Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

EQUIPAMENTOS CULTURAIS DO PARQUE DONA LINDU SÃO INAUGURADOS COM MÚSICA, ARTES PLÁSTICAS, TEATRO, DANÇA E CIRCO
15:27 Terça-feira, 22 de Março de 2011

O cantor Lenine e a Orquestra Sinfônica do Recife são responsáveis pelo espetáculo inaugural do Teatro. Galeria abre com grande mostra retrospectiva do artista Abelardo da Hora, com mais de 160 obras

A Prefeitura do Recife preparou uma programação diversificada para o início das atividades nos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu, que serão inaugurados pelo Prefeito João da Costa no sábado (26). Espetáculos de música, teatro, dança e circo abrirão as portas do Teatro Luiz Mendonça e também ocuparão o pátio do centro de lazer e cultura. Já as artes plásticas terão amplo espaço na Galeria Janete Costa, que será aberta com a exposição “Amor e Solidariedade”, uma grandiosa retrospectiva da primeira individual do artista Abelardo da Hora, realizada em 1948. Durante uma semana, toda a programação terá entrada gratuita. Na ocasião, o Prefeito João da Costa anuncia as diretorias do Teatro Luiz Mendonça e da Galeria Janete Costa.

ARTES PLÁSTICAS - Inédita no Recife, a exposição já passou por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa, sendo um grande sucesso de público e de crítica. A exposição reúne 160 obras (num total de 30 toneladas), rememorando a mostra que deu início a carreira do artista e ficou marcada na história da arte moderna no Brasil.

A retrospectiva traz esculturas, desenhos, cerâmicas, gravuras e conjuntos escultóricos, com curadoria do crítico de arte e Diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Renato Magalhães Gouvêa. A exposição é aberta no sábado (26), às 19h, com entrada gratuita. A partir do dia 05 de abril, será cobrado ingressos a preços populares de R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). A mostra permanece em cartaz até 30 de junho.

MÚSICA - No sábado (26), o cantor e compositor Lenine se junta a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) numa apresentação exclusiva para a abertura do Teatro Luiz Mendonça. O show acontece às 21h, apenas para convidados. No domingo (27), às 18h, o show com Lenine e a OSR é reapresentado com palco voltado para o pátio do parque, sendo aberto ao público gratuitamente. Cadeiras serão dispostas no espaço, que comporta mais de três mil pessoas. 

O espetáculo musical é baseado no repertório de Lenine com arranjos de Ruriá Duprat. Serão 13 canções, nove delas executadas pela Orquestra Sinfônica do Recife completa (cerca de 80 músicos) e quatro em formato mais intimista, apenas com cordas, flautas e piano; duo cordas e piano; ou somente piano. O maestro Osman Giuseppe Gioia, regente da Orquestra Sinfônica do Recife, apelidou o concerto de “Lenine sinfônico”. Entre as músicas escolhidas estão “Que baque é esse” (Lenine), “Lavadeira do Rio” (Lenine e Bráulio Tavares), “Jack Soul Brasileiro” (Lenine), “Paciência” e “A medida da paixão”, ambas de Lenine e Dudu Falcão.

A música volta ao Dona Lindu, no dia 02 de abril, com o show de Silvério Pessoa, lançando o CD “No Grau”, no Teatro Luiz Mendonça. Na apresentação, Silvério mostra repertório autoral, que retoma características do seu começo de carreira, como a influência dos cantadores de rua do interior e a preferência por arranjos com a predominância do acústico rústico, mas avançando na utilização de samplers e recursos eletrônicos. Desta forma, o cantor e compositor amplia o universo tradicional e traz uma atmosfera mais contemporânea às suas canções, explorando mais as levadas pop, rock e MPB.

ARTES CÊNICAS - No domingo (27), o Parque Dona Lindu inicia uma celebração dupla pelo Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo. Às 10h, o Teatro Luiz Mendonça recebe “O Fio Mágico”, espetáculo de teatro infantil do Grupo Mão Molenga. À tarde, o centro de lazer e cultura será animado por intervenções de artistas circenses, a partir das 16h30, no pátio do Parque.

A programação de artes cênicas segue até o dia 03 de abril, com espetáculos de teatro e dança para adultos e crianças, combinando apresentações gratuitas realizadas ao ar livre e encenações no Teatro Luiz Mendonça, com entrada franca. A escolha dos espetáculos foi marcada pela qualidade das produções e pela diversidade de linguagens.

Nos dias 20 e 30 de março, às 20h, haverá apresentações da premiada peça “O Amor de Clotilde Por um certo Leandro Dantas”, do grupo Ensaia Aqui e Acolá. No palco, o grupo apresenta a trágica história de amor da obra “A Emparedada da Rua Nova” do escritor pernambucano Carneiro Vilela. Em seguida é a vez da dança do Grupo Grial ocupar o palco do moderno teatro, nos dias 31 de março e 1º de abril, com o espetáculo “Travessia”, ganhador de seis prêmios na última edição do festival Janeiro de Grandes Espetáculos.  No dia 1º de abril, outra vertente da dança também marca presença na esplanada no parque. O projeto Uzi Zulu Bambaataa reúne diversos “breakers” em apresentação de dança de rua, com passos acrobáticos nas batidas do hip hop.

No dia 03, a criançada poderá assistir ao divertido espetáculo “Palhaços em ConSerto”, com o grupo Doutores da Alegria, no Teatro Luiz Mendonça.  No mesmo dia, o pátio do parque é animado com dois espetáculos de rua: “Decripolou, Totepou”, da Trupe Puxincó, às 16h30, e “Pólo Marginal”, do Grupo Loucos e oprimidos da Maciel, às 17h30. Já o público adulto terá a chance de ver (ou rever) o clássico “O Auto da Compadecida”, texto de Ariano Suassuana com montagem da Dramart Produções, que há 19 anos interpreta a obra focada na cultura popular.

Matérias Relacionadas
- Mulheres descobrem a capoeira com apoio da PCR
- Secretária da Mulher saudará homenageadas de prêmio
- João da Costa apresenta programação de inauguração dos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu
- Secretarias municipais se unem pela preservação da água
- Prefeito João da Costa inaugura obras em Dois Unidos
- Semam e Emlurb comemoram o Dia Mundial da Árvore plantando mudas de craibeiras
- Prefeito prestigia seminário sobre desenvolvimento de bens e serviços da Petrobras
- Novos integrantes do Governo Municipal são empossados por João da Costa
- João da Costa participa de seminário sobre desenvolvimento de bens e serviços da Petrobrás
- Prefeito João da Costa empossa novos integrantes do Governo Municipal
- Mulheres celebram o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
- Prefeitura realiza seminário de Formação e Planejamento do Conselho Municipal de Política Pública da Juventude
- João da Costa é condecorado com medalha Frei Caneca
- Prefeito João da Costa empossa novos integrantes do Governo Municipal
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- Mulheres celebram o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
- Prefeitura do Recife realiza seis Arrastões do Lazer neste sábado
- BIOGRAFIAS
- João da Costa recebe Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca
- Prefeito assina portaria de criação do Comitê Intersetorial de Juventude


Enviar    Imprimir