiro
- PCR apóia 1a Ação Cãomunitária
- PCR implanta primeiro grupo de auto ajuda no tratamento da hanseníase
- Moradores do Ibura participam de caminhada de luta contra a hanseníase
- PCR realiza caminhada pela luta contra a hanseníase no Ibura
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife atuarão em resgate na região serrana do RJ
- PCR comemora Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental


Enviar    Imprimir