Saúde     Saúde capacita redutores de danos e assistentes de prevenção que atuarão no Carnaval Multicultural 2011 Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Saúde

SAÚDE CAPACITA REDUTORES DE DANOS E ASSISTENTES DE PREVENÇÃO QUE ATUARÃO NO CARNAVAL MULTICULTURAL 2011
19:57 Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011

Lú Streithorst
Capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde

Equipes trabalharão, entre outras abordagens, na redução de danos causados pelo uso de álcool, fumo e outras drogas

Uma equipe ainda mais afiada para atuar no Carnaval Multicultural Recife 2011”. A afirmação é de Pollyanna Pimentel, coordenadora do Mais Vida na Folia, após capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde neste fim de semana (19 e 20), no auditório da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.

Aproximadamente cem redutores de danos e assistentes de prevenção estiveram presentes na qualificação. Durante a Folia de Momo, o grupo trabalhará junto à população, de forma a minimizar riscos provocados pelo consumo de álcool, fumo e outras drogas, entre outros potenciais fatores de danos à saúde.

Ao longo do evento, os participantes foram atualizados sobre assuntos como contracepção de emergência; precaução contra acidentes, exploração sexual e violência; e prevenção à aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. A programação também abordou assuntos como tipos e consumo de drogas e o atual contexto de uso na sociedade.

A receptividade do pessoal foi a melhor possível. Entre outras questões, discutimos o fluxo de atuação de cada um dos envolvidos no processo. O trabalho será desenvolvido de forma integrada, contemplando diversas políticas públicas de saúde do Município, e esperamos uma repercussão bastante positiva durante todo o Carnaval Multicultural”, ressaltou Pollyanna Pimentel.

Prática - Nos dias que marcam a festa dedicada a Momo, os assistentes de prevenção e os redutores de danos participarão de mobilizações que incluem encenação de esquetes teatrais, distribuição de material educativo, preservativos, garrafas descartáveis e muito mais. O trabalho inclui ainda mobilizações em prévias como o Baile Municipal, no próximo dia 26.

A capacitação é uma maneira de otimizar a atuação desses profissionais no Carnaval, que apresenta diversas peculiaridades, tanto pela duração do evento como por outros fatores. Todas as equipes devem saber a melhor forma de abordar o público, principalmente em situações diferenciadas, como quando alguém está fazendo uso ou sob efeito de entorpecentes”, acrescentou a gerente do Mais Vida na Folia.

Ação - O Mais Vida na Folia é uma estratégia de prevenção utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde durante o Carnaval Multicultural. Em sua oitava edição, ela integra a Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas da Prefeitura do Recife, tendo como foco o estímulo à adoção de medidas preventivas em relação a comportamentos de risco, garantindo o bem-estar de todos e uma festa mais segura.

- Porteiros e zeladores de condomínio do Recife receberão capacitação sobre dengue
- PCR Promove semana de promoção à saúde no PSF da UR3 - Ibura
- Assistentes de prevenção e redutores de danos serão capacitados para atuação no Carnaval Multicultural 2011
- Polos carnavalescos do centro do Recife passam por desratização