A Prefeitura     João da Costa anuncia programação cultural do Parque Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO PARQUE
17:37 Terça-feira, 22 de Março de 2011

Fernando Silva
Prefeito anunciou programação dos equipamentos culturais
Carlos Oliveira
Equipamentos serão inaugurados no próximo sábado (26)

ARQUIVOS
EQUIPAMENTOS CULTURAIS

A grade, que inclui shows, exposição, apresentações teatrais e circenses, conta com nomes da expressão artística do Recife

Na manhã desta terça (22), o prefeito João da Costa anunciou a programação que dá início às atividades dos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu, que serão inaugurados no próximo sábado (26). Entre os presentes na coletiva estavam o secretário de cultura, Renato L, a presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Luciana Félix,a secretária especial da mulher, Rejane Pereira, a secretária especial de relações com a imprensa, Ceça Britto, a coordenadora do Parque Dona Lindu, Simone Figueiredo, a diretora da sala de exposições Janete Costa, Séphora Silva, e a diretora do Teatro Luiz Mendonça, Cira Ramos, e a diretora do Teatro Luiz Mendonça, Séphora Silva. Além do cantor, Lenine, o maestro da Orquestra Sinfônica, Osman Gioia, o artista plástico, Abelardo da hora, e a atriz Socorro Raposo.

Estamos contentes de poder concluir a construção de um equipamento tão importante quanto esse. Na verdade, a população já se apropriou do parque, quem passa por lá, vê como está movimentado. Para celebrar a inauguração desse espaço que nos orgulha é que trazemos para a população essa programação diversificada que irá durar uma semana. Procuramos valorizar a cena pernambucana, tanto com expressão local, quanto mundial, apresentando uma síntese do melhor da arte no nosso estado”, disse João da Costa.

De 26 de março a 3 de abril será possível assistir a espetáculos de música, teatro, dança e circo no Teatro Luiz Mendonça e também no pátio do centro de lazer e cultura. Na Galeria Janete Costa será inaugurada a exposição “Amor e Solidariedade”, uma grandiosa retrospectiva da primeira individual do artista Abelardo da Hora, realizada em 1948. Durante uma semana, toda a programação terá entrada gratuita.

É sempre válido ressaltar que tudo isso é resultado de um trabalho coletivo em pró da população. Esse é um espaço que, sem dúvida, irá fortalecer ainda mais a conjuntura cultural do Recife”, comentou o secretário de cultura, Renato L. A abertura acontece no sábado, às 19h, com a inauguração da exposição de Abelardo da Hora. Às 21h, acontece um show de Lenine com a Orquestra Sinfônica. No domingo (27), às 18h, o mesmo show será apresentado, desta vez, aberto ao público. Cadeiras serão dispostas no espaço, que comporta mais de três mil pessoas.

O espetáculo musical é baseado no repertório de Lenine com arranjos de Ruriá Duprat. Serão 13 canções, nove delas executadas pela Orquestra Sinfônica do Recife completa (cerca de 80 músicos) e quatro em formato mais intimista, apenas com cordas, flautas e piano; duo cordas e piano; ou somente piano. O maestro Osman Giuseppe Gioia, regente da Orquestra Sinfônica do Recife, apelidou o concerto de “Lenine sinfônico”. Entre as músicas escolhidas estão “Que baque é esse” (Lenine), “Lavadeira do Rio” (Lenine e Bráulio Tavares), “Jack Soul Brasileiro” (Lenine), “Paciência” e “A medida da paixão”, ambas de Lenine e Dudu Falcão.

É uma oportunidade ímpar trazer esse espetáculo ao Recife. Ele surgiu em 2005 na França e sempre foi minha intenção trazê-lo para minha casa. Quero mostrar minha música com uma roupa de domingo, que é como chamo essa junção com a Orquestra Sinfônica. Sobre o Parque Dona Lindu, eu acho que será um espaço maravilhoso para a cidade. Estou no Rio de Janeiro há trinta anos e sei da força cultural que o Recife tem”, afirmou Lenine.

Presenças – quem também prestigiou o anúncio feito pelo prefeito João da Costa foi o cantor, Silvério Pessoa, a filha de Janete Costa, Lúcia santos, a sobrinha de Luiz Mendonça, Gilka Brasileiro, os atores, Marcondes Lima, Tato Medini, Andréia Veruska, e Carlos Sales, e os coordenadores do projeto social Dança de Rua, Pablo Romero e Luiz Fernando.

Confira a programação AQUI

- João da Costa entrega obras no bairro de Dois Unidos
- Assembleia homenageia Diário de Pernambuco pelo aniversário de 185 anos
- Programação Cultural