Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

RECIFE TERÁ SERVIÇO DE LIMPEZA REFORÇADO COM 100 NOVOS VEÍCULOS
19:54 Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011

A nova frota estará nas ruas até maio

Por Vanessa Beltrão

Um reforço na limpeza do Recife. O prefeito João da Costa apresentou, nesta sexta-feira (25), os 100 novos veículos, entre pesados e leves, que estarão nas ruas até o mês de maio realizando os serviços de coleta. A frota foi adquirida por R$ 16 milhões. Durante o evento, no estacionamento do edifício-sede da PCR, também foi lançada uma campanha educativa ambiental.

Além dos caminhões de coleta de lixo, todos os veículos auxiliares agora possuem sistema de GPS, o que facilitará o trabalho da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) na fiscalização das rotas e horários de passagem dos veículos. A frota realizará os serviços de coleta de lixo domiciliar, resíduos do comércio em geral, e materiais provenientes da varrição e feiras livres; operações especiais de limpeza pública; remoção e transporte ao aterro sanitário de caixas brooks, entre outros.

“Um processo de substituição que vai fazer com que a produtividade aumente porque nós vamos ter menos quebra de caminhões, uma capacidade maior de recolhimento de lixo. Portanto, vão fazer menos viagens ao aterro e terão uma regularidade maior. Estamos estruturando o serviço para mudar o patamar de limpeza urbana”, afirmou João da Costa.

O lançamento aconteceu em parceria com a Vital Engenharia, que realiza os serviços de limpeza para a Prefeitura do Recife em cerca de 70% da cidade. A empresa fará uso dos novos equipamentos em mais de 60 bairros dos 94 existentes. Dos 100 novos veículos, 63 são caminhões compactadores voltados para a coleta de lixo e o restante é do tipo leve, como Kombis, que realizam serviços de fiscalização.

Os novos veículos 0km se somarão a outros 20 que possuem menos de um ano de uso. Toda essa frota nova garantirá mais segurança e agilidade aos serviços, tanto para os caminhões quanto para os leves.

Para o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, os recifenses receberão com muita alegria a notícia dos novos equipamentos. “Esse evento vai além da incorporação dos 100 veículos, ele agrega a participação da população. Sem a sensibilização do usuário que quer a cidade limpa, isso não vai ocorrer”, diz Milton.

CAMPANHA - Com objetivo de educar sobre o cuidado com o meio-ambiente, a PCR e a Vital Engenharia lançaram a campanha “Varre, Varre, Vassourinha”. A iniciativa é para conscientizar a população, de um modo geral, a não jogar lixo nas ruas, respeitar os dias e horários de coletas e colaborar para manter a Cidade limpa.

O nome da campanha foi selecionado por meio de um concurso cultural promovido pela Vital Engenharia. Uma mascote – a vassourinha –, também será levada a diversos bailes, focos de folia, desfiles de blocos durante o Carnaval e também as principais festas da cidade do Recife após o período carnavalesco. Um jingle, uma versão do frevo “Vassourinhas”, com arranjo do Maestro Spock, também foi feito. A iniciativa pretende conquistar o público infantil.

“Chamar o conjunto da população para ela saber também que é importante no processo de limpeza. A gente espera que população responda a esse esforço para que o resultado seja uma cidade mais limpa”, diz o secretário de serviços públicos, Eduardo Vital. Para o secretário municipal de meio ambiente, Roberto Arrais, a questão do lixo deve ser tratada com seriedade porque todas as famílias e empresas produzem resíduos e precisam ser tratados com cuidado. “O lixo é maior responsável pela poluição dos corpos de água. É fundamental que a população tenha consciência do seu papel, condicionando o lixo corretamente, observando os caminhões de coleta e ampliando a coleta seletiva”, completa Arrais.

Participaram do evento nesta tarde, o secretariado municipal, o diretor da Vital Engenharia, Antonio Carlos Salmeron, dentre outras autoridades.

Matérias Relacionadas
- Ação da Defesa Civil do Recife servirá de exemplo para todo Brasil
- Ferinha da Economia Popular e Solidária tem fantasias e adereços carnavalescos
- João da Costa recebe ministro Fernando Bezerra Coelho
- Prefeito João da Costa assina Memorando de Compromisso com as Mulheres
- Prefeito apresenta nova frota da limpeza e lança campanha ambiental
- Prefeito João da Costa recebe visita do deputado Oscar Barreto
- Taxistas do Recife e Olinda poderão atuar nas duas cidades no Carnaval
- PCR lança CD de músicas carnavalescas dos Círculos Populares
- Central do Carnaval será inaugurada nesta sexta (25)
- Adereços carnavalescos podem ser encontrados nas feiras de artesanato organizadas pela PCR
- Prefeito reafirma junto à ONU o compromisso da gestão com as mulheres
- Grupos ligados à PCR customizam roupas dos foliões
- Professores participam de Encontro de Formação Continuada
- População de Campo Grande é beneficiada com obras da Prefeitura do Recife
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Prefeito e governador discutem ações que irão melhorar ainda mais o Recife
- João da Costa e Renildo Calheiros assinam portaria que libera circulação de táxis
- Prefeito assina Memorando de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a ONU
- Câmara presta homenagem aos 118 anos da Guarda Municipal
- PCR assegura acesso ao PSF a 60% da sua população


Enviar    Imprimir