Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

DOMINGO DE CARNAVAL COM MANHÃ DE ENSAIOS
15:30 Domingo, 6 de Março de 2011

 
Limpeza, passagem de som e desfile solitário burrinha nas ruas do Recife Antigo
 
Uma manhã tranquila de domingo, mas nem por isso sem resquício de folia. No palco principal do Carnaval Multicultural Recife 2011, montado no Marco Zero, logo nas primeiras horas do dia, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério “passava o som”, preparando-se para o show desta noite no bairro do Recife do Antigo, a partir das 22h30.
  
Apesar do cansaço da maratona de shows nestes dias de folia, os vocalistas D´Angelo Spíndola, 39, e Valéria Wanda, 42, soltavam a voz em sucessos consagrados pela orquestra, como Frevando em Bomba do Hemetério e Luanda d´Agora. “Cada ano é sempre uma surpresa, pois o nosso Carnaval é muito diversificado”, revela a cantora, atrás de grandes óculos escuros e de um leque preto. A orquestra foi formada há oito anos pelo maestro Francisco Amâncio da Silva, 33, conhecido como Forró.
  
Enquanto no palco os músicos faziam o frevo ecoar por todo o Recife Antigo, diante deles, no imenso pátio do Marco Zero, quatro turistas, comandado pelo professor universitário Eli Brandão, 52, de Campina Grande, começavam o dia ensaiando os primeiros passos de frevo. “Este ambiente daqui tem uma energia incrível. Estou me sentindo em casa”, diz o professor português Miguel Pessoa, 40, integrante do grupo e morador da cidade de Samora Correa, distante 30 quilômetros de Lisboa. Acompanhando os dois estavam também as professoras Nilvanda Brandão, 48, e Margareth Félix, 32.
 
O pouco movimento de pessoas nas ruas recifenses facilitava o trabalho dos garis da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que desde as três da madrugada garantiam a limpeza das vias públicas. “Nós somos os foliões da vassoura”, comenta Jerônimo Silva, 41, cumprindo um circuito de limpeza que envolvia as ruas da Guia, Bom Jesus, Praça do Arsenal, Cais do Apolo e Avenida Marquês de Olinda.
  
A manhã também permitiu o desfile solitário do artesão e carnavalesco Severino Elias da Silva, 35, o conhecido Bibiu do Boneco. Montado numa burrinha, ele cumpriu um percurso de 56 quilômetros entre Carpina, onde reside, e o Recife, para desfilar com o seu personagem. “Estou aqui: eu, Deus e a burrinha. Vim brincar e me divertir no Carnaval do Recife”, comenta Bibiu, filho do famoso mamulengueiro Antônio Elias da Silva, 59, o Mestre Saúba.
 
Nas barracas dispostas ao longo da Avenida Marquês de Olinda, os preparativos para a festa de logo mais também obedeciam um ritmo de ensaio. “Estamos arrumando e esperando chegar material”, afirma a comerciante Neide Cavalcanti, 55. Juntamente com o marido Cláudio Barbosa, 57, ela organizava as procuradas caipifrutas que dão fama à Barraca 25, na esquina da Marquês de Olinda com rua do Bom Jesus.
 

Matérias Relacionadas
- CTTU desbloqueia vias interditadas para desfile do Galo
- João da Costa prestigia a maior agremiação carnavalesca do mundo
- Coordenador do Carnaval exalta o trabalho integrado para o sucesso do sábado de Zé Pereira
- Empresário vem de São Paulo exclusivamente para prestigiar o camarote da PCR
- Secretário Estadual de Cultura prestigia desfile do Galo da Madrugada
- Vereador Josenildo Sinésio assiste ao Galo do camarote da PCR
- Galo da Madrugada faz desfile histórico
- Prefeito recebe homenagem de artistas durante desfile do Galo da Madrugada
- Camarote da Prefeitura conta com presença do senador Humberto Costa
- Ministro da Integração Nacional acompanha o Galo da Madrugada
- Elba e Silvério fazem dueto no trio da PCR
- Farol conceitual é armado em pleno Carnaval do Recife
- O turista tem vez no Carnaval do Recife
- Gustavo Travassos e Fafá de Belém homenageiam um dos fundadores do Galo
- Prefeitura do Recife garante muito mais alegria nos dias de Carnaval
- Ex-animador cultural da Secretaria de Educação agita trio elétrico no Galo
- Carnaval do Recife encanta foliões do Brasil e do mundo
- Thiago Lacerda e Vanessa Lóes visitam camarote da PCR
- O Carnaval do Recife é de todos os foliões
- Café da Manhã abre desfile do Galo da Madrugada


Enviar    Imprimir