Atalhos de navegação:

    Saúde     Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE INICIA MOBILIZAÇÕES EM TORNO DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE
19:36 Terça-feira, 22 de Março de 2011

Ação contará com atividades como apresentação de teatro de mamulengos, orientações sobre a doença e distribuição de material educativo

O Dia de Luta Contra a Tuberculose é celebrado mundialmente no dia 24 de março. A Secretaria de Saúde do Recife, no entanto, decidiu antecipar as mobilizações em cima da data. Já nesta quarta-feira (23) promoverá uma série de atividades na Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416, Madalena). A sensibilização terá início às 9h e envolverá profissionais e usuários do estabelecimento médico.

Entre as ações está uma apresentação de teatro de mamulengos. O número será realizado por integrantes do Grupo de Apoio à Pessoa com Tuberculose da policlínica, unidade municipal de referência no tratamento da enfermidade. Técnicos também vão dar orientações e distribuir material educativo sobre a doença. A expectativa é que mais de 100 pessoas participem da programação.

Nossa iniciativa pretende chamar a atenção do público divulgando os sinais e sintomas da tuberculose. É imprescindível que quem esteja passando pelo problema ou conheça alguém que esteja nessa situação procure imediatamente ajuda. Qualquer cidadão pode fazer gratuitamente na nossa rede o exame de escarro e outros que forem necessários. Também está assegurada a gratuidade do tratamento contra a moléstia. Ele é eficiente e seguro e está disponível em todas as nossas unidades”, frisou Júlia Vilela, coordenadora municipal de Controle da Tuberculose.

Outras ações - Nesta quinta-feira (24), no Pátio do Carmo (Avenida Dantas Barreto, bairro de Santo Antônio), a Prefeitura do Recife participará de uma grande mobilização envolvendo vários municípios da Região Metropolitana. Na ocasião, aproximadamente 30 profissionais da Secretaria MUnicipal de Saúde estarão presentes, entre gestores e agentes comunitários de saúde. As ações municipais pelo Dia Mundial de Controle da Tuberculose seguem até abril.

Saiba mais – A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Tosse por mais de três semanas, febre vespertina, falta de apetite e de coragem e dor no peito são sinais dos principais sintomas da doença.

Matérias Relacionadas
- Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue
- Secretaria de Saúde do Recife apresenta projeto para instituição estadual
- Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- Programa Mãe Legal é lançado no Recife
- Unidade Professor Guilherme Abath promove curso sobre alimentos vivos
- PCR promove curso para gestantes da comunidade de Brasília Teimosa
- Secretaria de Saúde abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Prefeitura abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Mulheres de Brasília Teimosa são presenteadas com uma semana de serviços específicos
- População participa de atividades no Dia Mundial do Rim
- Dia Mundial do Rim é lembrado no Recife
- Secretário Estadual de Saúde elogia o camarote da PCR
- Folião responsável cuida da saúde durante o Carnaval
- Ouvidoria Municipal da Saúde atenderá aos cidadãos também durante a Folia de Momo


Enviar    Imprimir