Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

PROFISSIONAIS DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DA PCR GARANTEM COBERTURA EXCLUSIVA DO CARNAVAL DO RECIFE
00:00 Segunda-feira, 7 de Março de 2011

A Prefeitura do Recife, mais uma vez, monta uma estrutura completa para receber com excelência jornalistas do Brasil e do Exterior durante o Carnaval Multicultural 2011. O mezanino do Terminal Marítimo de Passageiros, no Marco Zero, local de abertura oficial da folia e onde se apresentam atrações durante todos os dias de Momo, transformou-se em uma grande central de comunicação.
 
No local funciona uma redação de imprensa, cinco estúdios de rádio e um de TV, todos montados com os equipamentos necessários, como computadores conectados à internet, pontos para notebooks e linhas telefônicas, além de aparelhos de captação de áudio e edição. Equipes da Secretaria Especial de Relações com a Imprensa e da Secretaria de Comunicação - que mobilizam mais de 100 profissionais entre repórteres, fotógrafos e assessores - trabalham no palco do Marco Zero e nos 17 polos multiculturais para fazer uma ampla cobertura da folia e prestar informações sobre o evento a centenas de jornalistas credenciados, 24 horas, nos cinco dias de festa.
 
“O nosso maior objetivo é garantir uma cobertura de excelência, 24 horas por dia, como merece o Carnaval do Recife. Para isso, temos uma equipe de profissionais que trabalha no ritmo da folia, com alegria e empolgação”, explica a secretária Especial de Relações com a Imprensa, Ceça Britto. Segundo a titular da pasta, os profissionais estão inteiramente à disposição da imprensa externa, oferecendo um atendimento de qualidade sempre que preciso. “Isso tudo para que o folião não perca um minuto sequer do que acontece no nosso Carnaval, estando sempre bem informado e brincando com alegria, pois essa é a intenção da gestão do prefeito João da Costa”, conclui.
 
Aproximadamente um mês antes do Carnaval, a Cidade começa a se vestir para a folia. A decoração, os serviços e a campanha publicitária ganham as ruas do Recife anunciando os dias de festa. Com o slogan “O melhor carnaval é a gente quem faz”, as peças publicitárias ocupam outdoors e outbus pela Cidade, divulgando os homenageados do Carnaval Multicultural 2011: Tereza Costa Rêgo e Maestro Duda. Publicidade que esquenta a população local e chama turistas do resto do Brasil e do mundo para brincar do jeito recifense.
 
Este ano, nós demos um passo à frente no que diz respeito ao profissionalismo, refletindo no espaço que o nosso Carnaval tem tido nos veículos de comunicação. Principalmente em relação à cobertura televisiva, com toda a infraestrutura que foi preparada, sendo uma consagração para o Recife. Temos tido um alcance fantástico, chegando a todos os cantos do País e do mundo. E esse viés tende a se ampliar e colocar, cada vez mais, a nossa Cidade no cardápio das grandes atrações nacionais”, comemora o secretário de Comunicação, Erick Carrazzone.
 
Atendimento à imprensa - Repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e produtores de grandes veículos de comunicação locais, nacionais e internacionais abrem espaços para as manifestações culturais que marcam a festa. E a Prefeitura dispõe de diversos serviços para atender à grande demanda.
 
Da sexta-feira gorda até a terça-feira, a PCR coloca um helicóptero à disposição de fotógrafos e cinegrafistas para captação de imagens aéreas. Ainda no telejornalismo, a Central da Folia tem um estúdio montado para atender a emissoras. Um praticável montado em local estratégico está instalado no Marco Zero, assim como links para transmissão dos shows e entrevistas com artistas, personalidades e foliões. Uma equipe de profissionais da Secretaria Especial de Relações com a Imprensa viabiliza as entradas ao vivo da TVs, mostrando o melhor momento e as melhores atrações. Imagens são captadas e colocadas à disposição na Internet. Pessoas do mundo inteiro pode fazer download do que acontece por aqui.
 
As fotos tiradas pela equipe da PCR são encontradas on-line, no site municipal, em alta resolução. Assim como as matérias produzidas pelos jornalistas que se espalham por todos os pontos de folia, fazendo a cobertura da festa. A equipe de rádio disponibiliza cinco estúdios, além de uma redação. Quatro são utilizados por emissoras que transmitem ao vivo o Carnaval; o último é o espaço da Rádio Frevo, que transmite informações sobre serviços prestados pela Prefeitura em diversos setores e uma programação musical baseada no repertório de carnaval pernambucano. Além disso, a equipe fornece informações e boletins a rádios locais, comunitárias e do Interior. A Rádio Frevo pode ser ouvida na Central da Folia e no portal da Prefeitura na Internet.
 
Diretoria de Internet e Novas Mídias - A Diretoria de Internet e Novas Mídias, uma das responsáveis pelo site oficial da Prefeitura do Recife, também faz a cobertura 24 horas do Carnaval Multicultural 2011. Sua atuação está diretamente ligada às redes sociais, como o Twitter, Orkut e Facebook, ou ainda na divulgação dos vídeos da “TV Carnaval”, utilizando-se do Youtube. De diversas formas, todos podem acompanhar, em tempo real ou não, os detalhes da folia de Momo na Cidade.
 
A novidade este ano fica por conta do sistema desenvolvido pela diretoria, em parceria com a empresa PianoLab, intitulado “Eu vou”. Para entrar, basta acessar o site www.carnavaldorecife.com.br, escolher um dos polos para o qual se deseja ir, confirmar, e repassar a informação para as redes sociais. Em um “clique” amigos e seguidores saberão o destino do folião. Uma maneira simples e útil de marcar encontros e compartilhar a alegria da festa. Em 2010, o site do Carnaval teve 1 milhão de páginas visitadas. A meta este ano é um acréscimo de 60% neste número.

Matérias Relacionadas
- Procon-Recife registra uma ocorrência neste domingo (06)
- Noite dos Tambores Silenciosos: atração desta segunda
- Dircon fez 260 apreensões até a manhã desta segunda
- Central Multicultural oferece segurança, conforto e muito mais para o folião
- Interdições no Bairro do Recife Antigo prosseguem para o Carnaval Multicultural
- Dircon faz 94 apreensões durante desfile do Galo da Madrugada
- Venha brincar o Carnaval do Recife de Expresso da Folia
- Carnaval movimenta economia do Recife
- Procon-Recife não registra queixas até o momento
- Marcelo D2 e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério: atrações da noite deste domingo
- Domingo de Carnaval com manhã de ensaios
- CTTU desbloqueia vias interditadas para desfile do Galo
- João da Costa prestigia a maior agremiação carnavalesca do mundo
- Coordenador do Carnaval exalta o trabalho integrado para o sucesso do sábado de Zé Pereira
- Empresário vem de São Paulo exclusivamente para prestigiar o camarote da PCR
- Secretário Estadual de Cultura prestigia desfile do Galo da Madrugada
- Vereador Josenildo Sinésio assiste ao Galo do camarote da PCR
- Galo da Madrugada faz desfile histórico
- Prefeito recebe homenagem de artistas durante desfile do Galo da Madrugada
- Camarote da Prefeitura conta com presença do senador Humberto Costa


Enviar    Imprimir