Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

MÊS DA MULHER É COMEMORADO NAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES DO RECIFE
09:01 Terça-feira, 1 de Março de 2011

O tema estará em debate durante todo o mês nas 17 escolas profissionalizantes da cidade, com participação de entidades engajadas na luta pela igualdade de gênero.

Por Edileusa Batista

Com o projeto “A Mulher, o Mundo do Trabalho e o Exercício da Cidadania”, a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, iniciam, nesta terça-feira (1º) as comemorações do Dia Internacional da Mulher (08 de março). O tema estará em debate durante todo o mês nas 17 escolas profissionalizantes da cidade, com participação de entidades engajadas na luta pela igualdade de gênero. O objetivo é ampliar reflexões e perspectivas para a mulher na sociedade contemporânea.

O projeto acontece durante as aulas normais das escolas, durante os três turnos (manhã, tarde e noite), com palestras, entrevistas, realização de pesquisas, exposição de trabalhos e diversas outras atividades, inclusive voltadas para uma educação não sexista. No final do mês haverá uma culminância de projetos, elaborados por estudantes, professores, pelas comunidades e também por produções artísticas e culturais.

A homenagem à mulher, no mês da mulher, faz parte de uma política de educação municipal que tem colocado personalidades da nossa história, dos nossos movimentos sociais ou culturais, no centro de debates e de homenagens, junto às escolas da rede pública. O tema do ano letivo deste ano, por exemplo, é: “Paulo Freire: cidadão do Recife, Educador do Mundo”. Uma forma de reconhecimento pela proposta pedagógica do educador, conhecido internacionalmente. Proposta esta marcada pela ação política e pela afirmação da cidadania.

Assim, pautada na homenagem a Paulo Freire e na sua proposta de uma educação emancipadora, a Secretaria de Educação Esporte e Lazer elaborou o projeto pedagógico em homenagem à mulher. Projeto justificado, ainda, pela importância da participação feminina em todos os movimentos sociais, lutas e conquistas através dos tempos, inclusive no mundo do trabalho. A homenagem é justificada em função das desigualdades sociais entre homens e mulheres na sociedade atual.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Coordenadoria da Mulher; Grupo de Trabalho e Orientação Sexual (Gtos); Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Associação de Moradores; Grupo Mulher Maravilha; Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico-Raciais (Getrê); Unidade da Polícia da Mulher (Uipomu); Mulheres e pessoas ligadas ao Orçamento Participativo, nos diversos bairros.

E as escolas engajadas são: Escola Profissional Anexa ao Sindicato dos Tecelões; Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato; Centro de Qualificação Profissional São José; Escola Profissionalizante Zuleide Gomes Monteiro; Escola Profissional Dona Olegarinha; Escola Profissional Virgem Poderosa; Escola Profissional Virgem Poderosa; Escola Profissional Professor Aderbal Jurema; Escola Profissionalizante Professor Moacir do Melo Rêgo; Escola Profissional Magalhães Bastos; Escola Profissional de Artes João Pernambuco; Escola Municipal Engenheiro Antônio Bezerra Baltar; Associação Pestalozzi do Recife, Anexa à Escola Municipal Casarão do Barbalho; Escola Profissional Anexa ao Centro Social Urbano Bidu Krause; Escola Profissional de Areias; Escola Profissionalizante do Bongi; Escola Profissionalizante Maria de Sampaio Lucena; e Centro Profissionalizante Vila dos Milagres.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura lança CD dos Círculos Populares no Teatro Apolo
- João da Costa vistoria obras de saneamento Integrado e novo habitacional na Torre
- Secretária Especial da Mulher reúne-se com voluntárias do bloco Nem com uma Flor
- João da Costa prestigia o 10º Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Troca do kit por camisa do Bloco Nem Com Uma Flor começa nesta segunda
- João da Costa anuncia a 8ª Corrida das Pontes do Recife
- PCR monta esquema especial de serviços para o Carnaval Multicultural 2011
- Prefeitura divulga esquema de serviços para o desfile do Galo
- LIMPEZA / CONTROLE URBANO / ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Adereços e fantasias carnavalescas são oferecidos na Feirinha da Economia Popular e Solidária
- Desenvolvimento Econômico
- Carnaval nas escolas mobiliza alunos da rede municipal
- Estudantes da RPA6 recebem fardamento, livros e material escolar
- Luxo e Originalidade: duas tradições pelo amor ao Carnaval
- Rei e Rainha do Carnaval do Recife são eleitos no Municipal
- Fantasiados fazem a festa de carnaval no 47º Baile Municipal do Recife
- 47º Baile Municipal do Recife celebra a multiculturalidade
- João da Costa recebe ilustres convidados no Baile Municipal
- Prefeito recebe homenagem da troça A Turma da Jaqueira Segurando o Talo
- João da Costa participa do desfile do bloco Academia da Cidade


Enviar    Imprimir