Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE CAPACITA MERENDEIRAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
20:14 Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011

Até agora, 600 profissionais foram treinadas
 
Por Marcos da Silva

Terminou no final da tarde desta quarta-feira (23), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire – localizado na Rua Real da Torre, 299, Madalena - o curso de capacitação das merendeiras das escolas municipais das Regiões Político-Administrativas (RPAs 2 e 3) do Recife.
 
Promovidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), as aulas fazem parte da proposta da Diretoria de Alimentação Escolar de treinar os profissionais que trabalham com a merenda das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino. Até o momento, 600 servidoras foram orientadas. Em janeiro, merendeiras das RPAs 1, 4, 5 e 6 receberam o treinamento. Em junho e dezembro deste ano haverá a abertura de novas turmas de formação. 
 
“O tema é inesgotável. Sempre surgem dúvidas. O curso tem a meta de melhorar a qualidade dos serviços prestados”, reforça o gerente de qualidade da Diretoria de Alimentação Escolar, Marcelino Félix. 
 
Auditor alimentar e professor do curso de capacitação de merendeiras, Breno Oliveira, teve a tarefa de tornar o trabalho das merendeiras municipais mais eficiente. “Estou passando para elas os conhecimentos básicos sobre a segurança dos alimentos, a manipulação, o armazenamento e a higienização dos utensílios, equipamentos e ambientes, para que elas forneçam um alimento seguro para as crianças”, acentua o professor.
 
Outros pontos discutidos no encontro com as merendeiras são a lavagem das mãos, o asseio pessoal, a não-utilização de joias durante o trabalho e os cuidados em não misturar na geladeira ou freezer alimentos cozidos com alimentos crus. Ao invés disso, devem ser usados recipientes plásticos fechados para evitar a contaminação.
 
Lúcia de Jesus, merendeira da Escola São João Batista, do Alto Santa Terezinha, chegou com várias dúvidas. “Às vezes, eu recebo um produto e não sei como manuseá-lo. Com o curso ficou tudo mais claro. A minha principal dúvida era sobre como armazenar o iogurte. Ele chega bem geladinho e eu não sabia como manter a temperatura até servir às crianças. Muitas vezes, eu o coloquei em um freezer e o produto ficava muito gelado. Agora, aprendi que basta colocá-lo na geladeira até a hora da merenda”.
 
Rosana Maria, responsável por manter os alunos da Escola Monteiro Lobato, de Peixinhos, bem alimentados, também sai da capacitação com várias informações que porá em prática em suas atividades diárias. “Tive esclarecimentos sobre temperatura dos alimentos, armazenagem dos itens por data de chegada, observar a data de validade e cuidados com os produtos de limpeza”.
 
RPAs - A RPA-2 abrange os bairros de Água Fria, Alto Santa Terezinha, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Dois Unidos, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Linha do Tiro, Peixinhos, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Rosarinho e Torreão.
 
Já a RPA-3 engloba as localidades do Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto do Mandu, Apipucos, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Casa Amarela, Casa Forte, Córrego do Jenipapo, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Guabiraba, Jaqueira, Macaxeira, Mangabeira, Monteiro, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Parnamirim, Passarinho, Pau Ferro, Poço, Santana, Sítio dos Pintos, Tamarineira e Vasco da Gama.

Matérias Relacionadas
- João da Costa e Renildo Calheiros assinam portaria que libera circulação de táxis
- Prefeito assina Memorando de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a ONU
- Câmara presta homenagem aos 118 anos da Guarda Municipal
- PCR assegura acesso ao PSF a 60% da sua população
- Vencedores do Pré-Amp serão conhecidos amanhã (24)
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Guarda Municipal comemora 118 anos com homenagem na Câmara
- João da Costa assiste à Missa em Ação de Graças
- João da Costa assina Ordem de Serviço para construção de mais um polo da Academia da Cidade
- Prefeito entrega obras do OP no bairro de Campo Grande
- Prefeitura apresenta os resultados de programa de correção de fluxo escolar
- Prefeito entrega praça e fecha acordo de adoção com Colégio Apoio
- Bloco Nem Com Uma Flor será homenageado na Câmara dos Vereadores pelos 10 anos de fundação
- PCR e Instituto Ayrton Senna apresentam os resultados do Programa de Correção de Fluxo Escolar 2010 e lançam metas
- Prefeito participa de missa em Ação de Graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife lança grife do Carnaval nesta terça (22)
- Prefeito participa da inauguração do espaço verde adotado pelo Colégio Apoio
- Codecir remove famílias de áreas de risco
- Defesa Civil e Dircon recebem reforço no seu quadro de funcionários
- Prefeito João da Costa prestigia Bal Masqué


Enviar    Imprimir