Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA REALIZA VIAGEM COMEMORATIVA DOS 10 ANOS DO EXPRESSO DA FOLIA
00:00 Quarta-feira, 2 de Março de 2011

Serviço irá funcionar nos dias de folia atendendo o público em três pontos da Cidade. A tarifa será de R$2,50 mais o valor do estacionamento do shopping  

O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (02), a viagem comemorativa de dez anos do Expresso da Folia 2011, serviço de transporte que irá atender foliões e turistas que forem brincar o Carnaval Multicultural no Bairro do Recife. Pelo décimo ano, a iniciativa visa oferecer uma alternativa para a população que deseja ir festejar o período carnavalesco de forma segura e com conforto, deixando seus automóveis nos estacionamentos dos shoppings parceiros.
 
No evento, realizado na área externa do Shopping Tacaruna de onde partirá uma das linhas do Expresso, o gestor, acompanhado de secretários municipais e representantes dos centros de compras e das empresas de ônibus, realizou o corte do bolo celebrando o sucesso e reconhecimento do folião pelo serviço. Na sequência, a comitiva subiu no coletivo e fez o trajeto que o transporte irá fazer nos dias de folia até o Cais da Alfândega, próximo à Ponte Maurício de Nassau. Para a festa ficar completa também estiveram presentes integrantes da equipe do +Vida na Folia, o Rei e a Rainha do Carnaval do Recife, Yuri Meneses e Mayara Menezes, além de uma banda de frevo para animar os passageiros ilustres.
 
Estamos ampliando esse serviço que já está muito bem avaliado pela população da Cidade, no sentido de oferecer uma opção de transporte com comodidade e evitar que as pessoas venham de carro para o Bairro do Recife. O Expresso da Folia visa justamente isso, que o folião deixe seus veículos nos estacionamento dos shoppings, com segurança, e vá brincar o Carnaval do Recife com muita alegria”, declarou o prefeito João da Costa ao final do percurso, reforçando ainda a inclusão neste ano da Zona Sul da Cidade, que também poderá utilizar os veículos.
 
Em 2011, o Expresso, que é organizado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), irá partir dos três grandes shoppings da capital: Tacaruna, Plaza, e pelo primeiro ano participando do projeto, o shopping Recife. Para a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, o foco principal do serviço, é oferecer mais espaço para o público brincar o carnaval nas ruas do Bairro do Recife. “Vamos valorizar o folião, que é o pedestre. É ele que deve ter prioridade nas vias do bairro. Para isso estamos estimulando que todos venham de Expresso da Folia”, disse Pompéia. Segundo a gestora, a expectativa é dobrar o número de cidadãos transportados. No ano passado, foram aproximadamente 20 mil pessoas.
 
Compareceram ainda ao evento de lançamento do Expresso da Folia 2011, os secretários Renato L (Cultura), Ceça Britto (Relações com a Imprensa), Roberto Arrais (Meio Ambiente), Amparo Araújo (Direitos Humanos) e Niedja Queiroz (Assistência Social).     
 
A operação - As viagens irão acontecer de 10 em 10 minutos, podendo este intervalo ser reduzido de acordo com a demanda de público. No sábado (05), as viagens acontecem das 18h às 05h da manhã. Já no domingo (06), segunda (07) e terça-feira (08) de Carnaval, o horário será das 14h às 05h da manhã do dia seguinte. A tarifa do ônibus custa R$ 2,50 por pessoa (já incluído ida e volta) mais o preço do estacionamento do shopping em que o folião deixar o carro. Para o condutor que optar seguir no Expresso, não haverá cobrança pelo centro de compras de pernoite ou hora adicional. É importante que o usuário do Expresso da Folia guarde a sua senha, pois ela é a garantia da volta do Recife Antigo para o Shopping. 
 
Como o próprio nome já diz, a viagem será expressa, isso quer dizer que não existem paradas no caminho até o ponto final no Recife Antigo. Os agentes de trânsito da CTTU estarão orientados a liberar a passagem do transporte pelos bloqueios. Durante as viagens e nos pontos de embarque e retorno, haverá ainda o trabalho do programa “+Vida na Folia”, da Secretaria de Saúde do Recife, realizando a conscientização dos passageiros sobre a questão de redução de danos de álcool e drogas. 
 
Confira os itinerários do Expresso da Folia partindo os três shoppings:   
 
Itinerário Shopping Recife (o ônibus segue do Shopping até o Bairro do Recife Antigo sem paradas)
 
Ida – Av. Felix de Brito; Av. Boa Viagem; Av. Antônio de Góes; Cais José Estelita; Viaduto das Cinco Pontas; Ponte Giratória; Madre de Deus. 
Volta – Madre de Deus; Ponte Giratória; Viaduto das Cinco Pontas; Cais José Estelita; Av. Herculano Bandeira; Av. Domingos Ferreira; Av. Antônio Falcão; Shopping Recife.     
 
Itinerário Shopping Plaza (o ônibus segue do Shopping até o Bairro do Recife Antigo sem paradas)
 
Ida – AV. 17 de Agosto; Av. Parnamirim; Rua Cônego Barata; Av. Norte; Ponte do Limoeiro; Cais do Apolo; Rua Álvares Cabral. 
 
Volta – Rua Álvares Cabral; Cais do Apolo; Ponte do Limoeiro; Av. Norte; Rua Dr. José Maria; Av. Rosa e Silva; Rua Padre Roma; Shopping Plaza.   
 
Itinerário Shopping Tacaruna (o ônibus segue do Shopping até o Bairro do Recife Antigo sem paradas)
 
Ida – Av. Cruz Cabugá; Ponte do Limoeiro; Cais do Apolo; Rua Madre de Deus; 
 
Volta – Cais do Apolo; Ponte do Limoeiro; Av. Cruz Cabugá; Shopping Tacaruna.

Matérias Relacionadas
- Procon registrou mais de duzentas reclamações em fevereiro
- PCR previne acidentes com marquises durante desfile do Galo
- Prefeito realiza viagem inaugural do Expresso da Folia
- Galo da Madrugada: folião poderá assistir ao desfile nas arquibancadas
- PCR realiza ação preventiva contra utilização de marquises no galo
- Confira o que abre e fecha durante o Carnaval
- João da Costa vistoria obras na Mangueira da Torre
- Feiras de Orgânicos comercializam alimentos mais saudáveis para os foliões
- PCR capacita locutores que atuarão no Carnaval Multicultural Recife 2011
- Prefeitura lança CD dos Círculos Populares no Teatro Apolo
- Mês da mulher é comemorado nas escolas profissionalizantes do Recife
- João da Costa vistoria obras de saneamento Integrado e novo habitacional na Torre
- Secretária Especial da Mulher reúne-se com voluntárias do bloco Nem com uma Flor
- João da Costa prestigia o 10º Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Troca do kit por camisa do Bloco Nem Com Uma Flor começa nesta segunda
- João da Costa anuncia a 8ª Corrida das Pontes do Recife
- PCR monta esquema especial de serviços para o Carnaval Multicultural 2011
- Prefeitura divulga esquema de serviços para o desfile do Galo
- LIMPEZA / CONTROLE URBANO / ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Adereços e fantasias carnavalescas são oferecidos na Feirinha da Economia Popular e Solidária


Enviar    Imprimir