Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA SEDIA CAPACITAÇÃO EM ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
00:00 Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011

Encontro reúne técnicos de diversas prefeituras de Pernambuco

Por Gérsica Marques

Teve início, na manhã desta terça-feira (22), no auditório do 5º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, a última etapa do Treinamento em Elaboração, Acompanhamento e Avaliação de Projetos, uma parceria entre o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação; Frente Nacional de Prefeitos; e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Participam da capacitação, que acontecerá até amanhã (23), no horário das 08 às 12h, técnicos de diversas prefeituras de Pernambuco que atuam no setor da C&T.

O treinamento visa a divulgar a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no âmbito dos municípios de Pernambuco; capacitar agentes públicos municipais para a elaboração de projetos e a estruturação de núcleos de CT&I; construir redes de relacionamento e articulação; identificar demandas e oportunidades de projetos e ações de CT&I nas cidades; promover a integração das políticas governamentais de CT&I nos níveis Municipal, Estadual e Federal, com o estabelecimento de estratégias comuns de parcerias e apoio mútuo.

Este encontro é o último das três etapas do qual é composto. A primeira foi realizada em novembro do ano passado. Nela ocorreu um nivelamento de conceitos sobre C,T&I e uma oficina com o passo a passo para a montagem de um projeto. A segunda parte do treinamento, marcada pela elaboração do plano, foi à distância. O encontro de hoje e amanhã está sendo dedicado aos detalhes finais dos projetos.

“Consideramos importante a realização deste evento porque, a partir da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa, das universidades pernambucanas e da capacitação e formação de técnicos do Município fortaleceremos o Estado para esse novo ciclo de inovação tecnológica”, comentou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE) e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Bertotti.

O curso está sendo ministrado pelo economista e especialista em inovação tecnológica, Félix Andrade da Silva. Além do Recife, ele já ministrou esse mesmo curso em outros sete estados do Nordeste, Centro-Oeste e Norte do País. “O Brasil é carente de pessoas que saibam elaborar projetos em ciência e tecnologia”, comentou o Félix Andrade da Silva. Segundo o economista, a captação de recursos extras permite que as prefeituras desenvolvam mais ações no setor de C,T&I do que o orçamento municipal permite, ampliando as atuações.

O gerente de Serviços Financeiros da Prefeitura do Recife, Davi Soriano, colaborador que atua na prestação de contas da SCTDE, contou que o curso está sendo uma experiência muito rica. “Nos encontros aprendi sobre a dinâmica de elaboração do plano e da captação de recursos; também conheci a lista das agências que fornecem esses recursos, além da troca de experiências com as outras prefeituras”, falou o gerente.

Matérias Relacionadas
- Agentes de Desenvolvimento participam de capacitação
- Artesãos do Prodarte encerram atividades na Fenahall
- Segundo grupo de artesãos do Prodarte inicia exposição na Fenahall
- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife participam da Fenahall
- Prefeitura promove Oficina de Economia Solidária e Associativismo
- Artesãos ligados ao Prodarte fazem confraternização
- Sistema Público de Emprego oferece 133 vagas para esta terça-feira (21)
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico toma posse em Conselho Consultivo
- Prefeitura do Recife participa de evento comemorativo ao Dia Nacional de Economia Popular Solidária
- Feiras do Prodarte oferecem artesanato como opção de presente
- Feiras de artesanato organizadas pela Prefeitura do Recife já aceitam cartão de crédito
- Artesãos ligados ao Prodarte expõem em congresso
- Prefeitura divulga resultado de pesquisa sobre cadeias produtivas
- PCR reúne secretários de ciência e tecnologia de diversas cidades pernambucanas
- Sistema Público oferece 94 vagas de emprego
- Feiras de artesanato acontecem nos quatro cantos do Recife
- Seleção do Prominp acontece no próximo domingo
- Recife participa da Câmara Temática de Promoção Comercial e Tecnológica
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da 19ª Semana do Empreendedor
- Mês das Micro e Pequenas Empresas é comemorado com ações do Empreendedor Individual


Enviar    Imprimir