Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA INAUGURA MAIS UMA ESCOLA QUE PROTEGE
00:00 Quinta-feira, 17 de Março de 2011

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência

Por Vanessa Beltrão

A segunda unidade do Programa Escola que Protege foi inaugurada, nesta quinta-feira (17) pelos secretários municipais Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer) e Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã). O espaço funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro de Referência Margarida Alves, na Rua Dom Vital, 41, Bairro de Santo Amaro (RPA 1). Com mais uma sede, a Prefeitura do Recife amplia para 300 a capacidade semanal do número de atendimentos de crianças e adolescentes em situação de violência, sendo 150 em cada instituição – a primeira unidade funciona desde 2004, no Bairro do Pina.

Antes do descerramento de placa, que marca a inauguração do espaço, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, e o secretário de Educação, Cláudio Duarte, que na ocasião representou o prefeito João da Costa, visitaram as instalações do Centro de Referência Margarida Alves, que conta com quatro salas de atendimento climatizadas e decoradas com figuras infantis, três banheiros, sala de reunião e de leitura.

A nova unidade é uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação e de Direitos Humanos. “O prefeito orienta que a gente possa atuar de forma conjunta. A gente está dando um exemplo de que essa integração não somente garante o direito à educação, mas também à cidadania. Esse centro representa a ampliação do atendimento. É um dia muito especial e agradeço essa parceria”, afirmou o secretário de Educação, Cláudio Duarte.

A nova Escola que Protege contará com uma equipe multidisciplinar, composta – entre outros profissionais – por pedagogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, os quais encaminham os usuários do projeto para atendimentos específicos sempre que necessário. O espaço atenderá às crianças e adolescentes vítimas de qualquer agressão, residentes na RPA 1, que engloba os bairros do Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Soledade, Coelhos e Ilha Joana Bezerra.

O Programa também oferece suporte aos familiares dos estudantes que, através dos grupos operativos formados por psicólogos, assistentes sociais, advogados e pedagogos, discutem as temáticas relacionadas aos diversos tipos de violência, de maneira a construir um ambiente familiar saudável.

Os professores da Rede Municipal de Ensino passam por capacitação continuada para identificar as vítimas de violência dentro das escolas. A partir disso, os profissionais podem informar ao Conselho Tutelar, que encaminha as possíveis vítimas para o Escola que Protege. “O fato desse atendimento não acontecer dentro da escola é para evitar constrangimento”, explicou a secretária municipal de Direitos Humanos, Amparo Araújo.

De acordo com a coordenadora do Projeto Escola que Protege, Luísa Albuquerque, primeiro o responsável pela criança ou adolescente passa por uma entrevista e posteriormente, a partir do entendimento do caso, é feito o agendamento do tratamento com a vítima.

O Projeto Escola que Proteje é desenvolvido pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Segundo a secretária Amparo Araújo, a intenção é inaugurar uma Escola que Protege em cada RPA da Cidade.

Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves – O Centro é uma unidade da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, criada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que atende à população do Recife, consolidando a promoção, proteção e efetivação dos direitos humanos. A unidade, inaugurada em 15 de junho de 2010, também oferece serviços especializados de orientação jurídica e psicossocial às pessoas com seus direitos violados ou em risco.

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca
- Prefeito assina portaria de criação do Comitê Intersetorial de Juventude
- João da Costa almoça com a diretoria da CDL-Recife
- João da Costa entrega certificados aos trabalhadores que participaram do PlanTeQ
- Prefeito João da Costa prestigia comemoração pelo sucesso do Carnaval 2011
- João da Costa entrega obras no bairro do Caçote e lança pedra fundamental da Academia da Cidade na Estância
- Prefeito João da Costa inaugura sede do Programa Escola que Protege
- Milton Botler faz palestra na Emprel
- Secretária da Mulher ministra palestras em homenagem ao sexo feminino
- Prefeito entrega certificados do PlanTeQ
- Prefeito João da Costa lança 8ª edição da Corrida das Pontes
- Codecir capacita homens do Exército para atuar na Operação Inverno
- Prefeito João da Costa inaugura obra de pavimentação e drenagem no Caçote
- João da Costa lança pedra fundamental da Academia da Cidade na Vila Tamandaré
- João da Costa envia à Câmara Projeto de Lei que visa à reformulação na estrutura administrativa da Prefeitura
- Procon-Recife comemora Dia do Consumidor com ação educativa
- Centro de Formação em Artes Visuais promove workshop
- Secretária Especial da Mulher é homenageada pelo Comando Geral da PM-PE
- Debate sobre mobilidade urbana tem participação do Instituto Pelópidas Silveira
- Prefeitura interdita bar e pousada no bairro de Setúbal


Enviar    Imprimir