Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

AEROPORTO INTERNACIONAL DOS GUARARAPES MOBILIZADO CONTRA A DENGUE NESTA SEXTA (04)
10:23 Quinta-feira, 3 de Março de 2011

Evento reunirá diversos parceiros, entre eles, a Prefeitura do Recife

A mobilização social e a união entre órgãos fazem o mote para ação de combate à dengue, nesta sexta-feira (04/03), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Durante todo o dia, passageiros, usuários e funcionários do terminal receberão informações sobre a doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti, por meio de avisos sonoros, vídeos, exposição e panfletagem. A abertura será às 10h, com a presença de representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Recife, da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O trabalho de conscientização será realizado a partir do laboratório com o ciclo de vida do mosquito da dengue, montado na área central do saguão do desembarque, no piso térreo do aeroporto. Quatro agentes de saúde ambiental estarão no local tirando dúvidas e orientando os passantes sobre como evitar a doença e reduzir a proliferação do inseto vetor da moléstia. Uma técnica do Programa de Saúde Ambiental do Recife se apresentará vestida como o mosquito, fazendo uma abordagem lúdica sobre prevenção à enfermidade.

O esclarecimento será complementado pelas mensagens produzidas pela Anvisa, que explicam como identificar os sintomas da doença e a buscar tratamento adequado. A veiculação será por meio do sistema de som e nos painéis de TV do terminal de passageiros.

Para reforçar o trabalho de sensibilização, cerca de mil camisas da campanha vestirão as equipes que trabalham no atendimento ao público do aeroporto com o lema Todos Juntos, Todos os Dias Contra a Dengue. E outras 700 foram repassadas para o bloco carnavalesco Segure o Avião, formado por trabalhadores da Infraero e da comunidade aeroportuária, para compor uma ala do desfile realizado na noite desta quinta (03), no Recife Antigo.

Durante o evento, uma esquete teatral do Mais Vida na Folia também alertará sobre os riscos no consumo de álcool e outras drogas durante o período carnavalesco. A peça abordará ainda o uso de camisinha como forma de prevenção a diversas doenças, com o reforço de um ator fantasiado de preservativo gigante. Serão distribuídos materiais educativos sobre combate à dengue, redução de danos e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, HIV e hepatites virais.

A dengue é hoje um dos principais problemas de saúde pública mundial. Os portos e aeroportos, em função do intenso fluxo de pessoas e produtos de vários locais do país e do mundo, devem ser tratados como pontos estratégicos do ponto de vista de controle. No caso específico do Recife, com a aproximação do Carnaval, o movimento de viajantes que se destinam aos polos turísticos do Estado aumenta significativamente. Dessa forma, é importante que os viajantes sejam orientados sobre os sintomas da dengue e a necessidade da busca por atendimento médico ao menor sinal da doença.
Números da dengue em Pernambuco – Em 2011, foram notificados 2.326 casos de dengue distribuídos em 104 municípios, representando um aumento de 27,03% em relação ao mesmo período de 2010 – que notificou 1.831, confirmando 867 destes. Até o momento, foram confirmados 91 casos da doença.

Os dez municípios que mais notificaram casos foram: Afogados da Ingazeira (355), Recife (160), Petrolina (155), Tabira (112), Serrita (101), Carpina (97), Caruaru (87), Ipojuca (85), Paulista (82), e Goiana (68). Esses representam 55,97% do total das notificações do Estado.

Das notificações, 86 estão sendo analisadas como dengue hemorrágica, mas apenas 1 foi confirmada. Em 2010, no mesmo período, houve o registro de 21 casos suspeitos e 6 casos confirmados de versão hemorrágica da enfermidade. Até o momento, foram notificados 11 óbitos relacionados à dengue. Originado no município de Carpina, apenas um foi confirmado.

Matérias Relacionadas
- Diretoria de Gestão do Trabalho promove prévia carnavalesca para os servidores da Saúde
- Frevo animará primeira prévia carnavalesca do Centro de Vigilância Ambiental
- Prévia carnavalesca do CAPS Galdino Loreto anima ruas de Afogados
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray
- Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra sobre LER/DORT
- SAÚDE
- PCR promove prévia carnavalesca para usuários e servidores da Unidade Guilherme Abath
- Secretaria Municipal de Saúde promove debate sobre a LERD/DORT
- CMS-Recife fortalece Controle Social do SUS em Planejamento Estratégico
- PSF Engenho do Meio antecipa Folia de Momo
- Orquestra de frevo animará prévia carnavalesca do PSF Engenho do Meio
- CMS-Recife define metas do Controle Social da Saúde para 2011
- Prévia carnavalesca encerra Semana de Promoção à Saúde no PSF UR-03
- Saúde da Zona Norte reforçada com inauguração do 118º PSF do Recife
- PCR promove mutirão de doação de sangue no PSF da UR-3 Ibura
- Conselho Municipal de Saúde promove oficina de planejamento estratégico
- Porteiros e zeladores de condomínio do Recife receberão capacitação sobre dengue
- PCR Promove semana de promoção à saúde no PSF da UR3 - Ibura
- Saúde capacita redutores de danos e assistentes de prevenção que atuarão no Carnaval Multicultural 2011


Enviar    Imprimir