Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

ESCOLAS DE SAMBA DESFILAM BELEZA NA DANTAS BARRETO
06:37 Terça-feira, 8 de Março de 2011

Cinco escolas desfilaram na noite desta segunda (7)

Por Otávio Dias
  
Pelo menos cinco mil recifenses deixaram as sombrinhas de frevo em casa, na noite desta segunda-feira de Carnaval (07), para acompanhar o desfile das cinco escolas de samba do grupo especial, que aconteceu a partir das 22h30 no Polo das Agremiações, na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, na zona central da cidade. A troca valeu à pena, pois os cinco grêmios recreativos, que se apresentaram até as três horas da madrugada, proporcionaram um espetáculo de rara beleza, sensualidade e amor ao samba.
 
Primeira a desfilar, a Escola Samarina, do bairro da Imbiribeira, que  comemorou o retorno ao grupo especial em 2010, levou para a avenida o samba-enredo “Valeu Zumbi”, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares e ao dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro. A escola vermelha e branca contou com sete alas e quatro carros alegóricos, fazendo um Carnaval de poucos recursos, mas de muita empolgação. A segunda agremiação a entrar na avenida foi a escola Preto Velho, da vizinha cidade de Olinda, que participa do grupo especial pela primeira vez.
 
Apesar de estreante, a escola não decepcionou, arrancando muitos aplausos das arquibancadas que cantaram, junto com os 530 componentes da escola, o refrão do samba enredo em homenagem às principais festas populares do Brasil. “Vou brincar, vou festejar, balançar, fazer zoeira, numa viagem cultural às festas brasileiras”, cantavam em coro, as primas Zuleide e Leopoldina Amorim, ambas de 18 anos. Moradoras de Nova Descoberta e torcedoras da Galeria do Ritmo, escola de samba do Morro da Conceição, elas adoraram a apresentação da escola olindense. “Eles não têm muito luxo, mas a bateria é nota dez e o samba muito bonito”, elogiou Leopoldina.
 
Terceira a desfilar no corredor da Avenida Dantas Barreto, a escola Deixa Falar, do bairro de Campo Grande, fez um belo desfile, apesar de ter entrado no corredor da folia embaixo de um temporal. O samba enredo “A Amazônia, desafio do desenvolvimento sustentável”, do carnavalesco Rafael Morais, acabou passando muita garra aos seus 800 componentes da escola, que foi fundada em 1996 e conquistou seu primeiro título do grupo especial em 2007.
 
Quem acabou prejudicada pelas chuvas, que provaram uma interrupção temporária no desfile, foi a Galeria do Ritmo, do Morro da Conceição, que disputa com a Gigante do Samba, da Bomba do Hemetério, a hegemonia do Carnaval pernambucano. Com alguns carros alegóricos quebrados e atraso de alguns componentes, a escola viu diminuída suas chances de evitar o tetracampeonato da rival. Apesar dos problemas, a grandeza e a tradição da Galeria, que desfilou com 1,8 mil componentes, acabaram empolgando o público, que recebeu com entusiasmo o samba enredo “Joaquim Nabuco, o príncipe da liberdade”, que homenageou o grande abolicionista pernambucano.
 
TETRA
A conquista do tetra campeonato do Carnaval pernambucano virou quase uma certeza ao final do desfile da Escola Gigante do Samba, que contou com a ajuda de um samba enredo empolgante e de fácil assimilação popular. “Gigante é transformar e a vida melhorar”, falou sobre a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente, tema defendido com muita garra e samba no pé pelos seus 900 componentes, distribuídos em 12 alas e cinco carros alegóricos.
 
O luxo das alegorias e fantasias e a sintonia entre bateria e samba enredo lembraram, sem exagero, uma autêntica escola de samba do Rio de Janeiro. A apuração do Carnaval acontece na próxima quinta-feira (10), na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. É esperar para conferir.

Matérias Relacionadas
- Terceira noite do Polo das Fantasias agradou em cheio o público
- Milhares de pessoas conferem show de Pitty no Ibura
- Mombojó anima o palco do Ibura
- Noite do samba anima Marco Zero
- Nonô Germano embala noite no Polo da Bomba do Hemetério
- Público exalta a Noite dos Tambores Silenciosos
- Festival Rec Beat leva tradição, história e diversidade para o Carnaval
- Encontro de Blocos de Pau e Corda coloca multidão para cantar no Marco Zero
- Romero Amorim é homenageado no Polo Recife Multicultural
- Tambores mirins encantam o Polo Afro
- João da Costa sente o clima da folia no Recife Antigo
- Foliões mirins curtem o Carnaval no Polo das Fantasias
- Setor de Achados e Perdidos ajuda o folião neste Carnaval
- Bois e ursos trazem tradição ao Carnaval Multicultural do Recife
- Espaço Travessia recebe os pequeninos durante a folia
- Central do Carnaval: infraestrutura à disposição do folião
- Expresso da Folia garante conforto para o folião
- Lenine faz multidão cantar no Marco Zero
- Camarote da Prefeitura do Recife recebe vários artistas no segundo dia de folia
- Vanessa da Mata esbanja simpatia no Marco Zero


Enviar    Imprimir