Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

POPULAÇÃO DE CAMPO GRANDE É BENEFICIADA COM OBRAS DA PREFEITURA DO RECIFE
00:00 Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

João da Costa entregou ruas pavimentadas e assinou Ordem de Serviço para construção de Academia da Cidade no bairro

Por Mauro Rossiter

O prefeito do Recife, João da Costa, entregou, na noite desta quarta-feira (23), no bairro de Campo Grande, as obras de pavimentação e drenagem das ruas Manoel Alves de Lima e das Crianças, além de trecho da Rua Inhamuns e mais três vielas. O gestor municipal também assinou a Ordem de Serviço para a construção de um polo da Academia da Cidade no bairro. As duas ações vão beneficiar a população do local e de comunidades vizinhas.

A entrega das ruas levou melhorias para 140 famílias de Campo Grande. As intervenções representam um investimento de R$ 238.665,88 e foram escolhidas pela população através das plenárias do Orçamento Participativo (OP). Assim que chegou ao bairro, o prefeito foi recebido pela população bastante animado e cumprimentou as pessoas, que faziam questão de falar com o gestor. “É bom testemunhar a felicidade de vocês. A gente tem um compromisso com toda a população da Cidade, principalmente a mais pobre, que mora dentro de mangue e em ruas enlameadas”, disse o prefeito.

João da Costa falou, ainda, sobre os planos da gestão municipal voltados para a educação infantil do Recife, inclusive naquela localidade. “Estamos trabalhando com a implementação dos CMEIS (Centro Municipais de Educação Infantil) do Programa Primeira Escola, para melhorar o ensino infantil de zero a cinco anos. Esses primeiros anos são fundamentais para que o jovem se desenvolva e tenha capacidade de crescer profissionalmente no futuro”, afirmou.

  • Confira galeria de fotos no Flickr

Após inaugurar as placas das ruas, João da Costa se dirigiu para a comunidade do Chié, no mesmo bairro, para assinar a ordem de serviço que dá início à construção de mais um polo da Academia da Cidade. A nova unidade, cuja instalação foi solicitada pela comunidade por meio do OP, receberá um investimento de R$ 914.958,43. “Estou muito contente porque não estamos aqui para dizer que vamos fazer a Academia da Cidade. A ordem de serviço foi assinada para que a obra comece já”, relatou o prefeito.

O prefeito falou também sobre a construção de outras unidades em outros bairros. “Vamos fazer, em parceria com o Governo do Estado, 20 Academias como esta em bairros como Várzea e Ibura, que vão totalizar 41 unidades. Vamos construir essas praças com material para musculação, educação física, quadra e campo de futebol para que sejam um espaço de lazer organizado para vocês. É um equipamento que vai cuidar da saúde, do lazer e da cultura das comunidades”, concluiu o gestor.

Edileuza Cavalcanti, moradora da comunidade do Chié há 40 anos, falou que sempre desejou que uma obra dessas fosse construída no local. “Meu sonho é ver essa obra concluída e sei que agora vai sair. Vai ser ótimo ter academia e lazer para as crianças. Sempre cuidei desse local, até plantei várias árvores aqui, e agora vou brigar para manter a praça organizada”, ressaltou.

Participaram das ações os secretários municipais Eduardo Vital (Serviços Públicos), Erick Carrazzoni (Comunicação), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Rejane Pereira (Especial da Mulher), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento Estratégico), Félix Valente (Chefe de Gabinete do Prefeito) Eduardo Granja (Especial de Políticas para a Juventude) e Charles Jurubeba (Saneamento). Também estiveram presentes o assessor-executivo de Saúde, Thiago Feitosa, o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, o coordenador do OP, Augusto Miranda, a assessora executiva de Desenvolvimento Urbano, Ana Cláudia Mota, e a presidente da URB, Débora Mendes.

Ruas pavimentadas - As vias receberam pavimento em concreto e paralelepípedos, e quase 230 metros quadrados de passeio. A Rua das Crianças foi beneficiada com revestimento de concreto em 162,18 metros, drenagem e limpeza de galerias. Na Manoel Alves de Lima, que tem 89m e 3m de largura, foi colocado o pavimento em paralelepípedo granítico e drenagem e limpeza de galerias. Já a Rua Inhamuns, que tem 63,89m de extensão e 5m de largura, foi complementada com pavimento em paralelepípedos. As vielas receberam pavimento em concreto e obras de recuperação de canaletas.

Academia da Cidade - A nova unidade será a segunda das 20 unidades que estão sendo construídas em parceria com o Governo do Estado, dentro do 2º Plano de Obras do OP. Até o momento, o programa Academia da Cidade já conta com 21 polos distribuídos em todas as áreas do Recife e quando o projeto geral for concluído, o Município contará com 41 centros de promoção de esporte e lazer.

Em uma área de mais de 5 mil m², serão implantados playground com brinquedos infantis, espaço de convivência equipado com mesas e cadeiras para a população se encontrar, área coberta para atividades culturais, pista de skate, outra de caminhada e corrida, e uma quadra poliesportiva, atendendo todas as faixas etárias de idade. Para as aulas dos profissionais de educação física, os usuários contarão com um espaço específico para a realização dos exercícios. O local contará ainda com rampas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, pranchas para abdominais, pisos táteis, ideais para deficientes visuais e barras de alongamento.

Matérias Relacionadas
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Prefeito e governador discutem ações que irão melhorar ainda mais o Recife
- João da Costa e Renildo Calheiros assinam portaria que libera circulação de táxis
- Prefeito assina Memorando de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a ONU
- Câmara presta homenagem aos 118 anos da Guarda Municipal
- PCR assegura acesso ao PSF a 60% da sua população
- Prefeitura do Recife capacita merendeiras das escolas municipais
- Vencedores do Pré-Amp serão conhecidos amanhã (24)
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Guarda Municipal comemora 118 anos com homenagem na Câmara
- João da Costa assiste à Missa em Ação de Graças
- João da Costa assina Ordem de Serviço para construção de mais um polo da Academia da Cidade
- Prefeito entrega obras do OP no bairro de Campo Grande
- Prefeitura apresenta os resultados de programa de correção de fluxo escolar
- Prefeito entrega praça e fecha acordo de adoção com Colégio Apoio
- Bloco Nem Com Uma Flor será homenageado na Câmara dos Vereadores pelos 10 anos de fundação
- PCR e Instituto Ayrton Senna apresentam os resultados do Programa de Correção de Fluxo Escolar 2010 e lançam metas
- Prefeito participa de missa em Ação de Graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife lança grife do Carnaval nesta terça (22)
- Prefeito participa da inauguração do espaço verde adotado pelo Colégio Apoio


Enviar    Imprimir