Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DIA MUNDIAL DA ÁGUA É FESTEJADO NESTA TERÇA
21:19 Segunda-feira, 21 de Março de 2011

Mobilização contará com regata, apresentação de teatro de mamulengos e oficina de som e imagem, entre outras iniciativas
 
Por Natália Keise
 
O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março, data criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas como forma de alertar a população sobre a importância desse bem essencial nas nossas vidas. Para marcar a oportunidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em ação conjunta com as secretarias de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Especial de Relações com a Imprensa, Comunicação, Juventude, Cultura, e autarquia de Saneamento SANEAR e Orçamento Participativo, promoverá das 8h às 13h, uma grande mobilização no Terminal Marítimo de Passageiros – Avenida Alfredo Lisboa, Armazém 12, Marco Zero, no Bairro do Recife.
 
A Frevioca estará a postos para animar o público. Em seguida, atletas da Liga Pernambucana de Remo realizarão uma regata pelo Rio Capibaribe. A ação também contará com apresentações de mamulengos, disponibilizadas por Agentes de Saúde Ambiental (ASA) dos Distritos Sanitários III e V; oficina de som e imagem Quero nadar no Capibaribe. E você?, oferecida pela autarquia municipal Sanear; e premiação do melhor trabalho produzido durante uma oficina de fotografias. Na ocasião, também serão distribuídos ao público manuais informativos sobre a água, bottons e, em quantidade limitada, camisas do evento.
 
“A água é a fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos ou meio de vida de várias espécies vegetais e animais. A iniciativa é uma forma de chamar a atenção dos participantes quanto ao cuidado com este bem tão precioso que, atualmente, se encontra cada vez mais escasso”, destacou Otoniel Barros, gerente do Programa de Vigilância Ambiental do Recife.
 
Ainda de acordo com o gestor, aproximadamente 50 profissionais estarão envolvidos na mobilização, que estima receber cerca de 200 pessoas. “Também colaboram para o sucesso da empreitada o Exército Brasileiro e a Liga Pernambucana de Remo”, completou.
 
Outras iniciativas – A Praça de Eventos da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, também terá uma movimentação diferente. Das 10h ao meio-dia e das 15h às 17h, o local será palco de intervenções voltadas para o público infantil. Entre as atividades que serão realizadas estão jogos educativos com o tema água, teatro de mamulengos e a distribuição de kits de desinfecção de água e alimentos.
 
Saiba mais
– O planeta Terra possui 97,3% de água salgada, 2,07% congelada e 0,63% de água doce. Segundo as Nações Unidas, 31 países no mundo enfrentam escassez do recurso natural. Embora dependa da água, a sociedade polui e degrada tanto o líquido encontrado na superfície como o subterrâneo, causando inúmeros problemas ambientais. Entre eles, desastres naturais, como inundações, secas e deslizamentos de terra, bem como a transmissão de doenças de veiculação hídrica, a exemplo da hepatite A, cólera, leptospirose e diarréias, entre outras.

Matérias Relacionadas
- CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- Programa Mãe Legal é lançado no Recife
- Unidade Professor Guilherme Abath promove curso sobre alimentos vivos
- PCR promove curso para gestantes da comunidade de Brasília Teimosa
- Secretaria de Saúde abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Prefeitura abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Mulheres de Brasília Teimosa são presenteadas com uma semana de serviços específicos
- População participa de atividades no Dia Mundial do Rim
- Dia Mundial do Rim é lembrado no Recife
- Secretário Estadual de Saúde elogia o camarote da PCR
- Folião responsável cuida da saúde durante o Carnaval
- Ouvidoria Municipal da Saúde atenderá aos cidadãos também durante a Folia de Momo
- Prefeitura do Recife vistoria as unidades temporárias de saúde para o Carnaval
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Aeroporto Internacional dos Guararapes mobilizado contra a dengue nesta sexta (04)


Enviar    Imprimir