Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

IMPRENSA E COMUNICAÇÃO SOCIAL


A Prefeitura do Recife, mais uma vez, monta uma estrutura completa para receber os jornalistas do Brasil e do Exterior durante o Carnaval Multicultural 2011. O Terminal Marítimo de Passageiros, no Marco Zero, local de abertura oficial da folia e onde se apresentam atrações durante todos os dias de Momo, transforma-se em uma grande central de comunicação.

Lá, funcionará uma redação de imprensa, cinco estúdios de rádio e um de TV, todos montados com os equipamentos necessários, como computadores conectados à internet, pontos para notebooks e linhas telefônicas, além de aparelhos de captação de áudio e edição. Equipes da Secretaria Especial de Relações com a Imprensa e da Secretaria de Comunicação - que mobilizarão mais de 80 profissionais entre repórteres, fotógrafos e assessores - estarão no local, no palco do Marco Zero, no desfile do Galo da Madrugada e nos nove polos descentralizados para fazer uma ampla cobertura da folia e prestar informações sobre o evento a centenas de jornalistas credenciados, 24 horas, nos cinco dias de festa.

A Prefeitura vai dispor de diversos serviços para atender à grande demanda, pois repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e produtores de grandes veículos de comunicação locais, nacionais e internacionais abrem espaços para mostrar as manifestações culturais que marcam a festa.

Na sexta-feira (04), dia da abertura oficial do Carnaval Multicultural do Recife, durante o Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira, e no encerramento que toma o Marco Zero, na terça-feira (08), a PCR coloca um helicóptero à disposição de fotógrafos e cinegrafistas para captação de imagens aéreas.

Ainda no telejornalismo, a Central da Folia terá um estúdio montado para atender emissoras. Um praticável montado em local estratégico será instalado no Marco Zero, assim como links para transmissão dos shows e entrevistas com artistas, personalidades e foliões. Uma equipe de profissionais da área de comunicação da Prefeitura viabilizará a cobertura ao vivo da TVs, para se mostrar o melhor momento e as melhores atrações. Imagens também serão captadas e colocadas à disposição na Internet. Profissionais de comunicação do mundo inteiro poderão fazer download do que acontece na capital pernambucana.

Para a cobertura das rádios, a PCR disponibilizará cinco estúdios na Central do Carnaval. Quatro serão utilizados por emissoras que transmitirão ao vivo o Carnaval (JC/CBN; Olinda; Folha; Transamérica). O último estúdio será o da Rádio Frevo, que é formada por profissionais da PCR. Ela transmitirá informações sobre serviços prestados pela Prefeitura em diversos setores e uma programação musical baseada no repertório de carnaval pernambucano. A Rádio Frevo poderá ser ouvida na Central da Folia e no portal da Prefeitura na Internet.

Além disso, a equipe de rádio da PCR também prestará assessoria para as emissoras instaladas na Central, fornecerá informações, boletins sonoros e flashes ao vivo a diversos veículos. Esse trabalho será dedicado as estações de rádio nacionais, locais e do interior do estado, totalizando 80 emissoras - além das comunitárias e comerciais com quem a PCR mantém parceria.

Internet e Novas Mídias – A Prefeitura do Recife também investirá na divulgação do Carnaval Multicultural 2011, por meio de seu site institucional e das redes sócias. Todos poderão acompanhar, em tempo real ou não, os detalhes da Folia de Momo na cidade. Matérias, fotos em alta resolução, vídeos e boletins sonoros serão produzidos pela equipe da Secretaria Especial de Relações com a Imprensa, para alimentar a página oficial da PCR na internet, como também o Twitter, o Orkut e o Facebook. Além disso, utilizando-se do Youtube, serão divulgados vídeos da “TV Carnaval”. A cobertura da Festa de Momo será realizada 24 horas.

A novidade, este ano, fica por conta do sistema intitulado “Eu vou”. Para ter acesso, basta acessar o site www.carnavaldorecife.com.br, escolher um dos polos para o qual se deseja ir, confirmar, e repassar a informação para as redes sociais. Em um “clique” amigos e seguidores saberão o destino do folião. Uma maneira simples e útil de marcar encontros e compartilhar a alegria da festa. Em 2010, o site do Carnaval teve 1 milhão de páginas visitadas. Agora, a meta é um acréscimo de 60% neste número.

Capacitações – Para garantir a boa divulgação do evento, as secretarias de Comunicação e Especial de Relações com a Imprensa do Recife, junto com Fundação de Cultura, promovem para os profissionais da imprensa workshops sobre todos os detalhes das manifestações culturais do Recife, falando - inclusive - sobre as minúcias do Carnaval, como a diferenciação entre os Maracatus de Baque Solto e de Baque Virado. A capacitação também envolve os locutores que vão atuar nos polos centralizados e descentralizados do Carnaval Multicultural do Recife.

Ainda é elaborado e distribuído para quem faz a cobertura do carnaval o “Guia da Imprensa”, que contém todas as informações dos serviços prestados pela Prefeitura do Recife e sobre as manifestações culturais.

Propaganda - Desde o início do mês de fevereiro, a Cidade começou a se vestir para o Carnaval. A decoração, os serviços e a campanha publicitária ganharam as ruas do Recife anunciando os dias de festa. Com o slogan “O melhor carnaval é a gente quem faz”, as peças publicitárias ocupam outdoors e outbus pela capital, divulgando os homenageados do Carnaval Multicultural 2011: Tereza Costa Rêgo e Maestro Duda. Todas com o objetivo de chamar a população local e os turistas do resto do Brasil e do mundo para brincar o carnaval do jeito recifense.



Enviar    Imprimir