Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

RECIFE CEDE ESPAÇO PARA CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE
14:31 Sexta-feira, 4 de Março de 2011

A inclusão de pessoas com deficiência, também nos dias dedicados a Momo, está dentro da proposta desenvolvida pela gestão

Por Kellen Lima

Uma festa para todos. É seguindo este pensamento que a Prefeitura do Recife planeja e executa o Carnaval Multicultural 2011. Assim, a inclusão de pessoas com deficiência, também nos dias dedicados a Momo, está dentro da proposta desenvolvida pela gestão, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, que em parceria com a Presidência da República, Governo do Estado e Galo da Madrugada, incluem os cidadãos com deficiência – recifenses ou visitantes – no hall dos foliões. Trata-se da campanha nacional “Acessibilidade: siga esta ideia”, que, em espaço cedido pela PCR, leva à passarela da alegria o “Camarote da Acessibilidade”, neste sábado (05).

“A gestão aderiu à campanha de acessibilidade desde 2009 e este ano, mais uma vez, reafirma o compromisso do prefeito João da Costa de empenho para com a causa. O Galo, Governo do Estado e Correios também se juntaram a nós, em uma parceria muito favorável para a empreitada”, afirmou Amparo Araújo, secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Com capacidade para 70 pessoas, o camarote contará com a presença de deficientes auditivos, visuais, motores e intelectuais, os quais representam 15 entidades que atendem tal segmento da população. A animação também ficará por conta da Banda “Segue-nos”, formada por 9 deficientes visuais.

Segundo Niusarete Lima, coordenadora de Promoção de Direitos para a Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ao assumir o compromisso de manter em sua política a questão da inclusão, o Galo da Madrugada executa um papel fundamental para a disseminação da ideia. “É muito importante trazer essa discussão para um bloco de carnaval que atrai uma multidão inumerável e mostrar que funciona, que é possível. A partir de agora a pessoa com deficiência vai poder brincar no Galo, fazer parte da folia”, disse. Longe do camarote e já na concentração do bloco, diversos brincantes de Momo, pessoas com os mais variados tipos de deficiência, estarão com camisetas alusivas à campanha e prontos para participar do sábado de Zé Pereira.

Para a representante da Federação, a integração do Bloco à campanha levanta uma bandeira plural, em que o pensamento sobre acessibilidade vai além da arquitetura da Cidade. “É um direito à liberdade e uma questão que é da responsabilidade de todos. Qualquer pessoa pode participar deste momento de alegria e cultura; assim, mostramos a todos que temos condições de compartilhar não só da festa, mas de todas as atividades sociais. Porque o que realmente precisamos é tirar a deficiência que existe dentro de nós, em forma de preconceito”, enfatizou.

“A partir deste camarote podemos trazer à tona a questão da acessibilidade e difundir o pensamento, seja com o cidadão comum, com o empresariado local. Enfim podemos mostrar que é possível inserir o deficiente no carnaval”, afirmou João Rocha, cadeirante, Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com deficiência, que foi conferir de perto, nesta sexta-feira (04) a estrutura montada no início da Dantas Barreto, com a Praça Sérgio Lorêto.

O Galo da Madrugada foi reconhecido pelo Guinness Book (o livro dos recordes), em 1995, como o maior bloco de carnaval do planeta.

Matérias Relacionadas
- Presidente do Conselho Nacional de Juventude conhece políticas do Recife para o segmento
- Seri capacita jornalistas que vão trabalhar na cobertura do Carnaval Multicultural 2011
- Tudo pronto para a abertura do Carnaval Multicultural do Recife
- Abertura do Carnaval do Recife: uma folia de muitos encontros
- Carnaval terá atividades ambientais voltadas para a criançada
- Prefeitura do Recife vistoria as unidades temporárias de saúde para o Carnaval
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Serviço Táxi Evento estará presente em diversos pontos do Carnaval do Recife
- Bairro do Recife Antigo amanhecerá fechado para a abertura do Carnaval 2011
- Bloco da Diversidade de Pernambuco sai nesta quinta-feira
- Comdir abre inscrições para eleição de conselheiros
- Bloco Me Segura Se Não Eu Caio esquenta a semana pré-carnaval
- Polo LGBT agita Carnaval Multicultural do Recife
- SDHSC capacita Rede de Atendimento à Mulher
- SDHSC oferece curso de capacitação para rede de atendimento à mulher
- Amparo Araújo cumpre agenda em Brasília
- SDHSC tem projeto aprovado pelo Programa URB-AL III
- PCR realiza Seminário Internacional Jovens e Empregabilidade
- Secretária de Direitos Humanos recebe delegação italiana
- PCR recebe representantes da Prefeitura de Bolonha


Enviar    Imprimir