Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MAESTRO DUDA EMBALA ANIVERSÁRIO DO RECIFE AO LADO DA ORQUESTRA SINFÔNICA
12:29 Segunda-feira, 14 de Março de 2011

Concerto, realizado na noite do domingo (13) no Marco Zero, trouxe repertório de músicas do maestro homenageado do Carnaval 2011

Por Flora Noberto

Os 474 anos do Recife foram comemorados com uma bela noite de música no último domingo (13). O Marco Zero da Cidade, localizado no Bairro do Recife, abrigou o tradicional concerto da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), que este ano, teve como regente convidado o Maestro Duda, homenageado do Carnaval 2011. A apresentação contou com um público de cerca de 3.000 pessoas que ficaram encantadas com as composições apresentadas por mais de 80 músicos. A noite foi encerrada com uma grande queima de fogos e projeção de imagens do Recife nos telões.

Num clima bastante familiar, o público ocupou todas as cadeiras disponibilizadas no Marco Zero, acompanhando atento a execução das músicas instrumentais. O repertório da noite foi formado exclusivamente por composições do Maestro Duda, reconhecido internacionalmente pela singularidade da sua obra. Entre uma música e outra, ainda no início do concerto, Duda fez seus agradecimentos. “Eu quero agredecer ao Prefeito João da Costa e aos seus secretários, a minha família, a essa magnífica orquestra, da qual fiz parte por 42 anos, e ao maestro Osmam Gioia”.

Durante a apresentação, o trompetista Nailson Simões, filho de Duda, foi convidado ao palco. Junto à OSR, executou “Suíte Nairam”, composta por Duda em homenagem ao seu neto Nairam Simões, filho de Nailson. Com inspiração na música popular brasileira, a composição trouxe em seus três movimentos: Samba-Canção, Valsa e Frevo. Na platéia, os maestros Ademir Araújo e Spok eram algumas das figuras importantes da nossa música que fizeram questão de prestigiar o concerto.

Em seguida, foi a vez do trombonista Nilson Amarante (integrante do grupo A Trombonada e da SpokFrevo Orquestra) ser convidado ao palco. Junto a Nailson, executou “Fantasia para trombone e trompete” e “Suíte Monette”. Antes de reger a OSR em “Suíte Monette”, o maestro ressaltou que a música estava disponível na internet em gravações de diversas orquestras internacionais e afirmou: “Essa é a minha única música que não termina em frevo, mas em compensação começa com uma ciranda. Osman (regente oficial da OSR) foi o primeiro a gravar esta música”, revelou com entusiasmo.

O público aplaudia satisfeito ao final de cada música. “Estava acompanhando pela rádio as notícias sobre o aniversário do Recife, quando soube desta apresentação. Então, eu disse vou lá ver Duda reger esta belíssima orquestra”, declarou Antônio Hilário, 72 anos, que estava acompanhado da sua esposa Maria de Loures, 71 anos. “O concerto foi ótimo, muito bonito mesmo. O maestro Duda é uma das maiores autoridades da nossa música”, acrescentou Maria, durante o show pirotécnico no final da apresentação.

“Este concerto fechou com chave de ouro o Carnaval e as comemorações do aniversário da cidade. Foi uma grande oportunidade da gente ver o melhor da música erudita aqui em Pernambuco”, afirmou o secretário de Cultura Renato L após assistir todo o concerto.

Entre os cumprimentos de várias pessoas que fizeram questão de tirar fotos e saudá-lo pelo concerto, o Maestro Duda afirmou sua satisfação em participar do aniversário do Recife. “Foi muita emoção, pois é difícil a gente ser reconhecido. Mas este ano tem sido bom para mim. Já regi várias orquestras pelo mundo, e agora tive a oportunidade de reger a bela Orquestra Sinfônica do Recife”.

  • GALERIA DE FOTOS, AQUI

                                                                                                                                                                                                                                                       

 

Matérias Relacionadas
- Desfile das Campeãs prova que Carnaval empolgou os foliões recifenses
- Recife conhece agremiações vencedoras do Carnaval 2011
- Sítio Trindade apresenta a Saga de Mateus e Catirina
- Projeto Farol de Carnaval modifica a paisagem do Bairro do Recife
- Sa Grama enaltece mulheres pernambucanas no palco da Praça do Arsenal
- Thalma de Freitas surpreende público do Rec Beat
- Animação contagiante no encerramento do Carnaval no arrastão do frevo
- Orquestra Multicultural encerra Carnaval do Recife de forma apoteótica no Marco Zero
- Nádia Maia faz exaltação ao frevo no Polo de Jardim São Paulo
- Alceu Valença levanta o público no Marco Zero
- Última noite do Carnaval Multicultural do Recife termina com grandes shows
- Irreverência de João do Morro encerra Carnaval do Polo de Brasília Teimosa
- As Conxitas movimentaram o Polo das Fantasias
- Prefeito acompanha o encerramento do Carnaval Multicultural Recife no Marco Zero
- João da Costa visita polos descentralizados
- Festa carnavalesca com muito gingado de Mônica Feijó
- Mulheres são homenageadas no Carnaval do Recife
- Último dia do Rec Beat é marcado por mistura de ritmos
- Junio Barreto agita foliões no Pátio de São Pedro
- Academia da Berlinda anima ao som de muito merengue o Pátio de São Pedro


Enviar    Imprimir