Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA ASSINA MEMORANDO DE COMPROMISSO COM AS MULHERES
00:00 Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

Compromisso, firmado junto à ONU Mulher, fortalece as políticas públicas da atual gestão para o gênero
 
Por Marcos da Silva
 
Na tarde desta quinta-feira (24), o prefeito do Recife, João da Costa, assinou, com a coordenação do Programa Orçamentos Sensíveis ao Gênero das Nações Unidas (ONU Mulheres), o Memorando de Entendimento do Compromisso Político com as Mulheres do Município. O ato aconteceu na sala de reuniões do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura, na Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife.
 
O documento reafirma o compromisso da atual gestão com a implementação de políticas públicas para o segmento, fortalecendo o Fórum Gestor de Gênero, instalado pelo prefeito em maio do ano passado. O acordo tem vigência até 2013, prazo para a Prefeitura incorporar no Orçamento Geral do Município dotações orçamentárias específicas ao gênero, em todas as secretarias.
 
Este Memorando só ajuda na participação do movimento de mulheres. É um Memorando para nós trabalharmos a sensibilidade e a participação da política de gênero no orçamento da Cidade. Isso já fazemos com a plenária temática do Orçamento Participativo e possibilita realizar cursos, capacitação, ouvir mais mulheres no processo de sensibilização, em virtude do que nós conseguimos com o Fórum Gestor de Gênero. É uma política transversal de várias secretarias como Saúde, Educação, Cultura. É importante que estas ações sejam visualizadas como compromisso político do meu governo em favor dos direitos das mulheres”, ressaltou João da Costa.
 
Para a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, o Memorando significa que a política de ações para as mulheres é meta de todo governo. “Com a assinatura do Memorando, o prefeito diz que vai designar verba específica para as mulheres em todas as secretarias. Representa a vitória das mulheres do Recife e do movimento. Até 2013, cada secretaria vai ter que apontar o que gasta para as mulheres e o que gasta para os homens. O prefeito já afirmou seu compromisso ao inaugurar o Fórum Gestor de Gênero, que se encontra uma vez por mês para pensar um método do que podemos fazer para indicar ao Recife os gastos para as mulheres e para os homens. É a questão do orçamento sensível ao gênero”, disse.
 
Representando a ONU Mulheres, a coordenadora do Programa de Orçamento Sensível ao Gênero no Brasil e Cone Sul, Shirley Vilela, assegurou a importância da existência do Memorando. “Nós assinamos um Memorando de Entendimento entre 2008 e 2010. Agora, estamos fazendo outro para o período 2011 a 2013. Então, demonstra na prática que o prefeito tem prometido e cumprido as coisas com as quais se compromete. Ele tem a sensibilidade de perceber a presença das mulheres em todos os eventos onde vai, coisa que nem todo governante tem. Isto faz diferença, ele percebe e provoca nele uma demanda de responder com atividades e ações políticas que concretizem isso” , afirmou.
 
Também participaram do ato o deputado estadual Oscar Paes Barreto; os secretários Abelardo Neves (Habitação); Eric Carrazone (Comunicação); Félix Valente (Chefe de Gabinete do Prefeito); José Carlos Andrade (Administração); Ceça Britto (Relações com a Imprensa); José Marcos de Lima (Saneamento); a presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Luciana Félix; e representantes de várias organizações para mulheres no Município.

Matérias Relacionadas
- Prefeito apresenta nova frota da limpeza e lança campanha ambiental
- Prefeito João da Costa recebe visita do deputado Oscar Barreto
- Taxistas do Recife e Olinda poderão atuar nas duas cidades no Carnaval
- PCR lança CD de músicas carnavalescas dos Círculos Populares
- Central do Carnaval será inaugurada nesta sexta (25)
- Adereços carnavalescos podem ser encontrados nas feiras de artesanato organizadas pela PCR
- Prefeito reafirma junto à ONU o compromisso da gestão com as mulheres
- Grupos ligados à PCR customizam roupas dos foliões
- Professores participam de Encontro de Formação Continuada
- População de Campo Grande é beneficiada com obras da Prefeitura do Recife
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Prefeito e governador discutem ações que irão melhorar ainda mais o Recife
- João da Costa e Renildo Calheiros assinam portaria que libera circulação de táxis
- Prefeito assina Memorando de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a ONU
- Câmara presta homenagem aos 118 anos da Guarda Municipal
- PCR assegura acesso ao PSF a 60% da sua população
- Prefeitura do Recife capacita merendeiras das escolas municipais
- Vencedores do Pré-Amp serão conhecidos amanhã (24)
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Guarda Municipal comemora 118 anos com homenagem na Câmara


Enviar    Imprimir