Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO REALIZA VIAGEM INAUGURAL DO EXPRESSO DA FOLIA
00:00 Terça-feira, 1 de Março de 2011

Serviço funcionará durante todo o Carnaval para incentivar o folião a deixar o carro em casa
 
Para celebrar a décima edição do Expresso da Folia, o prefeito João da Costa, participa, nesta quarta-feira (02), às 10h, de uma viagem comemorativa do serviço de transporte que irá atender os foliões durante do Carnaval 2011. O evento, que servirá também como acerto dos detalhes finais para a operação, saíra do Shopping Tacaruna e vai contar ainda com a presença do Rei e da Rainha do Carnaval do Recife, eleitos no último sábado no Baile Municipal e uma banda de frevo para animar os passageiros.      
 
A operação do Expresso da Folia inicia partir das 18h do sábado (05), oferecendo uma alternativa para a população que deseja ir brincar de forma segura e com conforto o Carnaval Multicultural do Recife. Em 2011, o serviço irá transportar o folião de diferentes pontos da Cidade direto para a festa no Recife Antigo. Este ano, os ônibus, organizados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), irão sair dos três grandes shoppings da capital: Tacaruna, Plaza, e pelo primeiro ano participando do projeto, o shopping Recife.
 
Com a mensagem “Deixe seu carro no shopping e embarque no Expresso da Folia”, o serviço busca justamente estimular as pessoas que optarem vir de carro para o Carnaval, a estacionarem seus veículos em um local com segurança. Outra vantagem é a de evitar uma grande concentração de carros no foco da folia, garantindo assim mais fluidez no trânsito e espaço para o folião. 
 
A grande novidade desse ano é a parceria com o Shopping Center Recife, que participa pela primeira vez do projeto. Com isso, os moradores de toda a Zona Sul da Cidade poderão também brincar o Carnaval do Recife Antigo sem se preocupar com o estacionamento e segurança dos veículos. Como o próprio nome já diz, a viagem será expressa, isso quer dizer que não existem paradas no caminho até o ponto final no Recife Antigo. Os agentes de trânsito da CTTU estarão orientados a liberar a passagem do transporte pelos bloqueios. Durante as viagens e nos pontos de embarque e retorno, haverá ainda o trabalho do programa “+Vida na Folia”, da Secretaria de Saúde do Recife, realizando a conscientização dos passageiros sobre a questão de redução de danos de álcool e drogas. 
 
As viagens irão acontecer de 10 em 10 minutos, podendo este intervalo ser reduzido de acordo com a demanda de público. No sábado (05), as viagens acontecem das 18h às 05h da manhã. Já no domingo (06), segunda (07) e terça-feira (08) de Carnaval, o horário será das 14h às 05h da manhã do dia seguinte. A tarifa do ônibus custa R$ 2,50 por pessoa (já incluído ida e volta) mais o preço do estacionamento do shopping em que o folião deixar o carro. Para o condutor que optar seguir no Expresso, não haverá cobrança pelo centro de compras de pernoite ou hora adicional. É importante que o usuário do Expresso da Folia guarde a sua senha, pois ela é a garantia da volta do Recife Antigo para o Shopping. 
 
Números do Expresso – Entre os anos de 2002 e 2010, foram mais de 175 mil pessoas transportadas pelo Expresso da Folia, o que mostra a adesão e reconhecimento da população pelo serviço. Só no ano passado, mais de 19 mil foliões utilizaram o Expresso, trocando os carros pelos ônibus. Em pesquisas realizadas pela CTTU ao longo dos anos, o resultado mostra que quase metade (46%) dos usuários do Expresso vem de outras cidades da Região Metropolitana e quase 30% provenientes dos bairros da Zona Norte do Recife.
 
Itinerário Shopping Recife (o ônibus segue do Shopping até o Bairro do Recife Antigo sem paradas)
 
Ida – Av. Felix de Brito; Av. Boa Viagem; Av. Antônio de Góes; Cais José Estelita; Viaduto das Cinco Pontas; Ponte Giratória; Madre de Deus. 
Volta – Madre de Deus; Ponte Giratória; Viaduto das Cinco Pontas; Cais José Estelita; Av. Herculano Bandeira; Av. Domingos Ferreira; Av. Antônio Falcão; Shopping Recife.     
 
Itinerário Shopping Plaza (o ônibus segue do Shopping até o Bairro do Recife Antigo sem paradas)
 
Ida – AV. 17 de Agosto; Av. Parnamirim; Rua Cônego Barata; Av. Norte; Ponte do Limoeiro; Cais do Apolo; Rua Álvares Cabral. 
 
Volta – Rua Álvares Cabral; Cais do Apolo; Ponte do Limoeiro; Av. Norte; Rua Dr. José Maria; Av. Rosa e Silva; Rua Padre Roma; Shopping Plaza.   
 
Itinerário Shopping Tacaruna (o ônibus segue do Shopping até o Bairro do Recife Antigo sem paradas)
 
Ida – Av. Cruz Cabugá; Ponte do Limoeiro; Cais do Apolo; Rua Madre de Deus; 
 
Volta – Cais do Apolo; Ponte do Limoeiro; Av. Cruz Cabugá; Shopping Tacaruna.

Matérias Relacionadas
- Procon registrou mais de duzentas reclamações em fevereiro
- PCR previne acidentes com marquises durante desfile do Galo
- Galo da Madrugada: folião poderá assistir ao desfile nas arquibancadas
- PCR realiza ação preventiva contra utilização de marquises no galo
- Confira o que abre e fecha durante o Carnaval
- João da Costa vistoria obras na Mangueira da Torre
- Feiras de Orgânicos comercializam alimentos mais saudáveis para os foliões
- PCR capacita locutores que atuarão no Carnaval Multicultural Recife 2011
- Prefeitura lança CD dos Círculos Populares no Teatro Apolo
- Mês da mulher é comemorado nas escolas profissionalizantes do Recife
- João da Costa vistoria obras de saneamento Integrado e novo habitacional na Torre
- Secretária Especial da Mulher reúne-se com voluntárias do bloco Nem com uma Flor
- João da Costa prestigia o 10º Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Troca do kit por camisa do Bloco Nem Com Uma Flor começa nesta segunda
- João da Costa anuncia a 8ª Corrida das Pontes do Recife
- PCR monta esquema especial de serviços para o Carnaval Multicultural 2011
- Prefeitura divulga esquema de serviços para o desfile do Galo
- LIMPEZA / CONTROLE URBANO / ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Adereços e fantasias carnavalescas são oferecidos na Feirinha da Economia Popular e Solidária
- Desenvolvimento Econômico


Enviar    Imprimir