Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

TESTAGEM RÁPIDA DE HIV SERÁ AMPLIADA NO CARNAVAL MULTICULTURAL 2011
22:25 Quinta-feira, 3 de Março de 2011

População terá acesso ao serviço em três pontos da Folia de Momo no Recife
 
Por Larissa Correia
 
A Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar a oferta de testagem rápida de detecção de HIV nesta edição do Carnaval Multicultural Recife. A iniciativa, realizada com sucesso no ano passado, será disponibilizada em três pontos da Folia de Momo em 2011. Permanece a estrutura instalada na rua lateral à Torre Malakoff, no Bairro do Recife, e serão montados um ponto no Ibura, nas imediações do polo oficial da festa municipal (Avenida Dom Helder Câmara, s/n), e outro em Jardim São Paulo, próximo ao palco oficial, nas instalações do PSF Guarulhos (Avenida São Paulo, 665).

Por meio de um exame simples, os interessados poderão confirmar se têm ou não o vírus da aids. A coleta é feita com um furo no dedo, exatamente como o que avalia a taxa de glicose no sangue. O resultado sai em trinta minutos. Os postos funcionarão de 04 a 08 de março, sempre das 18h à meia-noite. A expectativa da Secretaria de Saúde do Recife é realizar mais de 2 mil procedimentos no período. Cerca de 20 pessoas atuarão em cada estande diariamente, entre psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais.

“Nossa prioridade é agilizar o diagnóstico e, no caso de resultados positivos para o vírus, assegurar a maior rapidez possível na adoção de medidas que evitem a transmissão do HIV e o desenvolvimento da doença na pessoa. Referência para o Governo Federal, o trabalho que estamos desenvolvendo na capital pernambucana é parte da estratégia municipal para a prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis, que recebe um grande reforço no período carnavalesco”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.
 
Gerente de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais do Recife, Acioli Neto reforçou a importância da iniciativa. “Quanto mais fácil for o acesso da população ao exame, melhor. A testagem rápida de HIV é extremamente confiável, oferecendo 99,9% de certeza. No procedimento, utilizamos duas metodologias, com prova e contra-prova de amostras. Nossa estrutura estará disponível a todos os interessados, mesmo aos não-residentes na capital pernambucana. Quem apresentar resultado positivo será orientado a buscar o serviço de referência no município onde mora para se submeter a outros exames e iniciar o acompanhamento médico e psicossocial adequados”, acrescentou Acioli.
 
Além do carnaval passado, em festas populares, a Secretaria de Saúde do Recife já disponibilizou o teste para a detecção rápida de HIV no ciclo junino e nas comemorações em torno de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro de 2010. “Ter acesso amplo e irrestrito ao teste é direito de todo cidadão. Por isso, a Prefeitura do Recife está empenhada em disponibilizar a iniciativa em espaços alternativos e locais de grande circulação de pessoas”, completou o secretário Gustavo Couto.
 
Esquema – Em todas as noites da folia, a Gerência de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais também contará com o estande Se Cuide na Central de Serviços do Carnaval Multicultural Recife (Terminal Marítimo de Passageiros - Armazém 12, no Marco Zero). No local, serão repassadas informações e orientações sobre serviços de referência para testagem e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a aids. O público poderá receber preservativos, sachês de gel lubrificante, porta-camisinhas, adesivos, abanadores, porta-celulares e bandanas, além de material educativo.
 
Para orientar os brincantes, atores encenarão esquetes teatrais criadas especialmente para a Folia de Momo. Sob a direção do ator Jô Ribeiro, da companhia Trupe do Barulho, as apresentações serão realizadas em diversos focos da folia e tratarão da importância do uso do preservativo, prevenção às DST/Aids e hepatites virais e gestações não-planejadas. As encenações dos arte-educadores e as ações dos assistentes de prevenção ocorrerão em espaços como estações do Metrô, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre e shopping da capital pernambucana.

Matérias Relacionadas
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Aeroporto Internacional dos Guararapes mobilizado contra a dengue nesta sexta (04)
- Diretoria de Gestão do Trabalho promove prévia carnavalesca para os servidores da Saúde
- Frevo animará primeira prévia carnavalesca do Centro de Vigilância Ambiental
- Prévia carnavalesca do CAPS Galdino Loreto anima ruas de Afogados
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Vigilância Sanitária do Recife ressalta proibição do uso da espuma em spray
- Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra sobre LER/DORT
- SAÚDE
- PCR promove prévia carnavalesca para usuários e servidores da Unidade Guilherme Abath
- Secretaria Municipal de Saúde promove debate sobre a LERD/DORT
- CMS-Recife fortalece Controle Social do SUS em Planejamento Estratégico
- PSF Engenho do Meio antecipa Folia de Momo
- Orquestra de frevo animará prévia carnavalesca do PSF Engenho do Meio
- CMS-Recife define metas do Controle Social da Saúde para 2011
- Prévia carnavalesca encerra Semana de Promoção à Saúde no PSF UR-03
- Saúde da Zona Norte reforçada com inauguração do 118º PSF do Recife
- PCR promove mutirão de doação de sangue no PSF da UR-3 Ibura
- Conselho Municipal de Saúde promove oficina de planejamento estratégico
- Porteiros e zeladores de condomínio do Recife receberão capacitação sobre dengue


Enviar    Imprimir