Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

LIMPEZA E MANUTENÇÃO


A Emlurb já iniciou diversos serviços para preparar a cidade para o Carnaval mais democrático do País. As primeiras ações foram o reforço no trabalho de podas em árvores situadas nos bairros do Centro e nas ações para desobstruir galerias e canaletas nos polos multiculturais. Por conta das prévias carnavalescas, a Emlurb também realizou mutirões de limpeza nos bairros onde desfilam os mais tradicionais blocos do Recife. Já na semana prévia da festa momesca, equipes técnicas promoverão a instalação de tapumes em várias praças, monumentos e outros pontos históricos para proteger o patrimônio público contra o vandalismo.

Durante os cinco dias de Carnaval, a Emlurb disponibilizará mais de 1.300 funcionários para manter a cidade pronta para receber a população local e os turistas. As principais atividades estarão voltadas para a varrição, coleta e manutenção da iluminação da cidade. Ainda durante o Carnaval, serão realizadas ações ambientais principalmente para estimular a coleta seletiva.

Limpeza Urbana
– A Prefeitura do Recife investirá mais R$ 561 mil para garantir a cidade ainda mais limpa durante o Carnaval. Neste ano, o serviço deverá ser mais ágil e eficiente, já que a frota envolvida na operação foi recentemente adquirida pela PCR. Serão mobilizados pelo menos 1.300 funcionários envolvidos na fiscalização e na execução da coleta, varrição, pintura de meio fio, lavagem, entre outros serviços. A estrutura ainda contará 12 caminhões de coleta, nove caminhões-pipa, 18 pulverizdores e serão instaladas 150 lixeiras nos polos carnavalescos. O trabalho foi intensificado nos finais de semana que antecedem o Carnaval. Os desfiles de blocos e troças tradicionais em vários pontos da cidade foram acompanhados por um reforço na varrição e na coleta. Só para a operação das prévias foram utilizados mais de 300 garis e investidos R$ 72 mil.

A partir da abertura oficial da festa carnavalesca, todos os pólos contarão com mutirões de limpeza antes e após a folia, e ainda terão o reforço na varrição durante os shows. O Centro da cidade - em especial, as áreas históricas e as vias com maior movimentação – receberá ainda, nos dias de folia, lavagem com detergente e desinfetante.

Na sexta-feira (04), a Emlurb começará a reforçar os serviços de limpeza como varrição e coleta. Na madrugada do sábado de Zé Pereira, um mutirão com mais de 100 garis fará a limpeza com direito a lavagem das principais vias envolvidas na folia como a Avenida Dantas. Apesar de a multidão tomar as ruas do Centro durante a maratona da folia, a Emlurb ainda deixará equipes de garis em pontos estratégicos como na dispersão para realizar varrições quando for possível. No final da tarde do sábado, quando a festa terminar, será a vez do bloco da limpeza tomar o roteiro do Galo com mais de 300 garis realizando varrição, coleta e outra lavagem dos corredores da folia.

No restante dos dias de folia, acontecerá um esquema similar, com mutirões antes e após os shows nos polos centrais. Já nos polos descentralizados equipes de garis atuarão antes, durante e após os eventos.

Ações ambientais – A Prefeitura do Recife realizará várias atividades educativas na Praça do Arsenal voltadas ao público infantil para estimular a consciência ambiental. Serão promovidas oficinas de reaproveitamento de recicláveis, jogos e até um “arrastão da folia” para estimular a criançada a cuidar do meio ambiente. A PCR também desenvolverá ações para coletar resíduos recicláveis e estimular a separação do lixo.

Banheiros – Além de aumentar a oferta de banheiros químicos, com a instalação de 757 equipamentos, a Prefeitura do Recife reforçou a limpeza dos sanitários públicos localizados no Centro da cidade para atender melhor os foliões.

Coleta Seletiva - a Prefeitura do Recife desenvolverá algumas ações para incentivar a redução do descarte de lixo e a reciclagem. Uma será os pontos de bloqueio na rota do Galo da Madrugada, onde os foliões irão trocar vasilhames de vidro por garrafas de plástico. O material recebido será doado aos catadores que atuam nos Núcleos de Triagem apoiados pela Prefeitura do Recife.

Ainda será implantado um ponto de comercialização dos produtos recicláveis, em parceria com uma indústria recicladora, próximo à Igreja do Livramento. O objetivo é combater uma prática abusiva de algumas empresas que costumam comprar o material coletado por um preço abaixo do mercado. Também serão instalados, em vários locais estratégicos do Centro, 25 Pontos de Entrega Voluntária – depósitos coloridos para material reciclável.

Despoluição visual - A Prefeitura do Recife promoverá a partir terça-feira (01) a raspagem de cartazes, panfletos, lambe-lambes e outras publicidades afixadas ilegalmente em mobiliário urbano. O trabalho será realizado no corredor do Galo da Madruga, nas avenidas Guararapes, Dantas Barreto e Imperial.

Arborização – O trabalho de manutenção da cobertura vegetal foi um dos primeiros a serem iniciados para preparar os polos do Carnaval Multicultural 2011. Equipes técnicas estão promovendo podas desde janeiro nas vias onde acontecem prévias e festividades ao longo da semana momesca. A meta é beneficiar cerca de 100 ruas até a abertura oficial do Carnaval, na sexta-feira (04).

Drenagem – Diversas ações para evitar alagamentos e a formação de poças de água foram desenvolvidas nas ruas e avenidas próximas aos polos de animação. Foram promovidos mutirões para desobstrução de canaletas e galerias, especialmente, no Centro da cidade.

Manutenção de vias - A Emlurb também reforçou a Operação Tapa-Buracos nos corredores que dão acesso aos pontos de concentração do Carnaval recifense. O objetivo é garantir melhores condições para o tráfego dos veículos e transporte coletivo e, assim, agilizar o deslocamento dos foliões.

Iluminação – Mais de 200 pessoas estão envolvidas para melhorar a iluminação da cidade durante a Festa de Momo. Serão disponibilizadas equipes de prontidão para realizar serviços de manutenção 24 horas nas áreas de folia. Também serão promovidas instalação de pontos de iluminação provisória (gambiarras), projetores e refletores nas ruas e avenidas envolvidas no Carnaval.

Proteção do patrimônio público



Enviar    Imprimir