Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CENTRAL DO CARNAVAL SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA (25)
15:56 Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

O espaço oferecerá serviços de utilidade pública para o folião, como Arena Gastronômica, informações turísticas, caixas eletrônicos, delegacia interativa, perdidos e achados e muito mais, tudo num só lugar

A Central do Carnaval Multicultural do Recife será inaugurada nesta sexta-feira (25), às 18h30. O espaço de grande utilidade pública durante os dias de folia, funcionará no Armazém 12, bem em frente ao Marco Zero, onde está localizado o principal palco montado pela Prefeitura do Recife para a festa de Momo. A inauguração contará com a presença do prefeito João da Costa. Por lá, o folião encontra informações turísticas, arena gastronômica, espaço de recreação infantil, fraldário, caixas eletrônicos, venda de adereços e fantasias, customização de roupas, venda de CD´s e DVD´s, maquiagem, penteados afro e tatuagem de henna, distribuição de preservativos e orientação sobre DSTs, delegacia interativa, perdidos e achados, e muita alegria.

A Central do Carnaval funcionará na semana pré-carnavalesca, de 25 de fevereiro a 3 de março, das 16 às 22h, e durante o Carnaval, das 16h à meia noite. O público poderá adquirir no local as peças da grife do Carnaval, com modelos criados pela estilista Bete Paes. Destaque para os vestidos e camisas carnavalescas. Estamparia desenhada pela designer e artista plástica Bete Paes, a partir das ilustrações de Joana Lira, em cima da obra de Tereza Costa Rêgo – uma das homenageadas do Carnaval Multicultural 2011, junto ao Maestro Duda - e da identidade visual da grande festa de Momo da Capital.

Para as crianças, a recreação infantil terá piscina de bolas, cama elástica, escorrego, gangorras, mesinha de atividades e pinturas, jogos eletrônicos, basquete, boliche, mini-camarim com fantasias, espaço para brinquedos como jogos, pintura nas crianças e brincadeiras com os monitores.

Na Central, ainda funcionam a Coordenação do Carnaval e os escritórios das Secretarias e Empresas da Prefeitura do Recife que atuam no período: Secretaria de Saúde, Cultura, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, entre outras. A Prefeitura disponibiliza ainda aos jornalistas credenciados, sala de imprensa com computadores, internet, fax, telefone e toda a infraestrutura montada pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) para atender a imprensa local, nacional e internacional. Para as emissoras de TV e rádio são oferecidos estúdios para transmissão do evento, que durante os cinco dias de carnaval apresentam programas, entrevistas e “flashs” ao vivo do Marco Zero.

Um camarote para receber convidados e artistas também é montado no espaço. Na sexta-feira, a atração é Samba de Luxo. No sábado, Faringes da Paixão. No domingo, é a vez de Bob Carlos. Já na segunda sobe ao palco o Conjunto Maravilha, e na terça, Vitor Camarote e Banda Arquibancada.

Na área externa foi criada uma Arena Gastronômica, em parceria com a Abrasel, com o objetivo de oferecer à população e turistas um serviço de alimentação de qualidade. A Arena oferecerá quitutes como sanduíches, salgados, frutos do mar, pizza, massas, espetinhos e culinária oriental. Estão à disposição os seguintes estabelecimentos: Espetinho da Ceça, Dona Preta (regional), Plates (regional), Hakata (oriental), Plim (pizza e massas), Bar da Fava, Pronto Café, Oficina do Sabor, Natrielli (massas) e Arte Café. Ano passado, cerca de 550 mil pessoas desfrutaram dos serviços da Arena Gastronômica em todo o período de funcionamento da Central do Carnaval.

A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender à população feminina no mesmo espaço onde ficará a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O atendimento será das 17h às 0h. Serão disponibilizados material de divulgação da Lei Maria da Penha, além dos endereços dos órgãos onde as mulheres podem buscar ajuda.

Serviço:
01. Informações Turísticas: Local onde os recifenses e turistas terão acesso a informações sobre a cidade e sua cultura, programação do Carnaval 2011, pontos turísticos e gastronômicos.
02. Achados e Perdidos: Espaço para recebimento e devolução de documentos e objetos perdidos durante o carnaval.
03. “Cuide-se”, Não brinque sem camisinha: Estande reservado para a campanha de DST/AIDS.
04. Prodarte: São artesãos cadastrados no programa, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que comercializam fantasias e adereços.
05. Espaço de lazer Infantil: As crianças também são bem-vindas na Central, em um espaço destinado às brincadeiras.
06. Fraldário: Com artigos de higiene e fraldas para bebês.
07. Loja da Grife do Carnaval: A loja da Grife do Carnaval é uma das grandes atrações da Central do Carnaval. Lá, o folião tem a oportunidade de comprar produtos com a marca e a decoração do carnaval multicultural do Recife, estampada em variadas peças.
08. Venda de CD’s e DVD’s: É um estande de comercialização de CDS da cena pernambucana.
09. Foto na Hora: É um espaço em que foliões e turistas levam um registro da sua passagem no nosso carnaval.
10. Estande de Beleza: Espaço para produções de maquiagens e penteados afros e tatuagens.
11. Customização: Espaço para a produção de fantasias e adereços.
12. Arena Gastronômica: Na Central do Carnaval há um espaço, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-PE, onde funcionarão 10 (dez) bares e restaurantes tradicionais do Recife (Dona Preta, Plates, Hakata, Plin, Bar da Fava, Pronto Café, Oficina do Sabor, Natrielli, Espetinho da Ceça e Arte Café).
13. Atendimento às mulheres: A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina no mesmo espaço onde ficará a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O atendimento será das 17h às 0h. Serão disponibilizados material de divulgação da Lei Maria da Penha, além dos endereços dos órgãos onde as mulheres podem buscar ajuda.
14. Orientação jurídica: durante o período do carnaval, a SDHSC oferecerá o serviço de orientação jurídica para vítimas de casos de violações em direitos humanos, preenchimento e emissão do Boletim de Ocorrência através do sistema da Delegacia pela Internet destinados aos casos de roubo, furto e extravio de documentos e bens que não excedam o valor de 40 salários mínimos. Os atendimentos serão feitos sempre das 16h às 02h.

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe ministro Fernando Bezerra Coelho
- Prefeito João da Costa assina Memorando de Compromisso com as Mulheres
- Prefeito apresenta nova frota da limpeza e lança campanha ambiental
- Prefeito João da Costa recebe visita do deputado Oscar Barreto
- Taxistas do Recife e Olinda poderão atuar nas duas cidades no Carnaval
- PCR lança CD de músicas carnavalescas dos Círculos Populares
- Adereços carnavalescos podem ser encontrados nas feiras de artesanato organizadas pela PCR
- Prefeito reafirma junto à ONU o compromisso da gestão com as mulheres
- Grupos ligados à PCR customizam roupas dos foliões
- Professores participam de Encontro de Formação Continuada
- População de Campo Grande é beneficiada com obras da Prefeitura do Recife
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Prefeito e governador discutem ações que irão melhorar ainda mais o Recife
- João da Costa e Renildo Calheiros assinam portaria que libera circulação de táxis
- Prefeito assina Memorando de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a ONU
- Câmara presta homenagem aos 118 anos da Guarda Municipal
- PCR assegura acesso ao PSF a 60% da sua população
- Prefeitura do Recife capacita merendeiras das escolas municipais
- Vencedores do Pré-Amp serão conhecidos amanhã (24)
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira


Enviar    Imprimir