Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE


Redução de Danos - Os agentes de redução de danos e os assistentes de prevenção estarão distribuídos nos principais focos da folia, como a Praça Sérgio Loreto e a Estação Central do Metrô. Além de esquetes teatrais, eles farão abordagens aos brincantes e entregarão materiais educativos e peças como abanadores, bandanas, crachás de identificação, garrafas descartáveis e preservativos.

Vigilância Sanitária - No ‘Dia do Galo’, 60 fiscais da Vigilância Sanitária atuarão junto a ambulantes, estabelecimentos comerciais, camarotes e trios elétricos – onde serão observadas as condições higiênico-sanitárias dos veículos, de módulos sanitários e unidades de saúde instaladas ao longo do percurso. As inspeções começam às 8h e seguem até 1h. O trabalho das equipes, no entanto, teve início bem antes, com ações em estabelecimentos nos quais a demanda cresce mais nessa época do ano, a exemplo de bares, restaurantes, farmácias, drogarias, hotéis, pousadas, motéis, clubes sociais e fábricas de gelo.

Vigilância Ambiental - Também começou com antecedência o trabalho da Vigilância Ambiental na área. Desde o início do mês, 65 técnicos do programa estão fazendo desratização em locais onde funcionarão polos oficiais, descentralizados e polinhos comunitários. Somente nos bairros mais centrais, por onde passa o percurso da agremiação, terão sido empregados cem quilos de raticida. Os agentes ainda instalaram armadilhas para coleta de ovos do Aedes aegypti e, de acordo com a necessidade, têm aplicado veneno contra o mosquito transmissor da dengue. Outra incumbência dessas equipes é o monitoramento da qualidade da água da rede de abastecimento dos pontos de animação.

Vigilância Epidemiológica - O trabalho também é intenso por parte da Vigilância Epidemiológica, que acompanhará e investigará casos suspeitos e/ou confirmados de enfermidades como dengue e Gripe A (H1N1). Os técnicos ainda atuarão diante da ocorrência de surtos de infecção alimentar ou casos suspeitos de meningite, rubéola e sarampo, entre outras doenças de notificação compulsória. As ações contarão com o suporte do Laboratório de Saúde Pública do Recife.

Samu - No Sábado de Zé Pereira (05), os brincantes terão acesso a cinco postos avançados de saúde coordenados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Recife). Instalados em locais estratégicos, eles funcionarão exclusivamente neste dia das 7h às 19h. A exceção fica para unidade armada no Marco Zero, no Bairro do Recife, cujo atendimento começa a ser oferecido já às 19h da Sexta-Feira Gorda e segue ininterruptamente até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas (09). Os demais pontos de assistência ficarão na Praça Sérgio Loreto; nas ruas da Concórdia, 630 (nas instalações do Colégio Porto Carreiro) e 1o de Março, 70 (nas instalações da Policlínica Centro); e no cruzamento das ruas Matias de Albuquerque e do Sol.

Numa parceria da Prefeitura do Recife com a empresa Salva Mais, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde contarão com o reforço de 35 voluntários, que atuarão junto ao Samu nas unidades físicas criadas para oferecer suporte à população no desfile do Galo. O grupo é formado por pessoas que fizeram o curso de primeiros-socorros na agência.

Durante o cortejo do clube de máscaras, todos os postos terão suporte de uma ambulância básica do Samu Recife. Na Praça Sérgio Loreto, duas delas estarão de prontidão, sendo uma equipada com UTI móvel. Haverá ainda o reforço de um helicóptero, para resgate aeromédico, que terá como base a Estação Central do Metrô. A população também poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192. A frota do Samu Recife compreende 18 ambulâncias básicas, quatro com UTI móvel, uma viatura de Apoio Rápido, três motolâncias e um helicóptero com 300 quilômetros de autonomia de vôo.

Ouvidoria Municipal de Saúde - O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia permanentemente no telefone 0800.281.1520. Durante o Carnaval, os interessados poderão entrar em contato com as atendentes entre 10h e 18h. O público poderá, inclusive, fazer denúncias relacionadas à Vigilância Sanitária, como estabelecimentos que estejam comercializando produtos fora de validade e queixas afins. A ligação é gratuita.

* Normalmente, a assistência via tele-atendente está disponível de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Postos avançados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Recife):

•Funciona já na sexta-feira (04), a partir das 19h, e até o último dia de folia:

o Avenida Alfredo Lisboa, em frente ao Armazém 10, próximo ao Marco Zero, Bairro do Recife

•Funcionam exclusivamente no sábado (05) do Galo da Madrugada, das 7h às 19h:

o Rua da Concórdia, 630 – nas instalações do Colégio Porto Carreiro, bairro de São José

o Rua Matias de Albuquerque – no cruzamento com a Rua do Sol, bairro de Santo Antônio

o Praça Sérgio Loreto – bairro de São José

o Rua 1o de Março, 70 – nas instalações da Policlínica Centro, bairro de Santo Antônio


** Todos os postos terão suporte de uma ambulância básica. Na Praça Sérgio Loreto, duas estarão de prontidão, sendo uma equipada com UTI móvel. O serviço contará com o reforço de um helicóptero, para resgate aeromédico, que terá como base a Estação Central do Metrô;

** A todo momento, a população poderá acionar o Samu pelo telefone 192.

Matérias Relacionadas
- PCR promove prévia carnavalesca para usuários e servidores da Unidade Guilherme Abath
- Secretaria Municipal de Saúde promove debate sobre a LERD/DORT
- CMS-Recife fortalece Controle Social do SUS em Planejamento Estratégico
- PSF Engenho do Meio antecipa Folia de Momo
- Orquestra de frevo animará prévia carnavalesca do PSF Engenho do Meio
- CMS-Recife define metas do Controle Social da Saúde para 2011
- Prévia carnavalesca encerra Semana de Promoção à Saúde no PSF UR-03
- Saúde da Zona Norte reforçada com inauguração do 118º PSF do Recife
- PCR promove mutirão de doação de sangue no PSF da UR-3 Ibura
- Conselho Municipal de Saúde promove oficina de planejamento estratégico
- Porteiros e zeladores de condomínio do Recife receberão capacitação sobre dengue
- PCR Promove semana de promoção à saúde no PSF da UR3 - Ibura
- Saúde capacita redutores de danos e assistentes de prevenção que atuarão no Carnaval Multicultural 2011
- Assistentes de prevenção e redutores de danos serão capacitados para atuação no Carnaval Multicultural 2011
- Polos carnavalescos do centro do Recife passam por desratização
- João da Costa participa de inauguração da UPA Solano Trindade
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes sobre venda e manuseio de alimentos
- João da Costa apresenta ampliação do SAD
- Conselho Municipal de Saúde conta com novo coordenador em 2011
- Programa Academia da Cidade inicia programação do Ciclo Carnavalesco


Enviar    Imprimir