Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE APRESENTA PROJETO PARA INSTITUIÇÃO ESTADUAL
00:00 Terça-feira, 22 de Março de 2011

Durante o evento foi assinada uma carta de intenções com base nas experiências exitosas obtidas no Recife

Por Tádzio Estevam

As ações que a Secretaria de Saúde do Recife começou a desenvolver no combate às doenças negligenciadas foram apresentadas na manhã desta terça-feira (22) durante evento ocorrido na Secretaria de Saúde de Pernambuco. O encontro contou com a presença do secretário da pasta municipal Gustavo Couto.

Na ocasião – que também foi prestigiada pelo secretário de Saúde estadual Antônio Figueira, representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde e do Sabin Vaccine Institute (EUA) – foi assinada uma carta de intenções entre a esfera estadual e a OPAS para que a experiência do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes seja ampliada para todo o Estado.

A apresentação do projeto demonstrativo para o controle das moléstias foi feita pela gerente de Vigilância Epidemiológica da PCR, Denise de Oliveira, que condensou as informações repassadas ao público presente. Nelas, foi possível conferir dados importantes como taxa de detecção por doença, população beneficiada, faixa etária do público favorecido, entre outros. Para o secretário Gustavo Couto, a experiência que sairá do Recife para o Estado como um todo só aumenta a responsabilidade e amplia a visão de rede. “Esta é uma responsabilidade pública. Quando juntamos os atores que participam diretamente da questão como estado, município e instituições parceiras ampliamos nosso compromisso. Vivemos uma época de evolução. Por isso, temos que minimizar ao máximo a vulnerabilidade e os riscos a que está exposta a população”, comentou. De acordo com o secretário Antônio Figueira, o desafio citado por Gustavo Couto está só começando. “Agradeço aos três municípios por ter abrigado esse projeto. Pernambuco também participará da ação porque entende que o problema deve ser encarado de frente. Por isso, daremos início imediato às ações naqueles municípios que precisarem desse tipo de assistência”.

No final de 2010, os três municípios foram indicados pela OPAS a participar do projeto que visa eliminar as doenças que comumente acometem populações com menor poder econômico em alguns países como México, Guatemala, Haiti e Guiana. Aqui no Brasil, além do Recife, também foram incluídos Jaboatão dos Guararapes e Olinda pelas altas taxas de prevalência. Denominadas doenças negligenciadas, a hanseníase, filariose, esquistossomose e verminoses começaram a ser combatidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretarias municipais de Saúde e Educação. As ações já estão sendo executadas e envolvem mais de cinco mil estudantes de dez escolas municipais.

O projeto é fruto de uma doação da fundação norte-americana Bill e Melinda Gates e intermediado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele envolve – além das Secretarias e das instituições financeiras - a Opas, Ministério da Saúde, Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e o Laboratório de Imunopatologia Keizu - Asami (Lika), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O aporte financeiro foi aprovado no final do ano passado e contará com recursos de U$ 580 mil que serão divididos igualitariamente para o tratamento em escolares dos municípios do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Miss Brasil – Para reforçar o combate às doenças negligenciadas, uma campanha será encabeçada pela Miss Brasil 2010, Débora Lyra, que já está no Recife para gravar, na tarde desta terça, imagens para a produção de um vídeo promocional sobre o impacto positivo do tratamento dessas doenças. Ela visitará a Escola Municipal Cícero Cordeiro, na comunidade Vila das Aeromoças (Ibura). Durante a visita, Débora Lyra conversará com alunos, professores e pessoas da comunidade.

Matérias Relacionadas
- Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- Programa Mãe Legal é lançado no Recife
- Unidade Professor Guilherme Abath promove curso sobre alimentos vivos
- PCR promove curso para gestantes da comunidade de Brasília Teimosa
- Secretaria de Saúde abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Prefeitura abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Mulheres de Brasília Teimosa são presenteadas com uma semana de serviços específicos
- População participa de atividades no Dia Mundial do Rim
- Dia Mundial do Rim é lembrado no Recife
- Secretário Estadual de Saúde elogia o camarote da PCR
- Folião responsável cuida da saúde durante o Carnaval
- Ouvidoria Municipal da Saúde atenderá aos cidadãos também durante a Folia de Momo
- Prefeitura do Recife vistoria as unidades temporárias de saúde para o Carnaval
- Saúde antecipa Folia de Momo com baile de máscaras
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011
- Testagem rápida de HIV será ampliada no Carnaval Multicultural 2011


Enviar    Imprimir